Blog Braip

Sorteio no Instagram: veja como fazer, dicas, sites e regras

homem olhando para cima e sorrindo

Já teve aquela ideia sensacional de fazer um sorteio pelo Instagram pra aumentar sua base de seguidores, divulgar um produto ou melhorar o engajamento com seus clientes, mas ficou meio perdido? Como funcionam esses sorteios? Tem algum site que faz automático? Tem lei que regulamenta os sorteios? O que devo pedir em troca pra pessoa concorrer ao meu sorteio? Calma! Eu sei que você tem várias perguntas sobre o assunto, mas, hoje, todas elas serão solucionadas! Chega aqui que eu vou te explicar como fazer um sorteio através do Insta!

Instagram: muito mais que uma rede social

É claro que você já conhece e é muito provável que você já use o Instagram. Ele foi criado em 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Hoje a rede social conta com cerca de 1,45 bilhão de usuários ativos. Só no Brasil, já são mais de 122 milhões de pessoas conectadas ao Instagram.

Mas como sabemos, o Instagram se tornou muito mais do que uma rede social. Com ele é possível divulgar marcas e produtos, fazer publicidade nos stories e feed dos usuários, investir em influenciadores, lançar campanhas, vender, se aproximar do seu público, entender como ele vive e várias (váááárias!) outras coisas. Enfim, o Instagram já faz parte da estratégia digital de diversas empresas mundo afora.

Uma das ferramentas muito utilizadas através do Instagram são os sorteios. Seja para divulgar um produto, aumentar sua base de seguidores, melhorar o seu engajamento ou disseminar sua marca, os sorteios são ótimas opções para quem quer ser visto (notado e lembrado) nessa rede social. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um presentinho, né?

Como funciona o sorteio no Instagram?

Oh My God Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

Não é nenhum bicho de sete cabeças realizar sorteios pelo Instagram. Existem sites especializados nesse tipo de promoção e que podem ser vinculados a conta da sua empresa, marca ou negócio. Porém, existem alguns pontos muito importantes que devem ser levados em consideração antes de realizar o seu sorteio. Dá uma olhada nessa lista!

  1. Conheça sobre a legislação que envolve os sorteios (iremos falar mais sobre isso adiante);
  2. Decida qual prêmio vai ser ofertado;
  3. Defina quantas pessoas irão ganhar o prêmio;
  4. Escolha qual ferramenta irá usar para o sorteio;
  5. Defina os objetivos do seu sorteio (aumentar os seguidores, engajamento, tráfego para sites, promover um produto ou serviço, entre outros);
  6. Crie regras bem definidas para seu sorteio (seguir, comentar, curtir, postar foto com algum produto da marca…)
  7. Divulgue o seu sorteio;
  8. Analise e divulgue os resultados (lembre-se que você precisa provar sobre as pessoas que foram sorteadas. Então, indicamos que filme esse processo ou faça o sorteio ao vivo).

Seguindo esses passos você vai conseguir realizar um sorteio muito bem-sucedido e alcançar todos os objetivos traçados para sua ação. E, o melhor, vai estar dentro de todos os pontos regulamentos por lei! Falando em lei, vamos conversar um pouco mais sobre isso?

Quais as regras para fazer um sorteio no Instagram?

Se você não sabe nada sobre o assunto, saiba que ele é de suma importância para qualquer ação de sorteio em redes sociais. Se você acha que realizar um sorteio é igual ir à casa da mãe Joana, sem regras e sem limites… bom, saiba que não é bem assim! No Brasil, a legislação que regulamenta esse tipo de promoção foi criada em 1971 e trata-se sobre a Lei nº 5.768 que, caso descumprida, pode gerar multas e punições.

Além disso, indicamos que você dê uma lida nas Diretrizes de Promoção do Instagram, que orienta sobre os sorteios divulgados em sua comunidade.

