A primeira venda é a conquista mais esperada pelo produtor ou afiliado que está iniciando suas estratégias no marketing digital.
Sendo assim, quando a primeira venda acontece, gera uma alegria imensurável e a sensação de alívio por ver que seu trabalho faz sentido, certo?
Essa é uma etapa tão aguardada que, no calor da emoção, deixamos de avaliar os fatores necessários para que mais vendas aconteçam. É nesse ponto da conversa que a gente quer chegar.
Fiz a primeira venda: e agora?
Analise o que funcionou
Essa é a primeira consideração a se fazer, embora não seja uma lei, ok? No entanto, conferir as características do anúncio que deu certo pode te ajudar a acertar nos próximos.
Verifique o perfil do comprador, por qual canal o cliente chegou ao seu produto, além dos detalhes do criativo, como o estilo de foto, vídeo e abordagem do texto.
Conheça mais seu público-alvo
Ainda é cedo para tirar muitas conclusões, mas coletar as informações básicas do seu primeiro comprador é uma forma de compará-lo ao público que você determinou quando criou a campanha.
Se o perfil desse cliente divergir muito do que você esperava, pode ser o momento de pesquisar um pouco mais a fundo e conhecer melhor o seu público de fato.
Aliás ferramentas como o próprio Meta Ads, Google Ads e Instagram fornecem dados como idade, sexo, localidade, dispositivos usados para acesso, frequência de dias e horários de navegação e etc.
Otimize seu site ou página de vendas
Além disso, no começo do seu trabalho com marketing digital sempre há pequenos ajustes que, por menores que pareçam, fazem a diferença na hora de converter cliques em vendas.
Com base nisso, preste bastante atenção aos detalhes, como a organização das informações, a comunicação das vantagens do produto, os textos dos botões, as cores utilizadas, fotos, vídeos, informações de contato, políticas de troca e devolução e tudo mais que compõe a sua página de vendas.
Acredite, uma página com boa experiência de navegabilidade é capaz de te fazer vender muito!
Quer uma sugestão? Conheça a Braip Pages.
Teste diferentes criativos
Mantenha as características do criativo que resultou na sua primeira venda e, na sequência, siga fazendo pequenos testes com outros estilos de criativos também.
Faça alternância de abordagens nos textos e diversifique também o formato dos criativos. Desse modo, você pode criar anúncios em vídeo, foto, carrossel, com legendas curtas e objetivas ou mais elaboradas, para ver o que performa melhor.
Enquanto isso, desfrute do processo de aprendizado e aguarde a sua próxima venda.
Dê o seu melhor no atendimento
É a primeira pessoa a confiar em você e na sua oferta, mesmo sem saber como seria a experiência. Então nada mais justo do que corresponder esse cliente oferecendo um atendimento de excelência, não é?
Dessa forma, você cativa o consumidor final e gera ótimas impressões a respeito do seu trabalho.
Crie relacionamento
Mantenha contato com o primeiro comprador do seu produto e ofereça benefícios, como os cupons de desconto!
Construa uma relação duradoura, atualize o consumidor sobre novidades, abasteça-o com conteúdos agregadores e se coloque sempre à disposição para ajudá-lo em temas relacionados ao seu produto.
Sentir essa proximidade com a marca aumenta as chances de novas compras.
Seja constante
A principal atitude de quem escolhe dar certo no marketing digital é a constância. Depois da primeira venda, se as próximas demoram para acontecer, é normal que surjam dúvidas sobre prosseguir com as tentativas.
Mas nem pense em parar por aqui. É justamente a continuidade das suas ações que levam ao aprendizados, aperfeiçoamento e consequentes vendas a mais.
Quando receber notificações de “novo pedido”, “pagamento feito”, “sua comissão é…”, se tornar um hábito cotidiano, você terá a certeza de que valeu a pena não ter desistido na primeira venda.
Your page rank: