Blog Braip

Lançamento de Produto: dicas para uma estratégia de sucesso

homem com computador na mão lançando o seu produto

Se você acha que lançar um produto é apenas liberá-lo para venda, bom… saiba que você está equivocado! O lançamento de um novo produto no mercado exige que você faça o planejamento do antes, durante e depois. Caso esses passos não sejam seguidos, você corre um grande risco de prejudicar suas vendas e comprometer a sua marca diante do seu público.

O que é um lançamento de produto digital?

Como você já pôde ver, lançar um produto não se trata apenas de deixá-lo disponível nas páginas de vendas para que seus clientes ou público-alvo o conheça e o compre. Na verdade, até o seu lead chegar no estágio de compra, muito trabalho precisa ser feito! E esse trabalho começa com o planejamento adequado para lançamento do seu produto!

Mas, afinal, o que é um lançamento de produto digital? Lançar um produto no mercado, é realizar todo o trabalho estratégico para promover, vender e gerar um grande fluxo de receita em um período de tempo limitado. Para isso, é necessário implementar um planejamento do antes, durante e depois do seu lançamento.

O antes…

Paper Hour GIF - Find & Share on GIPHY

O antes, ou pré-lançamento, se baseia no planejamento e aquecimento dos seus leads. Ou seja, tudo que deve ser feito antes de liberar o seu produto para as vendas. É nessa etapa que você precisa conhecer e entender profundamente não só o mercado que você está entrando mas, também, o produto que será lançado, a persona que será atendida pelo seu produto e quais dores e problemas o seu produto irá sanar.

Além disso, é nesse estágio que você irá preparar o seu público para o lançamento de uma novidade, despertando o interesse, curiosidade e desejo; além de gerar uma ansiedade pelo lançamento de algo e um sentimento de urgência.

O durante…

Space Moon GIF by NASA - Find & Share on GIPHY

O durante trata sobre o lançamento em si e, aqui, o timing é muito importante. O lançamento precisa ser divulgado com certa antecedência para que seus clientes se preparem para compra, mas não pode ser enviado muito tempo antes, pois isso pode fazer com que seus leads se esqueçam da novidade que está por vir. Além disso, a divulgação deve ser feitas em canais onde a sua persona está e tem interação.

O depois…

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Não duvide do poder que o seu pós-lançamento pode ter, ele é essencial para dar continuidade e finalizar a sua estratégia com chave de ouro! O depois cuida do acompanhamento das vendas, análise das métricas, observação dos resultados e correção dos erros.

Além disso, é importante frisar que o trabalho de divulgação do produto deve ser mantido. Muitos dos leads que chegam até sua página podem não estar preparados para realizar a compra naquele exato momento.

Dessa forma, é necessário que você faça um trabalho de educação com o seu lead, onde você irá alimentá-lo com conteúdo e informações relevantes que envolvem o seu produto. Com isso, você irá criar autoridade sobre o assunto e se aproximar do seu potencial cliente. É válido lembrar que essa estratégia pode e deve ser implementada logo no pré-lançamento do seu produto (o antes) para começar a criar engajamento com seu público.

Quais os tipos de lançamento de produto?

A ideia de um método para o lançamento de um produto foi mencionada, pela primeira vez, no programa americano “Product Lanch Formula” de Jeff Walker. Em seu livro (que se tornou um best seller), Jeff tipificou os lançamentos em grupos. Hoje nós vamos analisar quais os principais tipos de lançamentos, dá uma olhada!

Lançamento semente

Esse tipo de lançamento é perfeito para pessoas que não tem muita experiência com o mercado digital ou ainda não possuem um produto definido e pronto. Com ele você atrai pessoas interessadas no seu nicho e propõe que elas compartilhem quais os problemas que enfrentam, quais seus desejos e sonhos. Dessa forma, você poderá criar um produto super assertivo que irá atender exatamente o que os seus potenciais clientes esperam!

Lançamento relâmpago

A principal característica desse lançamento é a sua breve duração que pode ocorrer entre 4 e 7 dias. Essa estratégia exige que alguma oferta especial seja incluída na venda do produto para acelerar e estimular a sua compra. Essa oferta pode ser descontos especiais de curta duração, materiais complementares, taxa de entrega gratuita e etc.

Lançamento perpétuo

O lançamento perpétuo é uma estratégia de reaproveitamento de todo o conteúdo criado e usado para divulgar o seu produto, mas dessa vez para uma nova base de leads que não foram atingidos pelo lançamento principal.

