Blog Braip

“Eu só vendo pelo Instagram, preciso registrar minha marca?”

mulher comemorando com computador na mão

O Instagram é uma das maiores plataformas para e-commerce do mundo! Mas você sabia que você deve registrar sua marca mesmo que ela só exista no aplicativo? Saiba por que você deve registrar a sua marca nessas situações e se previna de possíveis problemas!

Por Blue Brandz, parceira Braip (:

Evolução do Instagram: de rede social a loja virtual

Fundado em 2010 por Kevin Systrom e posteriormente comprado por Mark Zuckerberg, o Instagram é uma plataforma de fotos e vídeos que ganhou o seu espaço nas redes sociais e viralizou desde o seu começo, em 2010.

Visto isso, com a sua popularidade, foram criadas novas atualizações para que a plataforma ficasse cada vez mais abrangente para o usuário e como sua acessibilidade é fácil e o engajamento é alto, comerciantes também aderiram ao Instagram.

A utilização do e-commerce virou uma das grandes oportunidades para os microempreendedores que desejam iniciar do zero a sua marca e vender o seu produto.

Além disso, sabendo que a prática de utilizar a plataforma como um canal de vendas ganhou força, o Instagram aderiu ao seguimento “loja” dentro da sua plataforma, assim, as marcas poderiam ser facilmente encontradas ali mesmo, dentro da rede social.

Como funcionam as marcas que existem no Insta?

Confused Mbuh GIF by Victoria Justice - Find & Share on GIPHY

As marcas existentes no Instagram geralmente são pequenos empreendimentos que estão sendo formados agora e precisam se engajar para crescer. Qualquer pessoa física ou jurídica pode criar sua marca e através de uma conta no Instagram, começar a vender os seus produtos sem nenhuma burocracia.

Criar uma marca e ter um estabelecimento para conseguir vender os seus produtos requer uma certa regularização. Então, por que não começar vendendo na internet, que é vista como uma terra sem lei? É assim que muitas pessoas pensam.

Mas o que poucas pessoas sabem é que a internet tem sim, as suas leis, e foi assim que o marco civil da internet e a LGPD entraram na legislação para acabar de uma vez por todas com esse mito popularizado.

Uma vez que uma conta no Instagram cresce, seus produtos são altamente vendidos e o seu Instagram se torna uma referência digital, você precisa sim, registrar a sua marca.

Os perigos de não registrar sua marca

A partir do momento que você expõe a sua ideia nas redes sociais, você já se encontra sujeito a possíveis plágios e fraudes. Para se garantir no mercado é fundamental que todo comerciante entre com um pedido de registro para se prevenir dessas possibilidades.

A chance do seu empreendimento crescer no Instagram e rapidamente seus lucros aumentarem, é muito grande. Agora, imagina se alguém cria uma outra conta, com o mesmo nome que a sua marca e seus clientes acham que aquela fraude, na verdade, é você? Isso acontece mais do que imaginamos!

Como se prevenir e registrar a minha marca?

Para se prevenir de sofrer plágios e fraudes, o registro de marca é a solução. Antes de tudo, verifique se o nome do seu produto ou serviço já existe, após isso ser analisado você poderá registrar a sua marca sem problemas.

Ao iniciar o seu processo de registro, você deverá pagar uma taxa que se refere ao guia de recolhimento da união, pelo Governo Federal e assim, seu pedido será iniciado com sucesso e, após o prazo de 60 dias, sua marca estará regularizada!

Caso você deseje saber mais informações sobre o assunto, você pode consultar a nossa parceira, BlueBrandz, um escritório de advocacia 100% especializado nos registros de marcas e propriedades intelectuais.

3 exemplos de marcas famosas que bombaram no Instagram

Just Approve

marca Just Approve do influenciador Leo Picon

A loja de roupas “Just Approve” pertence ao influenciador digital Leo Picon e foi lançada em 2009, quando o mesmo ainda era apenas um colírio da Capricho.

Em entrevista à revista EXAME, o influenciador disse que começou promovendo suas ideias na antiga rede social Orkut, depois começou a criar o seu próprio site e migrar também para o Instagram.

BAW Clothing

Pessoa vestindo camiseta da marca Baw Clothing

A BAW nasceu em 2014 e desde sempre atuou no modelo de e-commerce, suas roupas são tendências e no Instagram bomba com 1,4 milhões de seguidores! A empresa nasceu da ideia de Lucas Karra e hoje é uma das maiores lojas de roupas do Brasil.

Boca Rosa

marca Boca Rosa Cosméticos

Conhecida como uma das maiores estrategistas de marketing do Brasil, Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, lançou a sua linha de maquiagens pela internet.

A influenciadora usava o Instagram para divulgar os seus produtos e aproveitava os seus seguidores para promover o seu e-commerce. Após a sua entrada no BBB, sua marca estourou e agora é uma das linhas mais famosas nacionalmente.

Interessante, não é mesmo? A internet e o próprio Instagram são uma ótima entrada para o mundo dos negócios, mas não se esqueça que também possuem suas regras! Se regularize agora mesmo e se previna, seja como essas três marcas de sucesso e alavanque o seu negócio com segurança.

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!