Blog Braip

Gestão de leads para Creator: o que é, qual a importância e como fazer?

Ao investir em estratégias de marketing digital, o Creator tem a possibilidade de atrair inúmeros clientes e de conseguir um bom volume de negócios. Contudo, para obter resultados realmente satisfatórios e expressivos, saiba que é fundamental trabalhar a gestão de leads.

Isso porque os leads são peças essenciais para quem tem um negócio — independentemente do tamanho ou área de atuação. Logo, eles devem ser tratados e geridos com inteligência. Assim, a sua empresa poderá se manter sustentável no mercado e crescer com o passar do tempo.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este post até o fim! Ao longo dele, você entenderá o que é uma gestão de leads, qual a sua importância e como colocá-la em prática.

Não perca!

O que são leads?

Lead é uma palavra em inglês utilizada no marketing digital para se referir a clientes em potencial. Trata-se de um termo ligado a pessoas que representam uma ou mais oportunidades de negócio para uma empresa.

Existem diferentes tipos de leads e eles fazem parte de uma estratégia chamada funil de vendas — um processo que representa a jornada de um cliente em potencial. Ele mostra em qual estágio um lead se encontra e quais as etapas que ele deve percorrer até que de fato efetue a compra.

Em uma visão ampla, o funil de vendas é dividido em três partes:

  • topo;
  • meio;
  • fundo;

No topo do funil, está o primeiro tipo de lead — o IQL (Information Qualified Lead). Esse cliente em potencial ainda está em uma etapa inicial da jornada de compra, conhecida como aprendizagem e descoberta.

Já no meio do funil, está o segundo tipo de lead — o MQL (Marketing Qualified Lead). No caso, esse cliente em potencial já está um pouco mais avançado na jornada. Ele sabe o que precisa ou já reconheceu o problema ou a dor que tem e precisa resolver. Logo, ele passa a buscar soluções.

Por fim, no fundo do funil, está o terceiro tipo de lead — o SQL (Sales Qualified Lead). Esse cliente em potencial já está em uma fase final da jornada de compra. Ou seja, ele está decidido e pronto para adquirir um produto ou serviço de uma empresa.

O que é gestão de leads?

Após entender o que são leads e o que é o funil de vendas, fica mais fácil compreender como funciona esse tipo de gestão.

A gestão de leads refere-se ao processo de capturar clientes em potencial, qualificá-los e nutri-los para, no final, gerar conversões. Como Creator, é importante que você atraia leads e os guie pelas diferentes etapas do funil de vendas até que eles fechem negócio e se tornem seus clientes.

Qual é a importância desse tipo de gestão?

Atrair um número considerável de clientes é uma tarefa essencial para qualquer tipo de negócio. Porém, se esses leads não forem geridos corretamente, serão apenas números e dificilmente realizarão compras.

Portanto, a gestão de leads é importante, pois permite entender melhor os clientes em potencial, ajudá-los, educá-los e guiá-los até o fechamento de um negócio. Ela também ajuda a identificar quais são os melhores canais de aquisição para o seu negócio.

Desse modo, além de conseguir mais vendas, você pode proporcionar uma melhor experiência aos consumidores e, assim, fidelizá-los. Com uma boa gestão, também é possível obter defensores para a sua marca.

Como fazer uma gestão de leads de maneira efetiva?

Como você acompanhou até aqui, a gestão de leads é uma estratégia primordial para Creators. Veja como fazê-la!

Invista na geração de leads

A gestão de leads começa a partir da captura dos dados desses clientes em potencial. Logo, é fundamental que você invista na geração de leads. Como exemplo, você pode criar uma ou mais landing pages para o seu negócio.

Por meio delas, você pode oferecer um conteúdo ou material de graça, como um e-book ou uma planilha. Para acessá-los, os usuários precisam fornecer informações como nome, e-mail e telefone por meio do preenchimento de um formulário.

A partir dessa ação, você já consegue obter dados relevantes de pessoas que demonstram algum tipo de interesse pelo que você oferece.

Qualifique os leads

Após começar a capturar leads, é necessário que você os qualifique. Afinal, nem todos podem representar uma oportunidade de negócio. Portanto, faça filtre os dados e avalie quais pessoas realmente têm potencial para comprar o produto ou serviço que você vende.

Nutra os leads

Depois de qualificar os leads, é necessário nutri-los. Muitas vezes, os clientes em potencial se encontram no topo do funil. Logo, eles ainda não estão prontos para realizar uma compra.

Sendo assim, classifique esses clientes em potencial de acordo com as etapas do funil de vendas que eles se encontram e, a partir disso, trabalhe a nutrição desses leads.

Invista em marketing de conteúdo e crie campanhas de e-mail marketing

Para nutrir leads e fazê-los avançar no funil de vendas, saindo do topo para o fundo, vale a pena investir em marketing de conteúdo e criar campanhas de e-mail marketing. A dica é enviar conteúdos e materiais personalizados a potenciais clientes de modo a educá-los e gerar valor para a sua marca.

Dessa forma, o lead pode começar a entender melhor sobre um problema, dor ou necessidade que possui, até que ele se sinta pronto para resolver essa situação por meio da sua solução.

Invista em uma ferramenta de automação

Conforme você acompanhou até aqui, a gestão de leads envolve diversas etapas. E fazer tudo de forma manual costuma ficar inviável a partir do momento que a sua base de leads cresce. Nesse sentido, vale a pena investir em uma ferramenta de automação.

Já existem diversas opções no mercado e elas podem facilitar bastante a sua gestão de leads. Ao utilizar de maneira adequada uma ferramenta de automação, o seu gerenciamento será muito mais adequado e otimizado. Dessa maneira, você poderá atrair diversos leads e vender cada vez mais.

Neste post, você aprendeu o que é gestão de leads e qual a sua importância para os Creators. Além disso, você viu como fazer esse trabalho de modo efetivo por meio de algumas dicas. Agora, é hora de colocar em prática o que aprendeu para obter os melhores resultados.

Gostou do post? Quer conferir mais conteúdos como esse? Acesse o nosso blog!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!