Blog Braip

Descrição de Produtos: 5 dicas para aumentar suas vendas

homem sorrindo com computador na mão

Chegou a hora de descrever o seu produto para venda, mas você não sabe muito bem como fazer isso? Fica tranquilo (a)! No post de hoje vamos te dar algumas dicas para criar um texto persuasivo que vai ajudar a aumentar o seu número de vendas!

O que é uma descrição de produto?

A descrição do produto (seja ele físico ou digital) é uma das partes mais importantes na criação da sua página de vendas. Isso porque, é através dessa descrição que você vai explicar o que é e para que serve o seu produto, além de usar técnicas de texto persuasivo e SEO para e-commerce, que irão ajudar a convencer o seu público a efetuar, de fato, a compra.

Essa descrição é a apresentação de todas as informações importantes e necessárias para que o seu cliente possa conhecer o seu produto, tirar suas dúvidas, identificar os benefícios e compreender quais soluções ele oferece para suas dores. Somente assim ele se sentirá seguro para consumir o seu produto. O objetivo dessa descrição é atrair novos visitantes e transformá-los em clientes.

A descrição precisa responder a uma série perguntas de forma objetiva, com intuito de esclarecer o máximo de dúvidas possíveis de seus consumidores. Dá uma olhada nas perguntas básicas que a sua descrição precisa responder:

  • O que é o seu produto?
  • Do que ele é feito?
  • De onde vem ou como é fabricado?
  • Para quê ele serve?
  • Quais dores ele pretende solucionar?
  • Quais os diferenciais do seu produto?
  • Como usar o seu produto?
  • Contém ingredientes que podem ser alergênicos?

É válido lembrar que você precisa destacar todas as principais características e benefícios do seu produto. São essas informações que irão seduzir o seu cliente e ajudá-lo a decidir pela compra do produto.

Qual a importância da descrição?

Chris Redd Snl GIF by Saturday Night Live - Find & Share on GIPHY

Como já falamos, é a sua descrição que irá convencer o consumidor de realizar a compra do seu produto. Se você não está convencido disso, bom… eu posso te provar!

Segundo a pesquisa lançada pela Math Ads, empresa especializada em gestão de mídias digitais, e publicada no site da Veja, 9 em cada 10 brasileiros realizam pesquisas na Internet antes de decidir em qual site comprar. Além disso, ainda segunda a pesquisa, 80% dos internautas que possuem smartphone utilizam o celular para pesquisar e comparar preços e informações sobre suas compras enquanto estão dentro de uma loja.

Se algum desses 9 em cada 10 brasileiros estiver no meio de uma pesquisa de produtos, cair no seu site e você não possuir uma boa descrição, que tire as dúvidas do cliente, o encante e o convença de que a sua solução/produto são os melhores do mercado, bom… você vai perder sua venda.

Além de influenciar na taxa de conversão do seu produto, uma boa descrição demonstra para o seu público que você possui conhecimento sobre o produto, comprometimento com a qualidade do que é entregue ao seu cliente e, ainda, ajuda os seus canais de atendimento e suporte a não ficarem afogados, recebendo centenas de mensagens de dúvidas do seu consumidor.

Mas, calma! Ainda posso te dar mais um ótimo motivo para se dedicar em escrever uma boa descrição do seu produto: um texto bem feito vai auxiliar na otimização do seu conteúdo para os mecanismos de buscas (e é isso que chamamos de SEO). Isso acontece pois, os “bots” desses mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, não são capazes de ler imagens. Assim, descrições com palavras-chave importantes podem direcionar mais tráfego para o seu site de forma orgânica.

5 dicas para melhorar sua descrição e aumentar suas vendas

Reach Higher Make It Rain GIF by Obama - Find & Share on GIPHY

Chegou a hora de aprender a fazer a descrição do seu produto. Para começar, é válido lembrar que todas as informações e dicas que já demos aqui em cima, devem ser consideradas no momento de criação do seu texto. Ou seja, escrever com intuito de encantar e persuadir o seu cliente, detalhando o que é, para que serve e quais os benefícios e diferenciais do seu produto.

“Mas, Braip, existe alguma regra para descrever meu produto? Alguma fórmula que deve ser seguida?”. Não existe formula mágica para descrever o seu produto, mas existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração. E é sobre isso que iremos falar agora!

1. Escreva para quem tem pressa

Apesar da sua descrição precisar ser completa, persuasiva, com todas as informações necessárias para convencer o seu cliente, você precisa ter em mente que ele não vai querer ler textão corrido.

Você precisa facilitar, ao máximo, a leitura da sua descrição. Para isso aposte em palavras ou frases em negrito que marcam as ideias principais do seu produto; use intertítulos para chamar a atenção do seu cliente; use bullet points para destacar benefícios que precisam ficar marcados na memória do consumidor; apresente informações em blocos de forma que prenda a atenção do seu usuário.

2. Detalhe o seu produto

Toda informação é necessária! Informe sobre o que é feito o seu produto, quais ingredientes ou materiais são utilizados, como ele foi criado ou montado; quais as suas dimensões, qual o tamanho (e não basta informar P, M ou G). Seja específico em suas informações. Lembre-se que uma pessoa que compra pela Internet precisa ter certeza de que o seu produto foi feito para ela e que atenderá suas expectativas.

Compreenda o seu público, use o tipo de linguagem que o seu público-alvo utiliza. Crie um enredo, use o storytelling e conte uma história. Não use informações desconexas, seu texto precisa ter princípio, meio e fim. Conte sobre os benefícios do produto e fale sobre pessoas que tiveram as vidas mudadas graças ao seu produto. Tenha consistência em sua fala, seja claro e conciso ao transmitir seus argumentos e não dê margem para dúvidas.

3. Use provas sociais (e mais provas sociais)

Provas sociais são depoimentos de pessoas que conhecem, compraram e utilizam o seu produto. “É obrigatório, Braip?”. Bom, não é obrigatório, mas provas sociais adicionam credibilidade ao seu produto e passam confiança a outros clientes.

Além do mais, você pode usar os medos e benefícios apontados por seus clientes nos depoimentos, em sua descrição. Quer um exemplo? Digamos que uma cliente mandou o seguinte feedback sobre um shampoo: “Eu tinha medo que esse shampoo não fosse para o meu tipo de cabelo”. Que tal aproveitar esse medo e informar na sua copy que o shampoo é para todos os tipos de cabelo?

4. Use palavras-chave bem ranqueadas

Pesquise quais são as palavras-chave que se referem ao seu produto, que são bem ranqueadas nos mecanismos de buscas e utilize-as em sua copy ou descrição do produto. Para saber quais palavras-chave são essas, utilize ferramentas como o Google Trends, Übersuggest, SEMrush, Keywords Tool ou o Moz.

É válido lembrar que as palavras-chave não devem ser usadas aleatoriamente, pois isso pode penalizar a sua página de vendas. Elas devem aparecer de forma natural em títulos, descrições e copies. Somente dessa forma poderão ajudar os seus potenciais clientes a encontrar o seu produto, no seu site, através dos mecanismos de busca.

5. Inclua elementos visuais

Fotos e vídeos ajudam a complementar a descrição do seu produto e contribuem para chamar a atenção dos seus visitantes. Mas, o importante, é utilizar imagens que tenham uma boa qualidade e retratem, com fidelidade, o seu produto.

Além disso, os elementos visuais também precisam ser otimizados nas regras do SEO para que sua página não seja penalizada no ranqueamento nos sites de busca. Para isso, crie um alt texto descrevendo a imagem e usando a palavra-chave do seu produto; crie uma boa legenda e nomeie seu arquivo utilizando, também, as palavras-chave utilizadas durante sua descrição.

Por fim, é válido lembrar que durante a criação da sua descrição você deve escrever para sua persona, utilizando o tom de voz da sua marca. O seu texto precisa apresentar todas as informações necessárias para acabar com as dúvidas dos seus clientes, mostrando todos os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço, com um título interessante e palavras sensoriais.

Além disso, é necessário que você facilite a leitura para o seu público, utilize técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento da sua página, usar fotos, vídeos e provas sociais e, claro, não copiar as descrições de outros produtos!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!