Blog Braip

Infoprodutor: conheça a profissão e suas vantagens!

mulher com os braços cruzados e sorrindo

Muito tem se falado sobre se tornar um infoprodutor, que essa é a profissão do futuro. Mas, você sabe o que faz um infoprodutor? Conversamos com Emanuell Lucas, mentor no Profissão Iluminado, e ele nos contou todos os segredos para se tornar um infoprodutor de sucesso!

O QUE É UM INFOPRODUTOR?

Um infoprodutor é uma pessoa que possui muito conhecimento em determinado assunto e decide transformar tudo o que sabe em um produto digital, ou infoproduto.

“Peraí, Braip, como assim?”. Calma, a gente te explica com um exemplo bem simples.

Vamos dizer que você saiba tocar violino maravilhosamente bem. Se você criar um curso sobre, por exemplo, “5 Técnicas de Violino para Iniciantes”, e decidir vendê-lo pela Internet, você irá se tornar um infoprodutor. Isso porque, você transformou algo que sabe em conteúdo digital que outras pessoas podem consumir pela Internet (ou seja, um infoproduto).

O mercado digital tem crescido a todo vapor e, com isso, diversas oportunidades surgem para os infoprodutores.

De acordo com a Resultados Digitais, somente em 2020 o comércio eletrônico no Brasil ganhou mais de 20 milhões de novos consumidores, movimentando mais de 300 milhões de pedidos e faturamento recorde. Em 2021, somente no primeiro trimestre, as vendas tiveram uma alta de 57,5% em relação a esse mesmo período do ano passado. Além disso, a Confederação Nacional do Comércio estima que o e-commerce no Brasil, no ano de 2021, tenha tido um avanço de mais de 30% (vamos aguardar os dados oficiais, né?).

Com tanta gente comprando e consumindo conteúdo pela Internet, porque não aproveitar essa chance e transformar algo que você sabe em um produto digital? Pode ser um curso, um e-book, uma mentoria ou uma consultoria, podcasts ou videoaulas. O que não faltam são opções e você pode analisar qual irá se adequar melhor ao tipo de conteúdo que você irá administrar.

EM QUAL INFOPRODUTO DEVO INVESTIR?

Como começamos a falar ali em cima, o tipo de infoproduto que você irá escolher para divulgar o seu conhecimento pela Internet depende muito do tipo de conteúdo que você deseja vender.

Se continuarmos com o exemplo da nossa violinista, se ela optasse por gravar videoaulas ensinando as cinco técnicas de violino para pessoas iniciantes, poderia se expressar melhor e, consecutivamente, ensinar melhor (e, por ter um conteúdo melhor, vender mais), do que se criasse um e-book, por exemplo.

Mas, para dar um norte à sua escolha, listamos alguns dos infoprodutos mais populares no mercado digital.

VIDEOAULAS

Language Learning Call GIF by Izispik - Find & Share on GIPHY

Esse é um dos formatos de infoprodutos mais utilizados. Nas videoaulas você pode compartilhar o seu conhecimento com várias pessoas através de vídeos, criar cursos e hospedá-los em uma área de membros, como a Braip Members.

E-BOOKS

O e-Book é um dos formatos mais simples de se produzir. Trata-se de um livro digital que deve ser lido através de celulares, computadores ou tabletes. Os e-Books podem ser utilizados como uma moeda de troca para que você consiga os dados (nome e e-mail, por exemplo) dos visitantes da sua página. 

PODCASTS

Zach Reino Yes GIF by Earwolf - Find & Share on GIPHY

Que tal transmitir o seu conhecimento através de uma conversa em um podcast (áudios), chamar convidados que também são especialistas no seu nicho e criar um conteúdo bem bacana? Existem várias plataformas que recebem hospedagem desse tipo de infoproduto, como o Spotify, por exemplo.

MENTORIAS

As mentorias são formadas quando uma ou mais pessoas que são autoridade em um determinado assunto realizam reuniões ao vivo, onde ocorre uma troca enriquecedora de ideias. O compartilhamento de conhecimento e experiências são características que marcam esse tipo de infoproduto.

DICAS PARA SE TORNAR UM INFOPRODUTOR DE SUCESSO

Nasa Landing GIF by Metarupx - Find & Share on GIPHY

Lembra do Emanuell que a gente falou lá em cima? Então, ele é uma referência em mentoria de infoprodutos e hoje ele mentor no Profissão Iluminado.

A gente conversou com ele e pediu algumas dicas para se tornar um infoprodutor de sucesso. Então, pega aí um papel e uma caneta e anota tudinho!

1. CONHECER O SEU PRODUTO, DOS BENEFÍCIOS AS DORES TRATADAS

Você precisa realmente conhecer sobre o assunto do seu infoproduto, ter o que chamamos de vasto conhecimento. Estude, busque entender cada ponto do seu produto, os benefícios, as dores que serão tratadas e os seus diferenciais.

2. BUSQUE CONHECIMENTO SOBRE A CRIAÇÃO DO SEU INFOPRODUTO

Procure saber, mesmo que de forma geral, sobre a criação do seu infoproduto. Noções básicas de designer, tráfego, copy, gestão e suporte do seu produto. “Aos poucos você pode buscar terceirizar algumas partes como suporte na recuperação e pós-venda, por exemplo. Assim, você pode permanecer no core do produto e trabalhar para otimizar e melhorar a sua oferta com o tempo”, explica Emanuell.

3. TENHA UM BOM RELACIONAMENTO COM SEU CLIENTE E OFEREÇA SUPORTE AO SEU PRODUTO

A dica em si, já diz tudo. Mas é sempre bom frisar que um atendimento humanizado, que ajuda a esclarecer as dúvidas do seu cliente e todo o suporte que você mesmo pode oferecer durante o pós-venda, são peças-chave da sua estratégia.

4. CONHECER AS MÉTRICAS DO SEU INFOPRODUTO

Não deixe de analisar as métricas do seu infoproduto, elas trarão respostas incríveis sobre seus custos gerais de produção, retorno de vendas, acesso, aceitabilidade do conteúdo e muitas outras características.

5. ESCALE O SEU PRODUTO

Estude formas de deixar o seu produto em evidência (Facebook ADS, Google ADS) e busque por parcerias com influenciadores que podem potencializar suas vendas.

E aí, já se sente mais preparado para se tornar um Infoprodutor Braip? Acesse nosso site e conheça todas as soluções e vantagens que a Braip pode oferecer para o seu empreendimento digital! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!