Blog Braip

7 dicas para se tornar um Afiliado de sucesso

mulher vendendo pelo celular

Com toda certeza você se perguntou: o que eu faço para disparar minhas vendas como Afiliado e conquistar minha independência financeira com ajuda da internet? Se esse é o seu caso, hoje é seu dia de sorte! Vou te dar dicas incríveis para se tornar um Afiliado de sucesso! Primeiro, segue a regra dos 3 C’s: pega o caderno, a caneta e o café e fica de olho nessas dicas!

Nesse conteúdo você vai aprender:

  • O que é um Afiliado
  • Como ser um Afiliado de sucesso
  • Pesquise seu nicho e defina sua persona
  • Escolha o produto certo
  • Defina os canais de comunicação e vendas
  • Crie um Link de Afiliado amigável
  • Analise a comissão
  • Seja um vendedor humanizado
  • Escolha a plataforma de vendas certa

O que é um Afiliado

Afiliados são pessoas com habilidades de vendas, conhecimento sobre estratégia e muita vontade de aprender! Eles trabalham como representantes e vendedores de produtos criados pelos Produtores. Em troca, os Afiliados recebem comissão por cada venda. As comissões variam de acordo com o produto escolhido e podem chegar até 90% do seu valor.

Essa forma de vendas pode até parecer novidade, mas a história do Marketing de Afiliados surgiu na década de 90 quando a Amazon começou a permitir que outras pessoas divulgassem os produtos registrados em sua plataforma.

Resumindo, trabalhar como Afiliado é como participar de um clube de vendas: as pessoas se afiliam, divulgam e vendem produtos de outros criadores e recebem comissões pelas vendas. Dessa forma, todo mundo sai ganhando, quem criou o produto ganha sobre a venda dos seus Afiliados; quem se afilia, ganha comissão.

Como ser um Afiliado de sucesso

Make It Rain Money GIF by Tim and Eric - Find & Share on GIPHY

É claro que não existe uma receita mágica, tipo bolo! Mas existem passos essenciais que devem ser seguidos para criar um planejamento dentro do Marketing de Afiliados. E você pode ter certeza de uma coisa: esses passos vão te ajudar a tomar o direcionamento certo, evitar erros desnecessários e te dar mais autoridade e conhecimento sobre o que você está fazendo!

1. Pesquise seu nicho e defina a sua persona

Nicho são grupos de pessoas que possuem interesses e dores em comum. Já a persona é o desenho do seu cliente ideal, aquela pessoa que com certeza compraria um produto que você divulga.

“Mas pra quê eu preciso pensar em nicho e persona, Braip?”. Porque você precisa saber com quem você deseja se comunicar, para escolher produtos que se adaptariam bem a vida dessas pessoas e que atenderiam os problemas que elas possuem. Você deseja vender pra pessoas mais novas ou mais velhas? Homens ou mulheres?

Além disso, é necessário que você defina um nicho no qual você tem familiaridade e certo conhecimento, pois isso irá facilitar o seu trabalho. Ao pensar na persona que deseja trabalhar, tente dar todos os detalhes possíveis sobre sua personalidade e preferências: nome, idade, onde mora, renda, profissão, desejos, dores, temas de interesse, influenciadores, etc.

Esses dados podem ser obtidos através de pesquisas com consumidores, amigos, com base em personas de produtos que pertencem ao mesmo nicho que você escolheu trabalhar ou, se não tiver nenhuma dessas informações, você pode imaginar o que uma persona desse nicho gostaria de receber ao comprar um produto seu.

2. Escolha o produto certo

Agora que você já sabe o nicho que deseja trabalhar e já desenhou o seu cliente ideal, fica muito mais fácil escolher o produto certo! Primeiro, imagine quais são os problemas enfrentados pela sua persona e quais tipos de produto poderiam atender as suas necessidades e acabar com suas dores.

Conseguiu imaginar isso? Pronto! Agora é só escolher entre os produtos disponibilizados na loja da Braip, dentro do nicho que você escolher trabalhar, qual produto irá encaixar melhor dentro de todas essas necessidades.

Antes de se afiliar, pesquise sobre o produto na internet, veja se ele tem boas vendas. Procure conhecer os ingredientes que são utilizados no produto (caso seja um produto físico), ou pesquise sobre as informações e pessoas que produziram o infoproduto.

3. Defina os canais de comunicação e vendas

Fail Dan James GIF by Much - Find & Share on GIPHY

Os canais de comunicação e vendas são os pontos de contato que você estabelece com seu público. Quer alguns exemplos? Instagram, YouTube, WhatsApp, Facebook, Telegram, venda direta, venda por telefone, site, blog, landing page… Deu pra entender, né?

Mas, não adianta sair escolhendo qualquer canal de comunicação! Você precisa entender quais canais são mais utilizados pela sua persona. Onde ela está e em que momento ela está lá.

