Blog Braip

Digital Influencer: a nova profissão e o registro de marca

mulher com notebook comemorando

Os influenciadores já fazem parte do nosso dia a dia. Ou vai me dizer que você nunca (nunquinha) comprou um produto porque viu o influenciador da internet falando sobre ele? Ou, melhor, me diz se você passa um dia sem ver algum anúncio de algum influencer no Instagram?

Mas o que importa de verdade é que essa é uma profissão que já anda se consolidando no universo digital e eles, os influencers, tem feito girar uma boa grana em vendas de produto na internet. Tudo isso, oferecendo a sua autoridade online e vendendo a sua imagem.

Mas essa autoridade e imagem fazem parte de um produto ou uma marca, que é a própria presença do influenciador.

Sendo uma marca, será que ela precisa ser registrada? Será que, como influencer digital, eu preciso criar e registrar a minha marca. Spoiler: sim, você precisa muito!

E é sobre isso que vamos falar hoje em parceria com a BlueBrandz!

Nesse post você vai aprender sobre:

  • O que é um influenciador digital
  • Necessidade do registro de marca para influencers
  • E se eu não registrar minha marca, o que acontece?
  • Como fazer o registro de marca como influencer

O que é um influenciador digital

George Clooney Meme GIF by Travis - Find & Share on GIPHY

Chamamos de digital influencer aquelas pessoas cuja figura é pública e possuem um alto volume de tráfego dentro de suas redes sociais. 

Também conhecidos como “produtores de conteúdo”, os influenciadores utilizam de sua fama e influência dentro das redes sociais para monetizar produtos ou anunciar marcas em seus perfis em forma de publicidade.

Essa profissão tem se tornado cada vez mais comum e com o avanço do marketing digital podemos ver diariamente influenciadores falando sobre produtos, criando suas próprias marcas, fazendo anúncios pagos e promovendo suas respectivas imagens na internet.

De acordo com a pesquisa “O Brasil e os Influenciadores Digitais” publicada pelo Ibope Inteligência, desde de 2016 é possível identificar a presença dos influencers no meio digital brasileiro. 

A pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados costumam comprar produtos e serviços indicados pelos seus influenciadores preferidos e 74% considera o conteúdo apresentado como informações relevantes. Além disso, 52% dos internautas seguem algum influenciador brasileiro.

Os influenciadores digitais trabalham com o que chamamos de marketing de influência, uma estratégia que tem o objetivo de gerar valor para marca ou produto comercializado através do uso da imagem dos influencers e do seu discurso, que é considerado autoridade em sua área.

Trata-se de uma estratégia de divulgação mais humanizada, já que nessas ocasiões o lead tem contato com um influenciador de forma mais próxima e direta, criando empatia e confiança.

Necessidade do registro de marca para influencers

Coffee Working GIF by NewQuest - Find & Share on GIPHY

A partir do momento que uma pessoa se torna figura pública e passa a utilizar a sua imagem para fins corporativos ela não só precisa como deve solicitar um pedido de registro de marca ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Dado o pressuposto de que, sua imagem será o seu instrumento de trabalho, é necessário se proteger para evitar futuros problemas. O símbolo de verificado não protege o influenciador, fique atento!

Muitas pessoas acham que por um perfil ser verificado nas redes sociais ele está protegido e pode produzir conteúdo “em paz”. Mas acontece que a internet é uma grande janela aberta com muitas possibilidades, ruins ou boas.

E se eu não registrar minha marca, o que acontece?

Doctor Who Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

Caso um influenciador digital não se registre, ele pode se tornar vulnerável e ter o seu nome vinculado em outros lugares sem autorização. Outras pessoas começam a ter acesso e utilizar o nome do influenciador em prol de seus respectivos interesses e o mesmo não terá poder nenhum sobre aquilo, ao menos que tenha feito o seu certificado de registro.

O registro de marca protege o seu serviço ou produto e estando em conformidade com a lei, caso seu nome seja usado indevidamente ou situações correlatas aconteçam, você poderá agir contra isso.

É comum que figuras públicas com grandes números de seguidores comecem a vender produtos para usufruir de sua grande influencia dentro da internet e alavancar suas vendas. 

Como fazer o registro de marca como influencer

Antes de tudo, verifique se o nome que você usa como influencer já existe (você pode fazer essa verificação gratuitamente através do Instituto de Marcas). Após isso ser analisado você poderá registrar a sua marca sem problemas.

Para registrar a sua marca você precisa primeiro estar ciente de todos os documentos necessários para a efetivação do pedido e, também, dar uma olhadinha no Guia de Recolhimento da União para realizar o pagamento da taxa necessária para entrar, de fato, com o pedido.

Uma super dica que damos é: contrate uma consultoria especializada para conduzir todo o processo do registro de marca! Assim, toda a burocracia estará nas mãos de um profissional qualificado, e os riscos se tornarão mínimos!

Uma consultoria especializada faz toda a diferença quando o papo é o futuro do seu negócio e nesse assunto a Blue Brandz é especialista!

Você conhece algum influenciador digital que está começando agora? Não deixe de enviar esse conteúdo para ele e alertá-lo como um bom amigo faz!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!