Blog Braip

O que é template? Para que serve e como escolher o seu!

homem pensando em qual template e como usar

Se você nunca ouviu essa palavra, “template”, ou se ouviu, mas não tem certeza do que significa, esse post é para você. Hoje você vai descobrir o que é, para que serve e como escolher o seu template!

TEMPLATE: O QUE É ISSO?

Pegando emprestado o conceito da Rock Content, “Um template, também chamado de tema, atribui ao site o aspecto visual e também funcionalidades que otimizem a sua performance”. Ele tem como objetivo mostrar a cara da sua empresa e é a primeira impressão que os seus potenciais clientes terão do seu site.

Ele pode ser gratuito ou pago, pode ser utilizado em redes sociais, sites, lojas virtuais, landing pages, e-mail marketing, entre outros, e é o responsável pelos elementos que são disponibilizados na tela como cores, fontes e formatos das imagens. Tudo isso conectado a identidade visual da sua marca.

O template de um site é um documento que contém informações como estilos de CSS, imagens e arquivos HTML pré-configurados. Assim, todas as informações presentes em um template são mantidas após a sua aplicação. Porém, a distribuição espacial da página é alterada para que a estrutura pré-configurada se encaixe no seu projeto. Já os templates criados para outras plataformas como Instagram, Facebook ou Youtube, podem ser alterados em todos os campos.

PARA QUE SERVE UM TEMPLATE?

Como você já deve ter deduzido, um template é uma página pronta e pré-configurada. Ele ajuda a colocar o seu site no ar de forma mais rápida e barata, já que não será necessário contratar um profissional para desenvolver sua página do zero.

Com o modelo pronto, você só precisa incluir a logo da sua empresa ou negócio e começar a produzir o seu conteúdo. Dessa forma, templates são criados para facilitar o trabalho de criação dos sites.

Além disso, você não precisar ser um especialista nem um desenvolvedor de sites para usar as ferramentas dos templates. Eles são bem simples, fáceis de usar e de adaptá-los ao seu conteúdo.

COMO ESCOLHER O TEMPLATE CERTO PARA SEU SITE OU REDE SOCIAL

Agora que você já sabe o que é e para que serve um template, vamos te apresentar quais modelos utilizar para cada situação e onde encontrar os melhores templates para suas redes sociais ou sites. Então confere essa lista maravilhosa que a Braip separou para você!

TEMPLATES PARA SITES

1. WIX

wix criador de sites

Wix é um dos principais e mais conhecidos criadores de sites do mercado. Com opções gratuitas e pagas, o Wix disponibiliza mais de 500 templates prontos para criar o seu site no formato “arrasta e solta”. Além disso, você consegue instalar uma série de aplicativos para otimizar e personalizar o seu site.

2. GATOR

gator criador de sites

Gator é o criador de sites da HostGator. Trata-se de uma plataforma completa, que atende projetos de médio porte e possui interface simples e intuitiva com mais de 200 temas para o seu site. Além disso, a Gator oferece um diferencial muito atrativo, a plataforma possui um banco de imagens gratuito que pode ser utilizado na sua página. Apesar de não ser uma opção gratuita, ela pode te atender muito bem.

3. ONE.COM

one.com templates

One.com é um criador de sites que, apesar de ser pago, possui, como eles mesmos gostam de pregar, “um dos melhores preços possíveis”. Com ele é possível garantir o seu domínio próprio com uma URL única, funciona em WordPress, possui assistência 24 horas por dia e oferta o certificado SSL gratuitamente.

4. SHOPIFY

shopify criador de site

Shopify é uma excelente opção para você que tem uma loja virtual. Com mais de 1 milhão de usuários ativos, o Shopify é uma ferramenta completa que permite criar o inventário dos seus produtos e oferece acesso às métricas de venda por item. Um ponto que pode ser considerado negativo são os preços dos planos disponibilizados para criação do seu site. Mas com tantas funções, vale a pena!

TEMPLATES PARA INSTAGRAM

1. CANVA

canva template para instagram

Canva oferece inúmeros templates para o seu Instagram e é super intuitivo, fácil de usar e compatível com dispositivos móveis e desktop. Nele, você pode encontrar peças gratuitas, pagas ou criar o seu template do zero.

2. ADOBE SPARK POST

adobe sparks post para instagram

O Adobe Spark Post é um aplicativo de edição e ferramenta de design gráfico que oferece uma série de templates para Instagram, fotos, fontes e filtros. Você pode estar pensando, “mas as ferramentas do Adobe são muito difíceis de usar”. Tá, mas a gente promete que essa é bem simples e não exige nenhum conhecimento mirabolante. Com o Adobe Spark você pode personalizar desde a Bio do seu Instagram, até as postagens e os stories.

Agora que você já sabe o que é um template, para que serve e como escolher o seu, que tal começar a personalizar seu Instagram e criar o seu site com a cara da sua marca? 🚀🚀🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!