Embora a identidade visual tenha relação com o sucesso de uma marca, muitos empreendedores ainda não sabem exatamente o que ela é. Se esse é o seu caso, é preciso entender que essa é uma ferramenta importante para demonstrar a personalidade do negócio e impactar o cliente.
Desse modo, vale a pena aprender o que observar para criar uma identidade visual que represente a sua marca e a destaque das concorrentes. Assim, você pode ter os elementos visuais a seu favor na hora de se posicionar no mercado.
Quer saber o que é e como criar uma identidade visual para a sua marca? Continue a leitura e confira!
O que é identidade visual?
A identidade visual é um conjunto de elementos visuais, como gráficos, fontes e cores, que representam o conceito e a personalidade de uma marca. Ela ajuda os consumidores a reconhecerem a proposta do negócio, antes mesmo de saberem sobre o produto ou serviço.
Por exemplo, ao ver flores em um banner, é comum pensar que determinada loja é uma floricultura. Da mesma forma, se você se depara com um estabelecimento em tons de amarelo e vermelho, é provável reconhecê-lo como uma lanchonete.
Além disso, a identidade visual permite que a marca ganhe destaque no mercado, sendo facilmente distinguida das concorrentes. Dessa maneira, os elementos visuais facilitam que o consumidor reconheça os produtos.
Para melhor compreensão do conceito, considere a Coca-Cola e a Pepsi como exemplos de identidades visuais bem definidas. Os elementos visuais dessas marcas permitem aos clientes diferenciarem as duas apenas olhando suas cores e símbolos.
Nessa situação, os dois refrigerantes apresentam a mesma proposta de sabor. Porém, um tem a cor vermelha como destaque da marca, enquanto o outro tem o tom de azul. Ademais, os logotipos desses produtos são marcantes.
A fonte do logo da Coca-Cola é tão característica que mesmo que outra palavra esteja escrita, você consegue reconhecer o padrão das letras. O mesmo acontece com a Pepsi, que tem um logotipo em formato de círculo tricolor (vermelho, branco e azul).
Nesse caso, até mesmo as outras versões do refrigerante que apresentam rótulos de cores diferentes, como a Pepsi Twist e a Pepsi Black, são reconhecidas por conta da imagem.
Identidade visual x branding
Entendendo o que é a identidade visual, é válido saber diferenciá-la do branding, já que é comum ter dúvidas sobre os dois conceitos. Como você viu, a identidade visual foca nos conteúdos visuais da marca, como os elementos gráficos e as cores.
Já o branding define o posicionamento da empresa, ou seja, como ela deseja que as pessoas a compreendam. Essa estratégia engloba questões além da identidade visual — como o tom de voz.
Qual a importância de uma identidade visual para seu negócio?
Você aprendeu que a identidade visual serve para que o consumidor reconheça a marca e a sua proposta. Desse modo, ter uma personalidade visual bem definida é imprescindível para o seu negócio, podendo até mesmo, representar o sucesso ou o fracasso dele.
Um caso que exemplifica a importância da identidade visual é o do restaurante de comida saudável da investidora-anjo e empresária Camila Farani, o Farani DeliCaffe. Na identidade visual da marca, a empreendedora colocou as cores que ela mais gosta: lilás e branco.
Contudo, essa estratégia não deu certo, pois os clientes entendiam que o estabelecimento era uma sorveteria, e não um local para fazer refeições. Com isso, o faturamento nos 3 primeiros meses não chegou a R$ 5 mil, sendo que a estimativa era de R$ 200 mil mensais.
Porém, Camila não desistiu. Ela reformulou a identidade visual da marca, utilizando as cores verde e laranja, que representam saúde e vigor, respectivamente. A partir da mudança, o restaurante passou a atrair o público certo e se tornou um sucesso.
Com esse exemplo, é possível entender que a identidade visual bem definida não se refere apenas à estética do negócio, mas à estratégia. Afinal, os elementos visuais também são responsáveis pelas primeiras impressões dos consumidores.
Vale saber que o mesmo acontece na internet, pois os sites e as redes sociais devem representar a personalidade da marca. Assim, é possível fazer com que os consumidores entendam rapidamente a proposta do negócio e o diferencie dos concorrentes.
Como criar identidade visual para sua marca?
Agora que você já sabe a importância da identidade visual para a marca, é o momento de descobrir como criar essa personalidade visual. Esse conhecimento pode ser aplicado no seu negócio para obter bons resultados.
Veja!
Elabore o briefing
O briefing é um documento que destaca os pontos relevantes que servem como base para a produção de um conteúdo, site, campanha ou identidade visual. Assim, ele permite que a criação considere todas as características importantes para a marca.
No caso da identidade visual, é interessante pontuar:
- a descrição do produto ou serviço;
- os principais concorrentes;
- os maiores diferenciais da marca;
- a faixa etária do público-alvo;
- cor que deve ser evitada;
- cor que pode ser utilizada;
- palavras que definem a empresa.
Faça um brainstorm
O brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma reunião realizada com intuito de coletar diversas ideias para a solução de um problema. Se você é produtor solo, pode fazer um brainstorm com amigos e familiares dispostos a contribuir para a sua empresa.
A discussão em grupo pode gerar insights relevantes para a identidade visual da marca. Afinal, cada pessoa pode entender a empresa de forma diferente, e isso deve ser considerado no processo de criação.
Defina os elementos
Com as ideias e o briefing, é o momento de definir os elementos que comporão a identidade visual da sua marca. Os principais são a fonte, a cor e as formas.
A seguir, veja algumas dicas:
- fonte: as fontes serifadas, que são as letras com traços e extensões, costumam passar tradicionalismo e sofisticação, combinando com negócios mais sóbrios. Enquanto isso, as fontes não serifadas trazem maior objetividade;
- cores: as cores são capazes de criar sensações e despertar sentimentos, portanto, é fundamental estudá-las antes de escolher a combinação ideal;
- formas: as formas também apresentam significados diferentes, devendo ser analisadas antes de defini-las. Por exemplo, o quadrado representa racionalidade e impessoalidade. Já o triângulo quer dizer divindade e harmonia.
Escolha uma boa plataforma de vendas
A Braip, que é uma plataforma de vendas, concede um espaço para o produtor aplicar suas ideias e estratégias para a página do seu negócio. Assim, trata-se de uma parceira interessante para anunciar e desenvolver sua marca, incluindo a sua identidade visual.
Neste post, você descobriu o que é a identidade visual e a sua importância para o negócio. Agora, basta aplicar as dicas para construir uma personalidade visual de destaque para a sua marca e se sobressair na concorrência!
Quer saber como a Braip pode ajudar na sua carreira de produtor? Acesse o site e confira as funcionalidades da plataforma!
Your page rank: