Blog Braip

Funil de vendas do marketing digital: como funciona?

O funil de vendas no marketing digital é uma pirâmide invertida de ações que leva usuários a conhecerem e consumirem seu produto. Isso porque as pessoas são estimuladas a virarem clientes de um negócio por meio de uma combinação de técnicas.

Nesse contexto, é preciso estruturar o topo, meio e fundo do funil de maneira que esse movimento seja feito adequadamente. Assim, a estratégia ajuda a marca a capturar leads, fortalecer relações com clientes e conseguir resultados promissores.

Considerando esse modelo, os clientes em potencial terão seu primeiro contato na parte ampla do funil, ou seja, a primeira. Depois, as estratégias de marketing o levarão para o meio e, no final do funil, o objetivo é que eles se tornem consumidores das soluções e produtos oferecidos pela marca.

Quais são as etapas do funil?

You Know Which One Fernanda Ramirez GIF - You Know Which One Fernanda Ramirez You Know The One GIFs

Após ter uma visão geral do que é o funil de vendas voltado ao marketing digital, vale entender cada etapa. Como você leu, as três fases são importantes para chegar à meta final, que é a conversão em venda. Logo, convém analisá-las com atenção antes de colocar as ações em prática.

Veja só!

Topo do funil

A primeira parte, conhecida como topo do funil, refere-se à descoberta feita pelo cliente, quando ele percebe que possui uma necessidade ou uma demanda não atendida. Nesse momento, o marketing digital adota medidas para ajudar a pessoa a descobrir o que exatamente ela está buscando.

Sendo assim, o topo contempla as ações iniciais de prospecção. Ou seja, a etapa foca na atração de indivíduos para eles consumirem conteúdos feitos pela sua marca.

Um dos métodos que pode ser utilizado para esse objetivo é a produção de conteúdos ricos. A ideia é educar os usuários com informações de qualidade sobre os assuntos que envolvem o universo da sua área de atuação.

Por exemplo, o dono de uma loja de camisetas pode criar um blog com diversos artigos sobre moda para atrair usuários e gerar leads. Nessa fase, ainda não é necessário adicionar informações específicas dos produtos e da marca.

Entre as muitas outras opções, há:

  • publicações em redes sociais ou em sites relacionados à sua atuação;
  • vídeos explicativos ou tutoriais;
  • podcasts informativos.

Independentemente da plataforma usada em suas estratégias, lembre-se de que o foco é fazer o usuário se interessar pelo tema. A medida ajudará a gerar oportunidades que serão trabalhadas até concretizar a venda.

Meio do funil

Já o meio do funil é direcionado para as pessoas que perceberam que existe um problema a ser resolvido, mas ainda não solucionaram a questão. É aqui que elas começam a fazer pesquisas para se aprofundar no assunto.

Nesse momento, vale estabelecer e aprofundar o relacionamento com os potenciais interessados em se tornar clientes. É o caso de utilizar mecanismos como a newsletter e abrir outros pontos de contato, mostrando soluções que envolvem os seus produtos.

Pense no caso de alguém que tem dúvidas sobre como abrir um negócio de sucesso. Após o acesso ao conteúdo do topo de funil, a pessoa busca uma solução. Nesse momento, vale a pena direcionar esse lead para um curso online sobre empreendedorismo, por exemplo.

Se você tiver esse infoproduto como solução, o lead que está no meio de funil poderá avaliar melhor a oportunidade, ficando mais próximo da conversão.

Fundo do funil

Por fim, o fundo de funil serve para mostrar que você, enquanto Creator, possui a solução perfeita para o consumidor. Nessa etapa, é importante que a abordagem do marketing seja para apontar quais são as vantagens de consumir seus serviços e produtos.

No caso da loja de camisetas, seria interessante tratar, por exemplo:

  • qualidade das peças;
  • melhor preço em relação aos concorrentes;
  • estampas diferenciadas e originais;
  • entrega rápida.

Já em relação ao curso online de empreendedorismo, seria adequado demonstrar como os módulos trazem ensinamentos relevantes e como é fácil aprender com um curso que pode ser acessado de qualquer lugar.

Ou seja, essa fase serve para motivar o usuário a finalizar a compra e se tornar cliente. Por isso, é essencial apresentar as vantagens que você possui no mercado e o porquê a aquisição será benéfica para ele.

Como montar um funil de vendas e vender mais?

How Why GIF - How Why Confused Look GIFs

Você já aprendeu quais são e como funcionam as etapas do funil de vendas. Agora, é essencial saber como montá-lo adequadamente. 

Para tanto, é necessário observar as seguintes tarefas:

  • definir o público-alvo e a persona;
  • determinar qual é a jornada do seu consumidor em cada etapa;
  • promover ações relativas à cada fase do funil;
  • acompanhar os resultados das etapas. 

Para exemplificar, veja como seria um plano de ação referente a esse planejamento de vendas com ajuda do marketing digital:

Definição de público-alvo

Continuando com a ideia da loja de camisetas, imagine que as estampas e cores seriam voltados às pessoas que gostam de Beatles, Star Wars, heróis e outros ícones influentes. Assim, o público-alvo poderia ser adultos entre 20 e 40 anos, que gostam de acompanhar a cultura pop. 

Determinação da jornada do consumidor

Nessa parte, é importante pensar nas três etapas e como elas se encaixam com a realidade dos potenciais clientes. No topo do funil, vale definir qual é normalmente a solução que o consumidor está procurando — por exemplo, definir seu estilo.

No meio, como ajudá-lo a encontrar essa solução mostrando que a moda e as camisetas são formas eficazes de resolver a questão. Já no fundo de funil, a ideia seria mostrar como seus produtos o ajudarão a atender as necessidades identificadas.

Promoção de ações em cada etapa

Promover ações é essencial para que a prospecção de clientes aconteça. Portanto, determine quais serão as ferramentas estratégicas para chegar aos usuários em cada etapa. Elas podem ser feitas por meio das redes sociais, com o uso de conteúdo ou com prospecção ativa — inclusive com links patrocinados.

Acompanhamento dos resultados

Não basta testar alternativas para prospectar clientes. Você precisa acompanhar os resultados. Eles mostrarão se as ações estão se transformando em vendas. Então confira o desempenho obtido e faça adequações diante de falhas ou novas necessidades dos clientes.

Neste artigo, você entendeu como funciona o funil de vendas do marketing digital. Agora, vale colocar as dicas em prática para alcançar mais consumidores e ampliar as vendas como Creator. Com essas informações, você conseguirá executar essa ferramenta estratégica a seu favor.

Gostou deste artigo? Para ter acesso a mais conteúdos relevantes, siga a Braip no LinkedIn, Instagram e Facebook!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!