Blog Braip

O que é copy no marketing digital? Saiba mais!

Você sabe o que é copy no marketing digital? Esse é um campo bastante abrangente e conta com diferentes técnicas, conforme os objetivos e etapas da interação com o público. Por isso, é relevante conhecer as formas de elaborar a comunicação — como uma copy — para se destacar na internet.

Com a abordagem adequada, você pode encantar o seu leitor e fazer com que ele avance na jornada até realizar a compra do seu produto ou infoproduto. Como resultado, é possível aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com a audiência.

Quer entender o que é copy e como explorar essa técnica? Continue a leitura para conferir!

O que é copywriting?

Bills Ugh GIF - Bills Ugh GIFs

Copywriting — ou simplesmente copy — é uma estratégia de produção de conteúdo que faz parte do marketing digital. Ela tem como finalidade persuadir o leitor a realizar determinada ação, conduzindo essa pessoa pelo funil de vendas.

Para alcançar o objetivo, o copywriter, ou seja, o profissional que elabora o texto, utiliza técnicas como gatilhos mentais. Trata-se de estímulos psicológicos que influenciam o comportamento humano, despertando reações automáticas e emocionais.

Esse conteúdo pode ser distribuído por diversos meios, como sites, páginas em redes sociais e e-mail. Portanto, é preciso ajustar o tom e a forma de se comunicar conforme o veículo selecionado, o objetivo da copy e as características do público.

Qual a importância da copy na estratégia de marketing do negócio?

Porta Dos Fundos Humor GIF - Porta Dos Fundos Humor This Is Very Important GIFs

Como foi possível aprender, a copywriting tem o potencial de incentivar o leitor a realizar uma ação. O objetivo pode ser, por exemplo, a compra de um produto ou a assinatura de um serviço.

Assim, a estratégia auxilia na aproximação com o consumidor, ao entender as suas dores e oferecer soluções eficientes — sem usar o tom invasivo, comum em propagandas. Com isso, a prática é capaz de comunicar efetivamente a mensagem da marca, oferecendo conteúdos que não apenas vendem um produto, mas também informam. 

Ainda, ao usar a copy, você desperta interesse e conduz o leitor para o comportamento desejado. Para tanto, o texto utiliza uma linguagem capaz de estabelecer conexão emocional e gerar o impacto esperado.

Como produzir uma copy que converte?

Confused White Persian Guardian GIF - Confused White Persian Guardian Why GIFs

Agora que você já entendeu o que é copy no marketing digital, é o momento de aprender a aplicar essa técnica e elaborar conteúdos que convertam. Acompanhe!

Conheça a sua persona

Conhecer a persona é fundamental para qualquer técnica de marketing digital. Ela é a representação semifictícia do cliente ideal, baseada em dados reais. Entre as características consideradas, estão aspectos demográficos, comportamentais e psicológicos.

Com essas informações, a criação da persona embasará as suas decisões na comunicação e no design, por exemplo. Desse modo, é possível direcionar a mensagem de forma mais adequada, gerando uma aproximação com as necessidades específicas do público que você pretende alcançar. 

Tenha em mente que conteúdos com o direcionamento correto têm mais chances de obter maior engajamento e conversões. Portanto, a estratégia contribui para aumentar as vendas.

Elabore conteúdos relevantes

Os conteúdos oferecidos devem ser relevantes para a sua persona. Nesse sentido, lembre-se de não focar no caráter da propaganda, mas em oferecer valor ao seu leitor. 

Portanto, ciente de quem é o seu cliente ideal, você deve se dedicar a entender as suas principais dúvidas, dificuldades, desejos e ressalvas. A partir desses dados, será possível oferecer respostas e soluções utilizando as técnicas de copy.

Os conteúdos devem ser bem escritos, com ideias claras e organizadas. Também é fundamental garantir a adequação às regras gramaticais. O tom do texto pode ser mais formal ou informal, conforme a persona e a sua área de atuação.

O material ainda pode ser enriquecido com imagens, infográficos, vídeos e outros recursos que fizerem sentido para o canal de comunicação utilizado. Mas preze pela moderação para evitar que o conteúdo fique poluído e difícil de ser consumido, certo?

Por fim, saiba que você deverá encontrar as palavras-chave que fazem parte das pesquisas da persona, utilizando-as como referência para a sua produção. Elas ajudam a direcionar os mecanismos de busca para que os textos sejam apresentados ao seu público.

Ofereça uma demonstração do seu produto ou infoproduto

Quando a copy for direcionada a um infoproduto, uma estratégia que pode ter bons resultados é oferecer uma demonstração do material. Por exemplo, se for um e-book, você pode disponibilizar gratuitamente um trecho do conteúdo que dialogue com o tema abordado e ajude o leitor.

Outra possibilidade é proporcionar um teste grátis por período limitado. Mas, para que essa técnica seja efetiva, a demonstração deve auxiliar o leitor em suas dificuldades — afinal, não é interessante proporcionar um conteúdo que só terá algum valor à audiência após a compra.

O propósito dessa estratégia é mostrar a qualidade do seu produto ou infoproduto, despertando no usuário o desejo por consumir mais do que foi oferecido. Assim, haverá a percepção do quanto ele pode se beneficiar se tiver todo o material à disposição, e aumentará as chances desse consumidor fechar a compra.

Entenda as objeções da persona

A compreensão da sua persona abrange as objeções que ela possui. Entender quais são as dúvidas e barreiras do potencial cliente para que ele efetive a compra permite se antecipar às soluções esperadas. Assim, o copywriter pode eliminar potenciais obstáculos que impediriam o avanço no processo de decisão.

Demonstrar empatia diante dessas dificuldades fortalece a confiança, diminui as incertezas e ajuda a tornar a mensagem mais convincente. Nesse contexto, a copywriting destaca os benefícios e fornece argumentos que respondam às preocupações da persona.

Utilize CTAs eficientes

Por fim, uma técnica fundamental para uma copy que converte é ter CTAs eficientes. Essa é a sigla para call to action — em português, chamada para ação. Os CTAs são comandos que convidam o leitor a realizar a ação desejada no conteúdo. 

Alguns exemplos de CTAs são: 

  • “baixe o conteúdo”;
  • “inscreva-se no canal”;
  • “adquira o conteúdo completo”, entre outros. 

As chamadas para a ação devem estar localizadas em pontos estratégicos do texto, especialmente após a conclusão. Dessa maneira, você oferece um pedido direto da ação que deseja que o leitor realize.

Você entendeu o que é copy no marketing digital e o papel dessa técnica na conversão de vendas? A partir de um material bem elaborado usando essa estratégia, você tem a chance de incentivar a jornada de compra do cliente e aumentar os seus resultados digitais.

Quer saber mais sobre como ter uma renda na internet? Então descubra como ganhar dinheiro com o marketing digital!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!