Blog Braip

Como ganhar dinheiro com o marketing digital?

mulher trabalhando com marketing digital em seu celular

O marketing digital é uma das áreas que mais tem crescido e empregado pessoas nos últimos anos. Isso porque existem várias áreas que podem ser investidas e o conhecimento sobre o assunto é acessível e muitas vezes gratuitos. Chegou agora no mundo do marketing digital e não sabe por onde começar a estudar? Fica tranquilo! Hoje a gente vai te explicar o que é e como trabalhar nessa área, além de te dar dicas de cursos incríveis de marketing digital que você pode assistir!

O que é Marketing Digital?

Apesar de tratarmos sobre marketing digital o tempo inteiro, às vezes, esse termo não está muito bem definidos em nossas cabeças. Então, o quê, de fato, é o marketing digital?

Também conhecido como mkt digital, ele trata sobre um conjunto de atividades e ferramentas utilizadas por uma empresa, marca ou pessoa física, com intuito de atrair novos clientes e negócios, criar relacionamentos consistentes e desenvolver a identidade da marca. O marketing digital ajuda a definir o público-alvo de um negócio e auxilia na criação de maneiras assertivas de se comunicar com esse público de forma direta e personalizada.

Não para por aí! Uma das principais funções do marketing digital é contribuir na promoção e divulgação de produtos ou marcas no ambiente virtual, ou seja, na Internet! Usando esses canais, as marcas lançam campanhas para vender produtos que tentam resolver problemas e dores, ou satisfazer desejos e sonhos dos seus potenciais clientes e público-alvo.

Mas se você acha que o marketing digital é utilizado apenas por empresas ou marcas, você está muito enganado! O marketing é necessário em várias áreas e ambientes da vida, como em ONGs, igrejas, universidades, hospitais, associações, divulgação de imagem pessoais e até negociações governamentais!

Além disso, por trabalhar em meio on-line, o marketing digital é um dos melhores meios para que consigamos calcular o retorno sobre os investimentos da empresa, definir quais métricas devem ser analisadas e que retratem as informações que buscamos. Essas métricas podem ser acompanhadas por uma série de ferramentas, como o Google Analytics, por exemplo.

O ambiente virtual tem crescido exponencialmente! Segundo a Resultados Digitais, somente em 2020 o comércio eletrônico no Brasil ganhou mais de 20 milhões de novos consumidores, movimentando mais de 300 milhões de pedidos com um faturamento recorde. Em pesquisa lançada pela Digital 2022, podemos verificar que existem quase 5 bilhões de usuários ativos na Internet em todo o mundo! No Brasil, são mais de 165 milhões de usuários. Dessa forma, estabelecer uma presença digital é algo essencial! E, nisso, o marketing digital pode ajudar (e muito!).

Como funciona o Marketing Digital?

Girl Reaction GIF by MOODMAN - Find & Share on GIPHY

O bom funcionamento do marketing digital passa por algumas etapas de execução. São elas:

  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Produção;
  • Publicação;
  • Promoção;
  • Propagação;
  • Personalização;
  • Precisão.

Esses são os 8 p’s do marketing digital. Na pesquisa você deve analisar os seus concorrentes e descobrir quem é a sua persona; o planejamento trata sobre direcionar as suas ações de forma assertivo; já a produção é a criação do conteúdo, das peças gráficas e tudo aquilo que engloba o seu planejamento de marketing digital.

publicação, como o nome já diz, é a disponibilização do seu conteúdo no ambiente virtual, mas isso não pode ser feito ao acaso, é necessário publicar suas peças nas redes utilizadas pela sua persona. A promoção, por sua vez, é promover a sua peça publicitária; enquanto propagação é a utilização de algumas ferramentas que irão aumentar o alcance das suas publicações.

personalização irá trabalhar a forma de comunicação mais humanizada e próxima ao seu cliente, personalizando o tipo de linguagem e tratamento com o público. E, por último, mas não menos importante, a precisão trata sobre o acompanhamento e análise das suas ações para verificar o que tem dado certo e o que precisa ser modificado.

Estratégias de Marketing digital

Lesson Studying GIF - Find & Share on GIPHY

Existem diversas possibilidades de trabalhar com o marketing digital, seja ele com objetivos empresariais ou mais pessoais. Porém, existem algumas técnicas e estratégias que são mais utilizadas e que oferecem resultados mais claros, mensuráveis ou palpáveis. E é sobre isso que nós vamos falar agora!

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo tem o intuito de informar, educar ou entreter o seu futuro cliente. Com ele, você vai nutrir o seu lead de informações sobre a área que o seu produto abrange e, dessa forma, criar autoridade sobre o assunto. Mas esse conteúdo não pode ser aleatório, sobre qualquer assunto. Ele precisa falar sobre o seu mercado ou nicho e tratar sobre possíveis dores e dúvidas do seu público-alvo (também conhecido como persona).

E-mail Marketing

Parece antiquado, mas o e-mail marketing entrega excelentes resultados quando utilizado da forma correta. Com uma boa estratégia na utilização dos e-mails, você pode utilizar ferramentas de automação que irão enviar todo o seu conteúdo para listas de contatos de negócio pré-estabelecidas. Além disso, essas ferramentas apresentam relatórios com dados importantes como taxa de abertura de e-mail, taxa de clique e taxa de cancelamento.

Redes Sociais

Podemos dizer que grande parte da população mundial está presente em uma ou mais redes sociais, seja ela o Instagram, Facebook, YouTube, Twitter ou Pinterest, por exemplo. Então, levando isso em consideração, é de suma importância criar campanhas direcionadas para cada um desses canais. É claro que não adianta ir soltando anúncio em todas as redes sociais, primeiro você deve saber onde está o seu público, quais redes ele acessa mais e quais tipos de anúncios eles estão mais propícios a receber bem.

Marketing de Busca (SEM)

O SEM tem o intuito de fazer com que o site da sua empresa apareça com prioridade nos mecanismos de buscas. Dessa forma, você pode aplicar as técnicas de SEM de duas formas: através das estratégias de SEO (Search Engine Optimization), muito utilizadas na produção de conteúdo e atração orgânica e, também, através dos links patrocinados que é a propaganda em áreas de patrocínio nas páginas de pesquisa como o Google.

Além dessas estratégias, você pode aplicar o marketing digital em:

  • Inbound Marketing;
  • Blogs;
  • Sites Institucionais;
  • Publicidade;
  • Marketing de Afiliados;
  • Gestão de leads;
  • Otimização de Conversão (CRO);
  • Podcasts;
  • Ferramentas e aplicativos.

Opções não faltam para aplicar o marketing digital e tudo que ele pode oferecer! Mas, se vocês está se perguntando como trabalhar com marketing digital ou em quais áreas você pode atuar, a gente te conta agora mesmo!

Como trabalhar com Marketing Digital?

Work Working GIF - Find & Share on GIPHY

Apesar da imagem acima, você não precisa perder o controle para trabalhar com marketing digital, rs! Mas são necessárias algumas habilidades específicas que podem ser adquiridas com estudo e um pouquinho de força e vontade!

Dentre essas habilidades, podemos citar ter familiaridade com o mundo digital, entender como funciona a dinâmica e as estratégias criadas para trabalhar em ambiente virtual e ter a capacidade de se adaptar às mudanças, já que o meio digital está em constante modificação.

É necessário, também, que você esteja em constante aprendizagem, procure por leituras que enriqueçam o seu conhecimento sobre marketing digital e trabalhe para aplicar esse conhecimento em seu dia a dia.

Quais os melhores cursos de Marketing Digital?

Se você realmente ficou interessado sobre o ramo de marketing digital e quer saber mais sobre o assunto, vamos te apresentar alguns cursos (gratuitos e pagos) que irão te ajudar a abrir novos horizontes e aprender tudo que você precisa saber sobre mkt digital! Confere aí!

1. Fundamentos do Marketing Digital

Esse é um curso gratuito oferecido pelo Google, ele conta com 26 módulos e fornece uma certificação ao final do curso. Com ele você irá aprender desde os primeiros passos até a criação planejamentos estratégicos bem elaborados.

2. Curso de Marketing de Conteúdo

Esse curso é oferecido pela Rock Content e, segundo a empresa, “Com esse curso é possível aprender tudo sobre a produção de conteúdos para o ambiente digital por meio de diferentes ações e canais. Além de ser 100% em português, ele é gratuito e ainda dispõe de um certificado”.

3. Introdução ao Inbound Marketing

O curso de Inbound Marketing é oferecido pela RD University, da Resultados Digitais. Apesar do nome, esse é um curso 100% em português e também é gratuito. Todo conteúdo foi criado e apresentado pelo André Siqueira, um dos fundadores da RD.

4. Gestão de Redes Sociais

Mais um curso criado pela RD University mas, dessa vez, pago (porém, bem baratinho, vale a pena). Esse curso é indicado para pessoas que já tem familiaridade com marketing digital e desejam aprofundar o conhecimento na gestão das redes sociais.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre marketing digital e já descobriu bons cursos para aprofundar seu conhecimento, que tal criar o seu planejamento de estudo e começar a trilhar a sua jornada nessa área que está em plena ascensão? 🚀🚀🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!