Blog Braip

Para quê serve e como usar a Bio do Insta

mulher surpresa olhando o celular

Pode até não parecer, mas você sabia que a Bio do Instagram é uma parte fundamental da sua estratégia de presença nas redes sociais? Se você não sabe muito bem para que ela funciona, fica tranquilo (a) porque hoje nós vamos explicar o que é, para quê serve e como usar o Bio do Insta para criar estratégias de vendas on-line (:

O QUE É A BIO?

A Bio ou Biografia que você encontra na primeira parte de todo Instagram funciona como o cartão da visita da marca ou pessoa. Nela, você encontra as principais informações do perfil como nome, definição, foto, categoria do perfil, CTA’s, descrições e links importantes.

Essa Bio pode ter características mais simples, quando a conta for criada como perfil pessoal; ou características mais completas e elaboradas, caso a conta for criada como perfil profissional/empresarial.

DICA BRAIP: Caso você possua uma conta pessoal e queira transformá-la em profissional para aplicar todas as dicas que vamos dar nesse post, é muito fácil! Dá uma olhada nesse passo a passo que o CanalTech criou!

PORQUE A BIO É TÃO IMPORTANTE?

A Bio apresenta todas as informações básicas que o seu futuro cliente precisa ter para conhecer e ter uma boa primeira impressão sobre sua marca ou persona.

É ela quem vai fazer com que o seu visitante tenha interesse em navegar pelo seu perfil, acessar, ler e interagir em seus posts, conhecer mais sobre os seus produtos, realizar compras e indicar a sua página como conteúdo relevante para amigos e parentes.

Ela aproxima o seu visitante do conceito e identidade do seu perfil, ajuda a melhorar a identificação da sua marca, captura a atenção das pessoas, ajuda a otimizar o tempo de busca por informações básicas, melhora a experiência de usuário, ajuda a dar acesso a outras páginas da marca e contribui para gerar novos leads.

Deu para ter uma noção da importância de investir algum tempo para construir uma boa Bio?

Então, anota aí algumas dicas de como otimizar a sua Bio (:

1. Quem sou e onde estou

Deixe claras as informações como nome, local de atuação da sua marca, canais de vendas e redes de contato. Afinal, ninguém quer perder tempo ou ter dificuldade para achar informações básicas referentes a ela.

2. Seja claro em suas informações

As informações passadas em sua Bio precisam ser o mais claras possíveis. Pergunte para você mesmo: quais dúvidas eu teria se quisesse comprar o meu próprio produto?, onde eu poderia encontrá-lo? e se quisesse conversar com alguém para esclarecer algum ponto, quem e onde deveria procurar?. Assim, vai ficar muito mais fácil para seus novos clientes.

Mas lembre-se, nada de Biografias muito extensas. Seja criativo e passe informações básicas com poucos caracteres.

3. Emojis e hashtags

Você pode utilizar emojis e hashtags (sem excessos) em sua Bio. Em caso de hashtags, lembre-se que elas também devem ser utilizadas em seu perfil, nos posts, pois o Instagram gera links clicáveis na Biografia.

4. Utilize palavras-chaves

Já que você tem pouco espaço para se descrever, resuma seu nicho em palavras-chaves e economize espaço.

5. Insira links no seu perfil

Se você tem um site, blog ou página de vendas do seu produto, você pode inseri-los em sua Bio. Apesar do Instagram oferecer apenas um espaço para URL externa, hoje podemos encontrar diversas ferramentas que direcionam o seu link para um página com todos os seus acessos (site, WhatsApp, redes sociais, blogs, páginas de vendas, YouTube).

6. Crie destaques

Que tal colocar informações interessantes nos seus destaques? Mas, olha, nada de criar “destaques infinitos” que não acabam mais e cheios de informação antiga. Eles devem ser claros, simples, categóricos e atualizados!

7. Use linhas de quebra

Você sabia que quando clicamos no “enter” em nosso celular o Instagram não reconhece como espaçamento? A artimanha está em usar linhas de quebra, criando a sua Bio pelo computador.

8. Botões de Ação (Call to Action)

Hoje o Instagram oferece uma ferramenta muito útil através dos Botões de Ação, que é o envio do cliente para uma conversa via WhatsApp. Esse é um dos botões de CTA que você pode incluir em sua Bio. Para fazer isso, dá uma olhada nesse tutorial do CanalTech.

Bom, agora você já tem bastante material para transformar a sua Bio em um local mais agradável para seus novos e antigos seguidores, que tal começar a mudança?

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!