Isso é muito importante, porque de nada adianta vender pelo Instagram se o seu público não utiliza esse canal. Você vai divulgar o seu produto pra um total de zero pessoas!

4. Crie um Link de Afiliado amigável

Quando você se afilia a um produto, você recebe o seu Link de Afiliado. É através desse link que você vai divulgar o produto que escolheu e fazer suas vendas. Você irá receber suas comissões baseado no número de vendas registradas através desse link, então não deixe de usá-lo!

Porém, muitas vezes, o Link de Afiliados é formado por um código com a junção de números e letras. Dessa forma, ele pode parecer pouco atrativo e nada confiável. Convenhamos, você acessaria um link assim: “www.produtox.com/hjtu*5587_gatnh447”? Pouco provável, né?

Então, bora deixar esse link mais bonito e amigável! Para isso, utilize plugins como o GoCode ou Afilliate e transforme o seu Link de Afiliados em algo que demonstre, de forma rápida, sobre o que aquele link trata.

Um exemplo: se o seu produto trata sobre emagrecimento, use algo como “www.produtox.com/comoemagrecerrapido”. Simples, né?

5. Analise a comissão

A análise da comissão oferecida por cada produto é um dos grandes segredos para se tornar um Afiliado de sucesso. Isso porque, é através dela que você poderá entender quanto de dinheiro você irá tirar por mês.

Mas existem algumas pegadinhas que podem atrapalhar o seu rendimento mensal. Por exemplo, um produto que paga grandes comissões pode, a primeira vista, parecer uma boa ideia. Mas, no final, pode te render prejuízos se ele não for um produto com boas vendas.

Então, aqui, a dica é analisar não só o valor de comissão pago em cada venda e, sim, se esse produto tem boa aceitação entre o seu nicho e sua persona!

6. Seja um vendedor humanizado

Car Sales Dance GIF by Quickpage - Find & Share on GIPHY

Quando falamos em “seja um vendedor humanizado” é tratar cada como venda como um relacionamento. Procurar entender as dores do seu cliente, conversar humanamente, não ser “chato” e “invasivo”, respeitar os limites da venda e trabalhar sempre com o social selling.

Além disso, você precisa estar em constante aprendizagem! Estude técnicas de venda, relacionamento, persuasão, personal branding e outros assuntos que irão te ajudar a fechar mais vendas! Ah, e não se esqueça de entender o mercado em que você está sendo inserido!

7. Escolha a plataforma de vendas certa

As plataformas de pagamento são dispositivos, sites ou ferramentas que ajudam nas cobranças realizadas no meio digital. Elas fazem a mediação entre as partes envolvidas nas cobranças. Essas cobranças podem ser realizadas de diversas formas: boletos bancários, PIX, transferências e cartões de crédito ou débito.

Com ajuda das plataformas, você pode emitir boletos, gerar cobranças, autorizar transferências e cuidar dos recebimentos do seu empreendimento. Tudo isso através de um meio digital simplificado como seu celular, tablet ou computador.

Lembre-se: se você quer garantir que seu cliente terá a melhor experiência de compra, você precisa tornar os meios de pagamento digitais uma das suas prioridades.

Mas não são só os seus clientes que irão sair ganhando quando você decidir utilizar uma plataforma de pagamentos. É válido lembrar que essas plataformas garantem segurança nas suas transações. E esse é um fator muito importante. Pois, além de vender, acreditamos que você também queira receber os seus pagamentos, não é?

logo da braip

Braip, a melhor plataforma de pagamentos para produtos físicos e infoprodutos

É claro que você já conhece a Braip e já sabe que nós oferecemos as melhores soluções e as melhores ferramentas para que você possa vender seus produtos físicos ou digitais.

Com a Braip você pode empreender sendo um Produtor e trazer para a nossa plataforma os seus produtos, ou sendo um Afiliado e utilizar suas estratégias de vendas para se afiliar aos produtos que estão cadastrados em nossa plataforma.

Em ambas situações você sai ganhando! Isso porque a Braip possui um sistema de distribuição de comissões seguro e estável.

Além de todos os benefícios que apresentamos acima, a Braip ainda possui grandes vantagens como frete configurável por estado, configuração de múltiplos cheackouts para teste A/B; antecipação de recebíveis, verificação para abandonos de checkout e a possibilidade de recuperar essas vendas, indicador de potência, reenvio de postback, dashboard e relatórios rápidos e configuráveis, pixels, integrações com diversas plataformas e um aplicativo da Braip para você ficar de olho nos seus rendimentos.

Vai ficar esperando até quando para vir fazer parte da melhor plataforma de pagamentos e vendas do Brasil?

Ainda mais agora que você está mais que apto a se tornar um Afiliado de Sucesso! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!