Então, se você quer realizar o seu sorteio nos trâmites da lei, será necessário solicitar autorização prévia ao Governo Federal, mais especificamente, ao Ministério da Economia. Mas, calma! Como eu disse, não é um bicho de sete cabeças!

Primeiro você precisa acessar o site do Tesouro Nacional, pagar sua taxa de fiscalização (que pode variar de acordo com o prêmio oferecido) e fazer a sua solicitação de sorteio através do Sistema de Controle de Promoção, o SCPC. Será necessário anexar o comprovante de pagamento da taxa de liberação junto a outros documentos em seu pedido.

É válido lembrar que o prazo de aprovação dos sorteios pode demorar de 40 a 120 dias! Então planeje tudo com antecedência antes de começar a divulgar o seu sorteio por aí!

Sites para fazer sorteio no Instagram

Esse ponto deve ser analisado com muito cuidado, pois essa será a sua ferramenta de sorteio. Ela precisa ser confiável, conhecida, fácil de usar e sem bugs! Pensando em facilitar esse processo de escolha, separamos as 3 ferramentas queridinhas da Braip para sorteios pelo Instagram! 💜

Sorteio.com

Antigo SorteioGram, o site Sorteio.com possui versão gratuita e paga. Ele apresenta facilidade de uso e ferramentas avançadas como remoção de comentários duplicados e sortear mais de um ganhador, por exemplo. Para utilizá-lo não é necessário se cadastrar na plataforma, somente conhectar sua conta do Facebook que está vinculada ao Instagram Business (ou instalar a extensão para o Chrome).

página de sorteios no instragram

AppSorteos

O AppSorteos é um site com diversas ferramentas de sorteio para várias plataformas diferentes e, uma delas, é o Instagram. Através desse site você pode realizar seus sorteios de forma gratuita ou paga (tudo vai depender da quantidade de comentários que irão participar da promoção. Aqui, você também pode definir um ou vários ganhadores entre sias fotos, vídeos ou IGTV.

site appsorteo

Wishpond

Wishpond é muito mais que só uma plataforma para fazer sorteios pois ela conta com alguns recursos exclusivos como treinamentos e suporte técnico para sua página empresarial do Instagram. Além disso, ele pode ser utilizado no Facebook, Twitter, Pinterest e até mesmo no site do seu negócio. Esse é um produto pago mas exite um período de teste de 14 dias.

plataforma de marketing wishpod

Prós e contras do sorteio no Instagram

Primeiro vamos falar de coisa boa, né minha gente?! São vários os prós em realizar sorteios através do Instagram, entre eles, os mais notáveis e desejados são:

  1. Aumentar o número de seguidores;
  2. Melhorar o engajamento da página com o público;
  3. Divulgar um produto ou serviço;
  4. Ser reconhecido e lembrado pelo seu público em outras ocasiões;
  5. Conquistar novos clientes.

Enfim, eu poderia ficar aqui falando sobre mais alguns bons motivos para realizar seus sorteios sem medo. Mas, como sou uma óóótima pessoa, eu preciso te avisar que não são somente flores que você vai encontrar no seu caminho de promoções. Então, pra você já ficar esperto, confere aí alguns contras em se realizar sorteios pelo Instagram e decida se esse tipo de campanha é pra você:

  1. Em meio aos novos seguidores você pode atrair pessoas que não são seu público-alvo e só estão ali pra ganhar algo;
  2. Você pode ganhar seguidores momentâneos (que deixam de te seguir assim que o sorteio acaba);
  3. Ganhar muitos seguidores em pouco tempo pode atrapalhar os seus indicadores (principalmente se forem seguidores momentâneos);
  4. Você pode perder o engajamento desse novo público se não se preocupar em oferecer conteúdo de qualidade aos recém-chegados.

E  você sabe né, esse trem de perder engajamento, isso sim é um bicho de sete cabeças! Mas não se preocupe! Seguindo os passos que a gente deixou aqui no Blog Braip pra você, seu sorteio vai ser um sucesso! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!