Blog Braip

O que é Chatbot e quando utilizar essa ferramenta

A utilização de ferramentas digitais se tornou mais presente nos processos de vendas. Afinal, com o avanço exponencial da tecnologia, você já pode encontrar diversas soluções complexas e eficientes para auxiliar em diferentes etapas do seu negócio online.

Então se você estiver procurando métodos para aprimorar o seu processo de vendas digitais, é válido aprender o que é chatbot e saber como inseri-lo no seu atendimento. Quando aplicado adequadamente, esse instrumento pode ser fundamental para alavancar os seus resultados.

Quer conhecer o conceito de chatbot, entender como ele funciona e as formas de utilizá-lo para melhorar os processos de vendas online? Continue a leitura desse material!

O que é chatbot?

Weeny Beeny Weeny Beeny Ganer Gan Beeny GIF - Weeny Beeny Weeny Beeny Ganer Gan Weeny Beeny Beeny Weeny GIFs

O chatbot é uma ferramenta de comunicação automática, estruturada nas suas páginas digitais para simular uma conversação humana. Seu objetivo é permitir a condução de diálogos com seus clientes — até mesmo simultâneos —, mas sem a necessidade de um operador durante o processo.

Esse instrumento funciona a partir de uma programação preestabelecida ou com o auxílio de inteligência artificial. Além disso, sua interface tende a ser semelhante à de um aplicativo de mensagens convencional, facilitando a compilação e o acesso aos diálogos realizados.

Devido a suas características e funcionalidades, o chatbot é aplicado em diversos empreendimentos que precisam otimizar seu processo de comunicação. Apesar de a ferramenta ser, geralmente, utilizada para vendas de produtos e infoprodutos, você também pode aderi-la para outros objetivos, como:

  • sanar dúvidas a respeito do produto ou serviço oferecido;
  • prestar suporte técnico aos consumidores;
  • elaborar uma central de reclamações.

Quando utilizar essa ferramenta nas suas vendas digitais?

Aespa Winter Aespa GIF - Aespa Winter Aespa Karina Aespa GIFs

Após entender o conceito de chatbot, é hora de saber quando utilizar esse recurso nas suas vendas online. Desse modo, você poderá compreender o momento ideal para aplicá-la no seu negócio a fim de alavancar suas conversões.

O primeiro ponto a considerar é que as pessoas tendem a buscar produtos e serviços na internet devido à praticidade e rapidez que ela oferece para suprir suas necessidades. Logo, seu e-commerce deve estar preparado para atender os clientes e auxiliá-los com suas dificuldades o mais rápido possível.

Afinal, se você não conseguir responder às demandas com urgência, é possível que os consumidores busquem soluções em concorrentes. Portanto, o momento certo de implementar um chatbot nas vendas pode ser quando você identificar problemas de agilidade dos atendimentos.

No entanto, existem outros cenários em que a adoção dessa ferramenta é uma alternativa útil. Por exemplo, em pequenos negócios, que possuem poucos ou até mesmo um único empreendedor envolvido — o que é comum na rotina de um Creator. 

Nesse caso, o chatbot auxiliará na otimização de tempo do seu trabalho. Assim, você poderá usar os momentos livres para realizar outras tarefas importantes, como estruturar estratégias de marketing e conceber novos produtos e serviços.

Quais são os tipos de chatbots?

Kegan Kegan Graves GIF - Kegan Kegan Graves Keegan GIFs

Você viu os cenários em que a utilização de uma ferramenta de conversação automática pode ser fundamental para a sua estratégia de vendas digitais, certo? Agora é hora de conhecer os diferentes tipos de chatbots disponíveis para decidir qual deles mais se adequa às suas demandas.

A seguir, veja quais são os principais tipos de chatbots:

  • conversacional linear: esse é o modelo menos complexo, programado para responder questões com um fluxo de respostas pré-programadas, reduzindo a fluidez da conversa;
  • conversacional não linear: utilizando tecnologias de inteligência artificial mais aprimoradas, esse tipo de chatbot consegue interpretar contextos e intenções do usuário, oferecendo respostas mais complexas;
  • conversacional híbrido: esse chatbot mescla inteligência artificial com respostas pré-programadas, aumentando o nível de complexidade do atendimento e o poder de controle sobre a ferramenta.

Quais as vantagens de usar chatbots no e-commerce?

Kpop Aespa GIF - Kpop Aespa Ningning GIFs

Agora que você sabe quais são os principais tipos de chatbots disponíveis, é o momento de compreender os benefícios de utilizá-los nas suas vendas. A partir disso, você entenderá como essa ferramenta pode ser crucial para potencializar os seus retornos no ambiente digital.

Confira as vantagens de aplicar o chatbot no seu atendimento ao cliente com foco nas vendas digitais!

Melhorar o atendimento

A inclusão de um chatbot tende a beneficiar a qualidade do atendimento prestado aos usuários da sua página de vendas. Afinal, você pode programar essa ferramenta para torná-la apta a instruir os clientes durante o processo de compra, aumentando a retenção no site ou aplicativo.

Além disso, o chatbot consegue aproximar o processo de compra virtual ao de uma loja física. Isso porque você pode estruturar a ferramenta de automatização para oferecer um atendimento humanizado e acolhedor na sua página, tornando a compra online menos solitária.

Dispor atendimento durante 24 horas

A possibilidade de atendimento 24 horas é outra vantagem de utilizar o chatbot para beneficiar as suas vendas online. Nesse cenário, a sua página virtual pode oferecer auxílio aos clientes, independentemente do momento do dia.

Isso permite prestar suporte aos usuários, mesmo fora do horário comercial. Esse fator pode ser determinante para aumentar as suas taxas de conversão, uma vez que diversos consumidores preferem efetuar suas compras online em horários alternativos.

Ademais, um chatbot disponível durante 24 horas pode garantir economia de tempo e dinheiro. Com ele, você não precisará abdicar dos seus momentos de descanso para interagir com compradores fora do horário comercial e nem contratar uma pessoa para exercer essa atividade. 

Aumenta a satisfação do cliente

Como você viu, a inserção de um chatbot nas suas vendas digitais pode ser benéfica para otimizar o processo de atendimento. Dessa forma, a tendência é que a ferramenta aumente a satisfação dos clientes em relação à sua oferta.

O motivo é que, quando bem estruturada, a automação de atendimentos amplia a confiabilidade do seu produto ou infoproduto. Mais um ponto é que você poderá oferecer uma experiência personalizada aos consumidores, podendo aumentar a taxa de recompra.

Neste conteúdo, você descobriu o que é chatbot, entendeu quando utilizar essa ferramenta nas vendas digitais e conheceu as vantagens de automatizar a comunicação do seu negócio. Então vale a pena considerar essa solução para aumentar as suas conversões.

Gostou deste artigo e deseja aprender outros métodos de utilizar a tecnologia a favor do seu empreendimento? Veja as 6 formas de usar a inteligência artificial para vender mais!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!