Hoje é sexta-feira 13 e, pela crença popular, nesta data alguns erros não podem acontecer. Bom, não sabemos se você é adepto (a) a superstições.
Mas precisamos te alertar sobre algumas assombrações que temos certeza da existência: os riscos de desperdiçar seu tempo e dinheiro com um marketing digital mal feito.
Por isso, listamos aqui 13 erros comuns, mas irreversíveis, que só de pensar já sentimos calafrios…
Leia com atenção e mantenha-se vigilante!
1- Mirar no público-alvo errado
Você pensa nas estratégias, planeja o conteúdo, projeta gastos com tráfego pago, presta bons atendimentos e, no fim, faz um total de zero vendas. Isso é de fato assustador, mas pode ter um motivo.
Uma das potenciais causas para esse desempenho frustrante é você estar direcionando seu produto para o público-alvo errado. Pode estar atraindo até a sua página de vendas, pessoas que só vêm por curiosidade, com chances mínimas de compra.
Se a assombração dos leads desqualificados está te perseguindo, refaça essa rota e conheça seu público.
2- Só pensar em vender de forma imediata
É “agora ou nunca”? Nada disso!
O imediatismo é bom até certo ponto, até porque faz parte de algumas estratégias validadas, despertar no público o senso de urgência.
Porém, se essa for a sua única forma de vender online, está correndo grandes riscos de declinar nos resultados. Afinal, se o lead não efetuar a compra no momento esperado e você não acompanhá-lo com uma comunicação próxima e constante, deixará de fazer inúmeras vendas!
Depender do imediatismo para crescer no digital pode se tornar um pesadelo.
Sendo assim, crie interação, relacionamento e continue ofertando para pessoas que em algum momento demonstraram interesse no seu produto.
3 – Só ofertar promoção e desconto
E desvalorizar a sua marca ou produto? Nem pensar!
Quando a única saída para conseguir vender é ofertar promoções e desconto o tempo inteiro, é sinal de que ainda não está usando a melhor estratégia para o público identificar o valor do seu produto.
E se você não valorizar o que oferta, ninguém fará isso por você. Ainda mais se passar a impressão de que está em “desespero” para conseguir clientes, a ponto de não manter estabilidade nos preços e condições.
Pode até funcionar, mas as chances dos seus dias de vida no mercado estarem contados são grandes…
Então cuidado!
4 – Demorar para responder o cliente
Se o lead se interessou e tentou entrar em contato, este é o momento de encurtar ao máximo a distância entre ele e a efetivação da compra.
Demorar para respondê-lo é assumir o risco de perdê-lo para nunca mais…
5 – Ignorar feedbacks
Pior ainda é ignorar as considerações que o lead tenha te passado a respeito do produto. Quando o público fala com você, um caminho de possibilidades para melhorar a oferta se abre.
Pois há muitos feedbacks que nos ajudam a alcançar a excelência no que fazemos. No entanto se apenas ouvir e deixar para lá, pode ser que deixem de lado o seu produto também…
6 – Não analisar as métricas
Erros como este não podem ser um hábito. É como andar em uma floresta escura, cheia de animais famintos e não saber para onde está indo… Já pensou?
Confiar apenas na sorte é um equívoco, caso você queira ter sucesso e, de fato, enriquecer por meio do marketing digital.
Para se salvar desse lugar sombrio e sem rota de fuga, analise quais conteúdos performam melhor, por quais meios de comunicação, além de qual perfil de público de traz bons resultados.
Detalhes como esses te direcionam para que não acabe devorado (a) pela concorrência.
7 – Colocar um número ”0” a mais no orçamento diário de uma campanha
Já pensou? Mas não duvide, porque acontece!
A desatenção precisa estar na lista de erros, que apesar de pequenos, podem ser aterrorizantes para o seu bolso. Imagine só, se seu orçamento diário com anúncios for R$ 60 e uma errinho de digitação te fizer desembolsar R$ 600!
Deu um frio na barriga aí?
8 – Vender um e-book sem ter os direitos de marca
Você pode se afiliar a um produto, mas respeitar os direitos autorais é uma norma básica que garante a ética no trabalho que exercemos.
Desconsiderar este cuidado com o material produzido por uma outra pessoa ou instituição acarreta consequências judiciais e de reputação. O que dá pavor só de imaginar, já que está aqui em busca de crescimento.
Diante disso, garanta que o produto vendido esteja dentro das normas de direitos autorais e livre-se de maiores problemas, beleza?
9 – Ter a conta de anúncios bloqueada
Este é um erro ainda associado à ética e merece devida atenção. As principais causas para este infeliz acontecimento são:
- Violação de políticas;
- Atividades suspeitas;
- Falha no pagamento;
- Desrespeito aos critérios de segurança
- Informações falsas
Com base nisso, tenha prudência e não caia na armadilha de que a internet é “terra sem lei”.
10 – Esquecer de usar seu link no anúncio
Este com certeza está entre os erros gravíssimos que um afiliado pode cometer. A falta de atenção é a grande inimiga de quem vende pela internet, pois um link errado faz seu trabalho ir por água abaixo.
Aliás não estamos falando apenas sobre o link de afiliado, que é vital, mas também dos links de páginas de venda, sites e etc.
Todo cuidado é pouco para não enviar seu lead ao endereço errado e perder em vez de ganhar.
11 – Subir uma campanha de X1 para o número de Whatsapp errado
Subir campanhas com o objetivo de atendimento direto pelo whatsapp é uma estratégia que costuma dá muito certo… Quando o número indicado também está.
Fazer o lead entrar em contato com outro número será estressante para todos os lados envolvidos, contudo a desatenção também nos torna suscetíveis a erros com este.
Principalmente se você mudar o número de whatsapp e não lembrar de atualizar em todas as contas ou de avisar sua equipe, caso tenha mais pessoas trabalhando com você.
12 – Ocultar informações sobre taxas de frete ou impostos da página de vendas
Surpresas desagradáveis espantam o público!
Então nada de deixar informações como frete e impostos sobre a compra, para a última fase do pedido.
Se um dos atrativos para o cliente chegar à sua página de vendas for o preço do produto, as taxas devem estar claramente informadas (caso tenham) ou a experiência e impressão do possível comprador serão inevitavelmente negativas.
13 – Esquecer da Chamada para Ação (CTA)
Aí não dá, né?! Mas acontece…
O CTA é a cereja do bolo de todo conteúdo ou anúncio. É o convite que fazemos ao público para conhecer, adquirir nosso produto ou simplesmente participar da nossa marca por meio da interação. Trate o CTA como o ouro da sua comunicação!
Medo? Que nada!
Ainda bem que a Braip está atenta aos perigos que nos cercam… E falando em ação, a gente aproveita esse post para te lembrar que, graças ao trabalho cuidadoso que fizemos em conjunto com você, estamos concorrendo ao Prêmio Reclame Aqui 2024.
Clique aqui e venha deixar seu voto na gente. É rapidinho.
O único medo que temos aqui é o de não te fazer vender muito todos os dias com o melhor apoio para o seu crescimento.
Tamo junto!
Your page rank: