Blog Braip

Pay-per-click (PPC): como criar anúncios que convertem?

As vitrines mudaram e, hoje, produtos e serviços são divulgados e ofertados com o uso da tecnologia, certo? Assim, a internet se tornou um grande shopping aberto 24 horas, possibilitando que as compras sejam realizadas quando, onde e como o consumidor desejar. 

Nesse contexto, segundo a Insider Intelligence, as vendas online devem atingir o patamar de 620 bilhões de dólares até 2024. Então é preciso estar atento às tendências e buscar estratégias que otimizem os seus resultados, como o uso do PPC — ou pay-per-click.

Se você não sabe do que se trata, continue a leitura. Ao longo do conteúdo, você aprenderá o que é PPC e como criar anúncios que realmente convertem. Confira!

O que é um anúncio PPC?

O PPC — na tradução, pago por clique — é uma forma de publicidade digital na qual os anunciantes pagam uma taxa cada vez que um usuário clica no anúncio. Eles podem ser exibidos em diversas plataformas, como motores de busca, redes sociais e sites parceiros. 

Outro ponto de destaque é que os anúncios costumam compor variadas estratégias de marketing, como é o caso dos e-mails, vídeos e outras. Desse modo, eles se tornam uma alternativa versátil para captar a atenção de clientes em potencial e gerar mais conversão.

Qual é a importância do PPC para o marketing?

Click GIF - Click GIFs

Como você pode perceber, os anúncios pay-per-click podem ser muito vantajosos para a sua estratégia como Creator. Afinal, eles ajudam a melhorar o alcance da marca e aumentar o contato dos usuários com os produtos e serviços vendidos. 

Alguns dos benefícios são:

  • segmentação precisa: com a escolha de palavras-chave, localizações geográficas e horários do dia que sejam válidos para o público-alvo;
  • controle de orçamento: com a definição diária ou mensal, ajuste de lances e a possibilidade de pausar as campanhas, caso seja necessário;
  • métricas detalhadas: usadas para o acompanhamento frequente das campanhas;
  • personalização das estratégias: para escolhas de acordo com as suas necessidades;
  • complementaridade com outras estratégias: como é o caso do SEO — search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca.

Como criar anúncios que convertem?

Hasbulla Money GIF - Hasbulla Money GIFs

Com o conceito e a importância do PPC em mente, é hora de descobrir como criar anúncios que convertem para otimizar a sua atuação na internet. Saiba como identificar pontos de melhoria e entender quais estratégias farão com que as pessoas cliquem em seus materiais!

Segmente o seu público-alvo

Para fazer bons anúncios, é preciso conhecer as pessoas com as quais você está tentando se comunicar, certo? Por isso, a segmentação do público-alvo é um passo crucial para o sucesso das campanhas, independentemente de qual seja o seu nicho de atuação.

Identifique pontos como características demográficas e comportamentais do seu público. Assim, será mais fácil direcionar os seus esforços para quem poderá se tornar seu cliente.

Selecione as palavras-chave 

A seleção de boas palavras-chave é outro ponto importante para garantir que os seus anúncios sejam exibidos para clientes em potencial. Para tanto, você pode usar ferramentas de pesquisa, com o objetivo de identificar termos relevantes para o seu negócio.

Um bom exemplo é o planejador de palavras-chave do Google, que é gratuito. Ele traz volumes de pesquisa, previsões, ideias de palavras-chave complementares e ajuda no planejamento geral da sua performance.

Desenvolva títulos e descrições convincentes  

O título é um ponto de destaque em seu anúncio, sendo um dos locais em que o olhar do leitor repousará por breves segundos durante a leitura. Portanto, ele deve ser impactante, direto e, ao mesmo tempo, descritivo e interessante.

Uma dica é usar palavras-chave que estimulem gatilhos mentais, como o senso de urgência ou exclusividade, e a curiosidade do leitor. Eles aumentam as chances de que cliques sejam gerados.  

Use imagens e vídeos envolventes 

Você sabia que as imagens também são poderosas ferramentas na estratégia de PPC? Dessa forma, você pode utilizar recursos chamativos, aliados a um texto de apoio — chamado de headline.

Além das imagens estáticas, os vídeos costumam representar uma boa oportunidade de conversão. Nesse caso, tente captar a atenção do espectador já nos primeiros segundos, com uma frase de impacto que toque na dor daquele indivíduo. 

Capriche no copy

O texto do seu anúncio, conhecido como copy, desempenha um papel crucial na persuasão do público. Ele complementa as informações passadas no título e na parte visual, reforçando pontos de destaque e trazendo detalhes que não foram abordados nas etapas anteriores.

Somado a um bom conteúdo, desenvolva um CTA (call to action ou chamada para a ação) envolvente, que convença o leitor a realizar o clique. Um exemplo para entender melhor seria: “Clique agora e garanta o seu e-book: a oferta é por tempo limitado!”.

Seja direto, mas informativo

Você deve conhecer a máxima de que “menos é mais”, não é mesmo? Ela se aplica aos anúncios PPC. O motivo é que o leitor passará brevemente pelo material, sendo fundamental captar a atenção dele rapidamente. Por isso, a simplicidade e a comunicação direta se destacam em meio aos textos com muitas palavras.

Outro ponto é evitar jargões e termos técnicos que podem confundir ou afastar o consumidor em potencial. Seja explicativo e informativo, mas utilize poucas palavras para isso. Por fim, não deixe de destacar pontos importantes com artifícios como uso de negrito ou letras maiúsculas. 

Otimize sua landing page 

A landing page também é chamada de página de destino. Esse é o local que trará ainda mais informações sobre seus produtos ou serviços. Por isso, é fundamental que ela seja otimizada, fácil de navegar e focada na conversão.

Logo, além das informações sobre os produtos e serviços, inclua chamadas para a ação e formulários para incentivar a interação. Nesse processo, siga a recomendação anterior: escolha frases mais diretas e objetivas.

Monitore e otimize seus anúncios 

Por fim, não deixe de analisar continuamente o desempenho dos seus anúncios. A prática é fundamental para o sucesso a longo prazo na internet. 

Você pode utilizar ferramentas para monitorar as suas métricas, como taxa de clique, de conversão e retorno sobre o investimento (ROI). Caso o anúncio não alcance os resultados desejados, faça ajustes para testar novas estratégias com o seu público-alvo. 

Neste artigo, você entendeu o que é PPC e descobriu as vantagens de investir em anúncios desse tipo em sua estratégia de marketing. Agora, é hora de colocar as dicas em prática e observar o retorno positivo que esses anúncios podem trazer!

Você precisa de soluções inteligentes para a venda de produtos e infoprodutos? Entre em contato e conheça a plataforma da Braip!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!