Você já ouviu falar sobre o Upsell?

upsell

Muita gente nunca ouviu falar, mas, essa é uma forma barata e poderosa de aumentar o resultado da sua empresa e gerar mais valor para os seus clientes.

Mas o que é o Upsell?

Upsell é um termo em inglês. Na sua tradução literal seria algo como “vender mais”. É uma estratégia que consiste em vender um produto ou serviço mais completo e logo com valor mais alto para um cliente que compraria um produto mais barato. Com essa estratégia, é possível aumentar de 25% a 95% o faturamento. (Já quer colocar em prática, né?)

Pra você entender na prática, vamos apresentar um exemplo simples e que está no dia a dia de todos nós. Imagine que você está em uma rede de fast food e pede um combo (hambúrguer, refrigerante e batatas fritas). Até aí, tudo normal… Até que a atendente te pergunta: Quer trocar a batata média por uma grande por apenas 1 real? E você aceita!

PARA TUDO!!! Você acabou de vivenciar um Upsell.

Nessa experiência, você percebeu que valia a pena gastar 1 real a mais para adquirir um produto maior, certo? Então optou pelo produto mais caro, mas com maior custo-benefício.

Isso é um Upsell, que consiste basicamente em aumentar o valor final da compra a partir da geração de valor percebido, proporcionando vantagens para o cliente e para quem vende que vê seu faturamento subindo.

Agora que você já entendeu o que é o Upsell, vamos te dar dicas de como colocar essa estratégia em prática, afinal, você já percebeu que está deixando passar uma grande oportunidade de aumentar seu faturamento. Não é mesmo?

O foco do Upsell é o cliente, então o primeiro passo é mapear: O que agregaria ao meu cliente? Partindo dessa pergunta, você será capaz de identificar oportunidades interessantes para criar seu Upsell.

Definida sua estratégia, capriche na experiência do seu cliente, encante-o, dessa forma você coloca o cliente ao seu favor. E como sabemos, cliente fidelizado é cliente recorrente e que traz novos clientes. Mas, atenção! Nunca force a barra para que seu cliente aceite o Upsell. A decisão é sempre do cliente que deverá optar pela proposta se realmente enxergar a vantagem que você está oferecendo! Se ele não aceitar, siga com a oferta inicial… Outras oportunidades virão!

O importante é sempre lembrar que o cliente é centro da sua estratégia. Assim, mostre a ele o valor ainda não percebido, ou seja, a necessidade que ele não tinha visto que tinha. Dependendo do seu nicho, você também pode apostar no depoimento de pessoas que optaram pelo seu Upsell, mostrando que elas tiveram um desempenho ainda melhor a partir da proposta, ex.: A cliente queria somente um nutracêutico que auxiliasse na redução do peso, mas, acabou comprando o mesmo nutracêutico só que acompanhado de um livro de receitas low carb. Mostre como o livro a ajudou ainda mais no processo de emagrecimento e como foi vantajoso esse pacote!

Entenda que seu cliente precisa notar a diferença, sentir que ele está mesmo ganhando nessa troca do produto ou serviço mais barato por um mais caro. Pensa comigo: se você tem um curso que custa 100 reais – o nível básico, e vende um pacote onde os níveis básico, intermediário e avançado custa 200 reais, seu cliente percebe rapidamente a economia e o benefício de ter todo o curso completo! E você também sai ganhando, pois, é mais fácil vender o pacote completo do que se preocupar em vender cada módulo!

Agora que você já entendeu o que é o Upsell, como ele funciona e como aplicá-lo no seu negócio, está na hora de colocar em prática e obter seus resultados. Como você viu, o Upsell serve para todos os tipos de serviços e produtos, incluindo os infoprodutos. Então, planeje sua ação, ofereça vantagens ao seu cliente e aumente suas vendas e seu faturamento!

Gostou dessa dica?

Se você gostou da dica, compartilhe com seus amigos afiliados e produtores. E fique ligado aqui no blog e também no Instagram da Braip.

Ahh…se você quer receber todas as novidades em primeira mão, faça parte do nosso grupo do Telegram! Clique aqui para participar!

Bons negócios!

Esse post foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe seu comentário