Lançamento de afiliado

O lançamento de afiliados é muito parecido com o relâmpago, onde se pretende vender o máximo em menos tempo. A diferença é que, ao invés de oferecer produtos e serviços próprios, são divulgados produtos de terceiros. É um lançamento específico para pessoas que trabalham como afiliados, em sua estratégia podem ser incluídos bônus exclusivos, promoções, preços diferenciados e tudo que possa alavancar as vendas.

Como fazer o lançamento de sucesso para o meu produto?

Happy Season 9 GIF by The Office - Find & Share on GIPHY

Um lançamento de sucesso segue os três pilares que citamos anteriormente: o antes (pré-lançamento), o durante (o lançamento) e o depois (pós-lançamento). Todas as fases e estratégias implementadas durante o trabalho de inserção de um novo produto no mercado irão ser inseridas nesses pilares.

Dessa forma podemos citar quatro fases para o lançamento de um produto: 1) a pesquisa de mercado; 2) a validação da ideia; 3) a construção da autoridade e 4) o planejamento de marketing. Veja que o planejamento da sua campanha de lançamento será a última fase a ser feita. Antes, você precisa realizar suas pequisas, anotações, experimentos, validações e criar um relacionamento fluido com seu público.

Conheça o mercado que você deseja entrar. Descubra qual o seu nicho, quem é o seu público-alvo, quais suas dores, seus desejos, quais problemas eles possuem e que precisam ser resolvidos. Compreenda a demanda e oferta do seu produto, descubra se ele tem espaço no mercado, se ele vai encontrar público. Conheça profundamente o seu produto, suas qualidades, pontos fortes, benefícios; conheça também quais são seus pontos fracos e o que precisa ser melhorado. Descubra quem são seus concorrentes e como você poderá enfrentá-los.

Valide a sua ideia. Descubra se ela é viável, se pode ser realizada, se o seu produto busca resolver um problema real (que realmente existe entre o seu público-alvo). Pense sobre a originalidade do seu projeto, veja quais pontos são iguais ou diferentes a projetos similares ao seu e onde você pode oferecer melhorias superiores aos seus concorrentes.

Construa a sua autoridade sobre o assunto relacionado ao seu produto. Produza conteúdos relevantes, que ajude seu público-alvo a entender que ele possui um problema e que o seu produto é a solução. Crie um blog, uma página nas redes sociais, trabalhe com e-mail marketing, procure nutrir o seu lead com informações necessárias e importantes. Assim, ele irá criar confiança no seu serviço e na sua marca.

Cuide do seu planejamento de marketing. Descubra onde está seu público-alvo, quais redes sociais a sua persona frequenta e planeje a sua estratégia de divulgação para esses canais. De nada adianta divulgar o seu produto no Instagram, se a sua persona está no YouTube! Crie conteúdos que possam ser compartilhados, e-mails marketing, landing page de lançamento, use links patrocinados, tráfego pago, interaja com o seu público!

5 dicas para um lançamento de sucesso

Chegou a hora que todo mundo tava esperando! E, olha, se você pulou direto para essa parte do texto, queria te contar um segredo: durante todo o conteúdo passamos dicas incríveis e super aplicáveis para que você consiga atingir o sucesso com o lançamento do seu produto. Agora, você receberá informações adicionais que farão, sim, toda a diferença na sua campanha. Mas, se forem utilizadas de forma isolada, podem não entregar tudo que você espera! Então, se você não leu o conteúdo completo, volta e lê! Você vai precisar dele!

  1. E-mail marketing vive e é uma ótima ferramenta de divulgação! Automatize seus e-mail e crie listas de transmissões em plataformas consolidadas como o RD Marketing Station, um dos grandes parceiros da Braip!
  2. Trabalhe com influenciadores digitais para alavancar a divulgação do seu produto mas, lembre-se: a escolha do influencer deve ser pensada com cuidado! Para te ajudar nessa missão, dá uma olhada nesse conteúdo que criamos!
  3. Pesquise e trabalhe com a possibilidade de realizar um evento de lançamento para o seu produto! Assim, você poderá atingir todo o público que estava aguardando, ansiosamente, o seu lançamento!
  4. Mantenha o monitoramento constante das métricas e resultados que estão sendo alcançados com a sua campanha! Dessa forma, você poderá corrigir erros que podem arruinar o seu lançamento!
  5. Foque em muito mais do que lançar o seu produto no mercado, foque em fidelizar e reter clientes!

Deu para anotar tudinho? A cabeça está fervilhando estratégias que você deseja colocar em prática? Então melhor colocar tudo no papel, realizar suas pesquisas e descobrir o que pode e o que não pode ser implementado! O lançamento de um novo produto no mercado pode parecer algo difícil de ser realizado (e, às vezes, de fato, é), mas com planejamento bem-feito, tudo dá certo!

Boa sorte e bons lançamentos! 💜

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!