Início » Você sabe o que é Marketing de Afiliados?

Você sabe o que é Marketing de Afiliados?

Muito tem se falado sobre Marketing de Afiliados. Mas você sabe (realmente) o que é isso? Será um novo esquema de pirâmide? Será muito complicado pra ganhar dinheiro de verdade? Como será que isso funciona? Sem desespero, fica tranquilo (a)! Nesse post você descobrir essas e outras respostas sobre o mundo do Marketing de Afiliados!

AFINAL, O QUE É MARKETING DE AFILIADOS?

jackie chan meme confused

Se existe uma área que tem crescido exponencialmente, é o marketing digital.

Durante toda a última década (e principalmente nos últimos dois anos, devido a pandemia do novo Corona Vírus) a Internet tem se tornado o melhor ambiente para criar e colocar em ação planos de marketing para venda de produtos físicos ou digitais.

E é nesse cenário que surge o Marketing de Afiliados.

Para entender melhor esse mundo, você precisa ficar por dentro de dois termos (bem simples!): produtor afiliado.

Produtores são os responsáveis pela criação do produto que vai ser comercializado no meio digital. Enquanto isso, afiliado é aquele cara (ou moça) que irá “entrar para equipe de vendas” (ou se afiliar) de um determinado produto. Assim, os afiliados criam estratégias de marketing para a vendas desses produtos aos quais se afiliaram e, em troca, eles recebem uma comissão por cada venda fechada.

Resumindo, Marketing de Afiliados funciona como um clube de vendas onde pessoas se afiliam, comercializam produtos de outros criadores e recebem comissões pelas vendas. Dessa forma, todo mundo sai ganhando: quem criou ganha sobre a venda dos seus afiliados; quem se afilia, ganha comissões.

Essa forma de vendas pode até parecer novidade, mas a história do Marketing de Afiliados surgiu na década de 90 quando a Amazon (sim, essa mesma!) começou a permitir que outras pessoas divulgassem os produtos registrados na plataforma.

CONHEÇA OS TIPOS DE DIVULGAÇÃO DO MARKETING DE AFILIADOS

Dentro do marketing de afiliados você pode escolher dois tipos de divulgação: através do tráfego orgânico ou tráfego pago. No primeiro caso,  você irá anunciar seu produto de forma gratuita utilizando canais de venda como grupos no Facebook, WhatsApp, Telegram ou campanhas de divulgação orgânicas.

Já no tráfego pago você pode fazer anúncios pagos e mais assertivos por meio das métricas de custo por clique, custo por aquisição, custo por mil impressões e custo por visitas. Dá uma olhada como funciona:

1. Custo por Clique

Nesse tipo de divulgação, o afiliado precisa gerar cliques em um banner, anúncio ou outro tipo de publicidade. Não é necessário que uma venda seja realmente concluída. As comissões serão calculadas com base na quantidade de cliques que o afiliado conseguiu gerar com a peça de marketing anunciada.

2. Custo por Aquisição

Aqui, além de clicar sobre o anúncio, a afiliado precisa que o seu possível cliente realize alguma conversão dentro da página que pode ser uma compra, um cadastro, um download, etc. Normalmente esse tipo de métrica de divulgação é utilizada por empresas que possuem um bom faturamento, pois trata-se de uma opção mais cara.

3. Custo por Mil Impressões

Já em um estilo de divulgação como o CPM, o anunciante cria um valor fixo de comissão que será pago ao afiliado a cada mil visualização do anuncio no blog, página ou Instagram (por exemplo).

4. Custo por Visitas

Como o nome já diz, nesse tipo de divulgação o afiliado ganha comissões a cada visita que ele encaminha para o site de origem. Uma visita no marketing digital, trata do acesso realizado pelo usuário em um site, blog ou página das redes sociais.

MARKETING DE AFILIADOS É PIRÂMIDE?

A resposta é muito simples e nós vamos te explicar: Marketing de Afiliados não tem nada a ver com esquemas de pirâmide.

Isso porque um afiliado trabalha como um vendedor de uma loja que recebe apenas comissões sobre as vendas realizadas. Quanto mais esse vendedor fecha vendas, mais comissões ele vai receber. Além da comissão que o vendedor recebe, é gerado um valor de venda que vai direto para o dono da loja.

E é dessa forma que acontece com os afiliados.

Eles trabalham em troca de comissões por vendas. A única pessoa que ganha sobre com as vendas, junto com cada um dos afiliados, é o produtor que registrou o produto que está sendo vendido.

Não existem indicações para que os afiliados (antigos) ganhem sobre a venda de outros (novos) afiliados.

E AGORA?

Agora que você já está por dentro de tudo sobre Marketing de Afiliados, que tal começar a sua jornada como um afiliado pela Braip?

Na Braip você encontra os melhores produtos digitais e físicos para que você possa investir em suas estratégias de venda e lucrar muito com as comissões!

Venha conhecer a Braip e o nosso mundo de afiliados!

Esse post foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos!