Blog Braip

6 erros dos Afiliados e como evitá-los

mulher com dúvida

Você está no meio digital como um Afiliado (a), mas tem medo de arriscar, dar um passo em falso e ter grandes prejuízos? Que tal conhecer alguns erros comuns nesse ramo e descobrir como evitá-los? Segue a barca e confere esse post!

DO COMEÇO: O QUE É MARKETING DE AFILIADOS?

O Marketing de Afiliados parece ser uma novidade, mas a verdade (verdadeira!) é que ele surgiu na década de 90 com a Amazon. Tudo começou quando a empresa começou a permitir que outras pessoas divulgassem os produtos que foram registrados na plataforma.

Resumindo, Marketing de Afiliados funciona como um clube de vendas onde pessoas se afiliam, comercializam produtos de outros criadores e recebem comissões pelas vendas. Dessa forma, todo mundo sai ganhando: quem criou ganha sobre a venda dos seus afiliados; quem se afilia, ganha comissões.

Voltando um pouco mais nessa história… Existem dois termos que você precisa entender para compreender melhor como funciona toda a lógica do Marketing de Afiliados: Produtor e Afiliado.

Produtores (as) são os responsáveis pela criação do produto que vai ser comercializado no meio digital. Enquanto isso, afiliado (as) é aquele cara (ou moça) que irá “entrar para equipe de vendas” de um determinado produto. Assim, os afiliados (as) criam estratégias de marketing para a vendas desses produtos aos quais se afiliaram e, em troca, eles recebem uma comissão por cada venda fechada.

A verdade é que cada vez mais pessoas estão procurando uma forma de gerar uma renda extra e trabalhar como um afiliado é uma ótima maneira de render um trocado (ou uma bufunfa!) no final do mês.

O que acontece é que tanta informação (e, as vezes, até a falta dela) podem causar uma série de pequenos erros que no final da estratégia podem render mais prejuízos do que lucros.

Que tal conhecer 6 dos erros mais comuns entre os afiliados (as) e descobrir como evitá-los para que suas estratégias com o Marketing de Afiliados sejam realmente assertivas?

6 ERROS COMUNS DOS AFILIADOS E COMO EVITÁ-LOS

erros comuns dos afiliados

Existe um provérbio chinês que diz: “Os sábios aprendem com os erros dos outros”. Pensando nisso, fizemos uma vasta pesquisa entre sites, afiliados, parceiros e plataformas e reunimos os 7 maiores erros cometidos por afiliados durante a sua trajetória. Confere ai e fuja dessas situações!

1. SE AFILIAR A VÁRIOS PRODUTOS

Essa é uma dica especial para você que está começando a sua caminhada no mundo dos afiliados: não se afilie a vários produtos de uma única vez!

Se você ainda está dando os primeiros passos nesse ramo, é interessante começar com apenas um produto. Assim você poderá aprofundar os seus conhecimentos nesse nicho, criar estratégias de vendas direcionadas para um único produto e começar a criar a sua audiência e autoridade.

Depois de se tornar um “expert” produto que você escolheu, você pode agregar outros que irão complementar o primeiro e entregar aos seus consumidores uma experiência incrível!

2. NÃO CONHECER O PRODUTO

Você já tentou conversar com alguém sobre um assunto que você não domina? Qual foi o resultado? Passou um pouco de vergonha? Ficou deslocado na conversa? Não conseguiu explicar ou convencer as outras pessoas sobre o seu ponto de vista? Esse vai ser o mesmo resultado caso você tente vender produtos que você não conhece.

Se você não consegue entender quais os benefícios que o produto que você está promovendo podem entregar aos seus usuários, como você irá sanar as dúvidas dos seus clientes?

Um dos passos mais importantes no Marketing de Afiliados é entender, a fundo, tudo sobre o produto que você está promovendo. Pesquise na internet os benefícios, converse com o produtor que criou o produto, tire dúvidas ou, talvez, compre o produto. Nada melhor do que a própria experiência para acabar com todas as dúvidas!

3. ESCOLHER O NICHO ERRADO

Mais um erro comum que pega os afiliados iniciantes de surpresa: escolher o nicho errado no mercado.

Nicho de mercado são segmentos ou um conjunto de pessoas (públicos) que possuem necessidades e interesses em comum. Normalmente essas necessidades são pouco exploradas e é aí que surgem as oportunidades de fazer negócios.

A dica aqui é escolher produtos que estejam em nichos de mercado que você conheça, domine sobre o assunto e que tenha relação com o que o seu público consome. Dessa forma, as chances de captar a atenção da sua audiência e converter suas vendas serão muito maiores!

4. NÃO PRODUZIR CONTEÚDO DE QUALIDADE E RELEVÂNCIA

Não se engane: deixar de investir em um conteúdo de qualidade e relevante aos seus possíveis clientes pode fazer com que você perca várias vendas!

Convenhamos, ninguém quer ser bombardeado com anúncios o tempo inteiro! Os seus seguidores nas redes sociais querem consumir conteúdos que ofereçam dicas e soluções para seus problemas. Eles querem saber como o seu produto pode sanar as dores que eles sentem. Querem conhecer as experiências de outros usuários e encontrar soluções interessantes para seus interesses. Ou seja, um conteúdo realmente relevante!

Afinal, o trabalho dos afiliados é atrair tráfego qualificado e possíveis clientes para seus canais de vendas. E isso só pode ser feito com conteúdo de qualidade. Invista nisso e seja um destaque!

5. FALSAS PROMESAS

Não prometa mundos e fundos que nem você ou o produto que você está promovendo podem cumprir!

O Artigo 66 do Código do Consumidor informa: “Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços” pode levar a “pena por detenção de três meses a um ano e multa”! 😵

Acho que a gente nem precisa falar mais nada… Preze por informações verdadeiras e relevantes sobre o produto que você está afiliado!

6. IGNORAR AS MÉTRICAS

O conselho pode até parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar: queridos afiliados, não ignorem as métricas!

São elas que irão apresentar os resultados das suas estratégias de vendas para que vocês possam tomar posicionamentos mais assertivos e para que vocês possam descobrir se uma determinada campanha surtiu todo o efeito esperado.

Sem observar atentamente as métricas, vários erros substanciais podem ocorrer!

Agora que você já conhece os maiores e mais comuns erros que podem ser cometidos pelos afiliados, você está preparado para correr (para bem longe!) de todas essas situações!

E aí, tá preparado para alavancar suas vendas? Vem ser um afiliado Braip! 💜

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!