Blog Braip

Desenvolvimento de produtos: 8 estratégias iniciais que todo Creator deve ter em mente

O desenvolvimento de produtos é um processo essencial para ser um Creator de sucesso. Por meio dele, é possível pensar em uma solução para o mercado desde a sua concepção até o lançamento para o público.

Entre essas duas etapas, entretanto, existem outros passos que devem ser considerados. Ao conhecê-los, você saberá como transformar suas ideias em produtos que realmente apresentam um bom potencial de resultados.

A seguir, confira 8 estratégias iniciais que podem ajudá-lo com o desenvolvimento de produtos!

1. Escolha um nicho

Para começar, é fundamental escolher em qual nicho você deseja atuar. Dessa maneira, há a possibilidade de direcionar as ideias para criar um produto relevante, que agregue valor e atenda às necessidades específicas do público.

Se o objetivo for criar um curso, por exemplo, é preciso pensar em qual área faz mais sentido e os ensinamentos mais relevantes para começar o desenvolvimento do produto. Desse modo, a estratégia será mais efetiva e direcionada, em vez de trabalhar com diversas ideias ao mesmo tempo.

Ao fazer essa definição, é possível optar tanto por uma área na qual tenha ampla experiência quanto por um setor em que você veja potencial e tenha afinidade.

2. Faça uma boa análise do mercado

Após escolher um nicho é preciso entender melhor o seu mercado. Esse conhecimento embasará as decisões sobre o produto e o que ele deve oferecer. Nesse sentido, você pode fazer uma pesquisa de mercado para identificar as preferências, necessidades e comportamento do público.

A partir das informações obtidas, será mais fácil entender quais características não podem faltar no produto e quais dores ele deve ajudar a solucionar. Assim, você consegue falar diretamente com o público mais adequado para a solução a ser desenvolvida.

3. Não confunda boas ideias com bons produtos

Na etapa de desenvolvimento de produtos, também é essencial adotar uma postura realista e pragmática. Então, em vez de procurar uma ideia fantástica, tenha em mente que o foco é criar um bom produto. Logo, não basta ter uma ótima concepção, mas pecar na execução.

Portanto, antes de se deixar convencer por uma ideia que parece revolucionária, verifique se essa é mesmo a melhor alternativa. Veja, por exemplo, se o conceito é aplicável e se tem viabilidade. Às vezes, a solução só é inédita no mercado porque ela não é viável ou interessante, na prática.

Essa fase é crucial para você desenvolver um conceito sólido e que possa ser executado de modo adequado, a partir de um plano bem estruturado.

4. Estude se é possível comercializar o produto de forma online

Outro aspecto para considerar no desenvolvimento de produto é a forma de distribuí-lo para o mercado. Nesse sentido, produtos digitais tendem a ser mais interessantes, já que eles podem ser comercializados de maneira online. Assim, você simplifica a estrutura necessária e pode obter resultados com mais facilidade.

Porém, lembre-se de que mesmo produtos físicos podem ser vendidos online. Logo, se o seu foco é esse tipo de mercadoria, vale considerar essa possibilidade para aproveitar ao máximo o potencial dos canais digitais.

5. Crie seu MVP

Após realizar as considerações anteriores, você deve desenvolver o que é conhecido como mínimo produto viável ou MVP. Esse é o modelo funcional mais simples para a solução e pode ajudá-lo na validação do mercado.

Como o MVP não exige muitos recursos, ele é uma boa forma de medir a recepção do público e realizar as adaptações necessárias. No caso de um curso online, por exemplo, o MVP pode ser uma página de vendas com os elementos que constarão nas aulas ou mesmo uma prévia do que será apresentado.

Nesse exemplo, o cadastro para a lista de espera por parte do público pode indicar o nível de interesse pelo produto. Essa também pode ser uma forma de coletar informações para realizar melhorias e, assim, lançar a versão finalizada da sua solução.

6. Realize um bom projeto orçamentário

Após criar o MVP e validar seu produto, é essencial partir para o projeto estratégico para desenvolvê-lo. Nesse caso, é especialmente importante ter atenção com o orçamento que será dedicado ao processo. Afinal, ele interfere diretamente na viabilidade financeira do projeto.

Logo, é essencial ter um planejamento detalhado e definir como deve ocorrer o desenvolvimento de protótipos ou de melhorias do MVP. No exemplo do curso digital, o projeto orçamentário deve incluir questões como a gravação do curso e o apoio de profissionais para realizar as edições.

7. Defina estratégias comerciais e de marketing de forma prévia

No seu planejamento para desenvolver um produto, também é fundamental ter atenção tanto às questões comerciais quanto ao aspecto do marketing. No primeiro caso, você deve realizar uma análise de concorrência.

A partir disso, é possível entender como diferenciar a solução e atrair a atenção do público. O foco pode estar no design ou em outro ponto que gere esse destaque. Sem analisar a competição, por outro lado, será mais difícil saber como seu produto se posiciona no mercado.

Quanto à estratégia de marketing, dê especial atenção às etapas como a construção ou consolidação de marca (branding). Também é preciso ter um plano que envolva tanto o lançamento do produto quanto a sua divulgação ao longo do tempo.

Ao ter esses projetos definidos previamente, será mais fácil saber como tomar decisões e conduzir o lançamento de modo mais efetivo.

8. Implemente melhorias constantes

A partir do lançamento do produto, é essencial estar atento ao retorno oferecido pelo mercado. Dê importância ao feedback dos clientes e considere realizar novas pesquisas para efetuar a análise de mercado.

Desse modo, é possível encontrar oportunidades de melhoria — e o ideal é que elas sejam implementadas de maneira constante. Essa estratégia pode ser realizada ao lançar versões periódicas da sua solução, buscando trazer novidades e otimizações para os clientes.

Como consequência, você terá uma atuação mais estratégica e diferenciada, o que pode potencializar os resultados das suas vendas.

Com essas 8 dicas, será mais fácil trabalhar no desenvolvimento de produtos para ser um Creator de sucesso. Assim, você terá a chance de impactar o mercado de modo mais estratégico e conquistar resultados melhores.

Para continuar aprendendo sobre as possibilidades, descubra o que é um produto físico e como vendê-lo!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!