Os Afiliados e Creators que ainda não utilizam o TikTok para monetizar os seus conteúdos podem estar perdendo boas oportunidades no marketing digital. Afinal, o foco dessa rede social são vídeos curtos e objetivos.
Então você não precisa ficar horas editando um vídeo longo, repleto de detalhes e efeitos que nem sempre geram engajamento. Outra vantagem da plataforma é que ela contém diferentes formas de monetização, multiplicando as suas chances de obter ganhos financeiros.
Se você quer aprender como monetizar no TikTok e formas de se destacar na plataforma, não deixe de acompanhar este post até o final!
O que é monetização?
No mundo virtual, a monetização é conhecida como o processo de transformar um produto, serviço ou conteúdo online em dinheiro. Algumas plataformas oferecem soluções específicas para ajudar um Creator a monetizar seu conteúdo de maneiras inovadoras, como o TikTok.
Entre as possibilidades estão a venda de publicidade, cobrança por acesso, criação de um sistema de membros exclusivos e recebimento de doações. Essas oportunidades oferecem aos usuários uma grande flexibilidade para transformar sua paixão em uma fonte de renda sustentável.
Ademais, a monetização depende de variados fatores, como o valor percebido pelo público, a demanda pelo que se oferece, a concorrência no mercado e a qualidade da entrega. Portanto, monetizar a sua estratégia requer planejamento, estratégia e criatividade.
Quais as regras do TikTok para monetizar?
Depois de ver o que significa monetizar, é preciso conhecer as regras do TikTok para obter recursos na plataforma, para ver se você se encaixa nelas. O primeiro requisito exigido é a idade, sendo necessário ter mais de 18 anos.
Na sequência, a opção de monetização precisa estar disponível em seu país. Por ser uma plataforma global, a atuação da plataforma em cada nação pode seguir um regramento diferente, baseado nas leis locais.
Ademais, a monetização só fica disponível para contas ativas e que tenham compartilhado conteúdo nos últimos 30 dias. Essa é uma forma de a plataforma manter sua relevância e possuir uma base de usuários ativa.
Como em outras redes sociais, para conseguir monetizar seus conteúdos no TikTok é preciso ter um número mínimo de visualizações por vídeo e seguidores. Esses fatores podem variar ao longo do tempo, de acordo com o modelo adotado pela rede.
Além disso, o usuário deve ser dono de uma conta pessoal, já que as contas empresariais não contam com a monetização. Por fim, a pessoa deve aceitar as diretrizes da comunidade, bem como todos os termos e condições envolvidos na monetização.
Como monetizar no TikTok?
Sabendo as regras de monetização do TikTok, chegou o momento de aprender como monetizar seus conteúdos. Veja quais são as principais formas de monetização presentes nessa plataforma!
Vendas como Afiliado
Quem atua como Afiliado pode manter essa forma de trabalho ao monetizar no TikTok. A alternativa é interessante, especialmente para quem já tem uma boa audiência nessa ou em outras redes sociais e queira aumentar seus ganhos.
Na plataforma, você pode usar o seu perfil para ganhar mais relevância e autoridade. Logo, será possível começar a monetizar seus vídeos, aumentando as suas chances de vendas como Afiliado, enquanto recebe dinheiro pelos conteúdos produzidos.
Marketing de criadores
O marketing de criadores consiste em colaborar com marcas e empresas que se alinham com o seu público. Com ele, é possível criar vídeos patrocinados e integrados com produtos ou serviços das marcas parceiras, podendo ser uma boa estratégia para o Afiliado.
Você também poderá participar de campanhas ou desafios lançados pelas marcas nas hashtags, sons ou efeitos do TikTok. É permitido divulgar códigos e links de desconto para os seus seguidores comprarem os produtos ou serviços dessas marcas.
Creator
Outra forma de monetizar no TikTok é se tornar um produtor de conteúdo e participar do Creator Fund. Trata-se de um programa que paga os Creators pelo desempenho dos seus vídeos na plataforma. O pagamento é feito mensalmente pelo PayPal ou pelo Zelle.
Para se qualificar, é preciso ter pelo menos 10 mil seguidores, 10 mil visualizações nos últimos 30 dias e seguir as diretrizes da comunidade. O valor pago depende de fatores como o engajamento, a qualidade e a originalidade do conteúdo.
Lives e vídeos
As lives (eventos ao vivo) permitem que você receba doações dos seus espectadores em forma de moedas virtuais, que podem ser trocadas por dinheiro real. Os vídeos podem gerar receita com anúncios, patrocínios ou parcerias com marcas.
Em todos os casos, você precisa ter um bom engajamento, um conteúdo de qualidade e um público fiel. Para tanto, é válido criar um calendário de postagens para manter certa frequência. Porém, esse recurso só está disponível para quem tem mais de mil seguidores.
O que é preciso para se destacar na plataforma?
Após conferir as possibilidades de monetização que o TikTok oferece, é comum ter dúvidas sobre o que é preciso para se destacar na plataforma. Embora não exista uma fórmula-padrão para aumentar a sua relevância nessa rede social, há passos que podem ser úteis.
Um deles é aumentar a sua criatividade, consistência e engajamento. Nesse sentido, lembre-se de produzir conteúdo original, divertido e relevante para o seu público-alvo. Ademais, é preciso postar com mais frequência e seguir um cronograma bem definido para aumentar as chances de sucesso.
Por sua vez, para conquistar engajamento, é interessante interagir com os seus seguidores, responder aos comentários e participar de desafios. Acompanhar as tendências da plataforma ainda pode ajudar a encontrar os assuntos que estão fazendo mais sucesso no momento.
Também é importante colaborar com outros criadores, participando de duetos e hashtags coletivas. Por fim, aumentar suas parcerias e integrar sua audiência com outras plataformas podem ser formas de multiplicar o seu alcance e as chances de você ganhar dinheiro.
Agora que você aprendeu como monetizar as suas produções do TikTok, já pode começar a planejar as ações para começar a ganhar dinheiro nessa plataforma. Com dedicação e estratégia, é possível transformar a sua paixão por criar vídeos e habilidades em uma fonte de renda sólida.
Quer aprender mais sobre a venda de produtos online para aumentar a sua renda com a internet? Veja como vender produtos digitais em 5 passos!
Your page rank: