Blog Braip

Google Ads para Afiliados: veja como funciona

afiliado mexendo no google ads

O Google Ads é uma excelente ferramenta para Afiliados que desejam criar campanhas de divulgação e vender muito pela Internet. Se você ainda não sabe o que é ou como usar essa plataforma, chega mais! A Braip te conta!

Nesse conteúdo você vai aprender:

O que é Google Ads?

Come On Reaction GIF by MOODMAN - Find & Share on GIPHY

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Com ele você pode (literalmente) pagar ao Google para aparecer em destaque nas suas páginas, criando anúncios de Pesquisa (na SERP do Google), de Display, no YouTube, Play Store ou no Gmail. Vamos falar sobre cada um deles ali embaixo, não se desespere, rs!

Pra você ter uma ideia, só em 2021, a receita de anúncios do Google foi de 209,49 bilhões de dólares! Mas não é só a lucratividade da empresa com anúncios que estamos colocando em pauta. O Google possui uma participação de mercado de cerca de 90% em uma ampla gama de mercados digitais. Ou seja, se o seu anúncio está em alguma rede do Google, é muito provável que o seu cliente o veja!

A parte mais interessante do Google Ads é que você pode nichar a sua audiência e segmentar o seu público. Dessa forma, você vai ter muito mais assertividade já que as pessoas que irão receber o seu anúncio são muito mais qualificadas dentro da sua necessidade de público.

Bora descobrir quais tipos de anúncio você pode investir? Listinha rápida, eficiente e simples! Anota aí tudo que você precisa saber e lembrar depois!

Rede de Pesquisa (SERP)

Essas são as propagandas que aparecem no início da página de resultados de pesquisa (conhecida como SERP). Elas podem ser identificadas graças a descrição “Anúncio”, presente bem acima de cada link patrocinado. A maior vantagem desse tipo de anúncio é que você só paga pelo ser serviço quando a pessoa clica no link.

Mas, conseguir uma posição de anunciante na SERP do Google pode ser caro e um pouco difícil (tudo irá depender da concorrência para a key-word escolhida). É assim, primeiro você precisa cadastrar as palavras-chave no Google Ads e informar o valor que está disposto a pagar. Acontece uma espécia de “leilão” dos anunciantes com a mesma palavra-chave que a sua e quem oferecer mais, ganha.

anúncio serp google

Rede de Display

Segundo a Resultados Digitais, Rede de Display é um “conjunto de sites parceiros do Google que se associam para receber publicidade paga em suas páginas por meio do Google Ads. Por meio dela é possível divulgar a sua marca de forma segmentada, auxiliando na captação de um público qualificado”.

Sabe quando você visita um site de compras atrás de um produto ou o pesquisa no Google e, de repente, esse produto começa a aparecer em todos os outros sites que você acessa? Bom, isso é Rede de Display! É uma forma de anúncio que funciona como um lembrete: “Olha, lembra que você deu uma olhada nesse produto? Ele ainda ta aqui!”.

anúncio display Google

Anúncio no YouTube

Existem diversos formatos para anunciar pelo YouTube: in-stream puláveis e não-puláveis, bumper ads, masthead, anúncios de vídeo discovery e out-stream. Cada formato possui suas particularidades e podem ser utilizados para fins e objetivos diferentes. Se você quer saber mais sobre os tipos de anúncios pagos que podem ser feitos no YouTube, dá uma olhada nesse material da Rock Content.

Anúncios na Play Store e Gmail

A primeira forma é direcionada para pessoas que possuem aplicativos e querem aumentar sua rede de alcance, pois com esse de tipo anúncio você pode promover seu app para usuários de Android ou iOS. Já os anúncios no Gmail são personalizados e aparecem diretamente na caixa de entrada dos usuários da plataforma.

Como vender como Afiliado pelo Google Ads?

Get Your Billion Back Make It Rain GIF by Billion Back Records - Find & Share on GIPHY

Para vender no Google Ads como Afiliado você tem duas opções:

  • Direcionando seus leads para sua página de vendas, landing page ou site
  • Direcionando os leads para a página do Produtor com o seu Link de Afiliados

A opção mais assertiva e que irá lhe entregar ótimos resultados é a primeira, ou seja, direcionando os leads direto para uma página própria.

Isso porque, direcionar os clientes para a página de Link de Afiliados pode apresentar algumas desvantagens como não conseguir divulgar qualquer produto, pois a página do Produtor onde está hospedado o seu Link pode não estar de acordo com as diretrizes de anúncios do Google.

Outra desvantagem trata sobre a visualização do seu anúncio, pois como vários Afiliados divulgadores estão utilizando a mesma página do Produtor (ou seja, o mesmo link de direcionamento), somente o Afiliado com o anúncio mais qualificado irá aparecer mais vezes para o público segmentado. Dessa forma, você pode perder algumas vendas para o seu concorrente!

Mas é claro que também existem vantagens em anunciar na plataforma utilizando o seu Link de Afiliados. A primeira delas é não ter que se preocupar em construir todo um site para receber o tráfego dos leads. Outra é contar com toda a autoridade do site do Produtor para ajudar a concretizar as suas vendas.

Agora que você já conhece as formas de anunciar no Google Ads como Afiliado, já descobriu as vantagens e desvantagens de utilizar diretamente o seu Link de Afiliados na divulgação dos produtos, chegou a hora de descobrir como configurar a plataforma para as vendas!

Como divulgar Link de Afiliado no Google Ads

Se você quer vender com o Google Ads com o seu Link de Afiliados, é muito simples! Basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiro você precisa criar sua conta na plataforma
  2. Agora chegou a hora de criar a sua primeira campanha, para isso acesse “Visão geral” e, em seguida, clique em “+ Nova Campanha”
  3. Escolha o objetivo da sua campanha (vendas, leads, tráfego, etc.) e o tipo de campanha (Rede de Display, Pesquisa, etc.)
  4. Insira o seu Link de Afiliados na aba “Site da sua empresa”

divulgando link de afiliados no google ads

Agora é só continuar a configuração do seu anúncio. E, olha, fica tranquilo! O Google te dá todo um tutorial de suporte para que você possa criar a sua primeira campanha caso você ainda não tenha experiência com esse universo. Então, não tem erro!

Como divulgar site próprio no Google Ads

Que  você precisa de um site para anunciar nesse formato, você já sabe. Existem algumas opções pra você que quer ter um site próprio, mas não tá com grana pra investir nisso agora. Anota aí!

  1. Google Sitesapesar de um pouco limitada, essa é uma ferramenta gratuita para a criação de sites. Com ela você pode construir sua página do zero e utilizar a hospedagem do Google para divulgar o seu link no Ads.
  2. WordPress: com essa plataforma você também pode criar o seu site do zero ou utilizar templates prontos. Aqui você tem a opção de criar sites de forma gratuita ou paga. Porém, é válido lembrar, que nessa opção você irá precisar contratar um serviço de hospedagem.
  3. Wix: essa é outra opção gratuita para você que deseja ter o seu site próprio. Simples e rápido de usar, com essa ferramenta você pode personalizar o site da forma que quiser.

Depois de criar o seu site e organizar tudo que precisa, é só seguir os mesmo passos apresentados no tópico “Como divulgar Link de Afiliados no Google Ads”.

5 dicas para criar um anúncio incrível!

1) Para criar anúncios assertivos e atingir o público certo para o seu tipo de produto, primeiro você precisa conhecer o seu público e saber onde ele está: Facebook, Instagram, YouTube, outra rede social ou site? Isso vai te ajudar a saber onde vincular o seu anúncio. De nada adianta publicar anúncios no Facebook se o seu público-alvo está no YouTube, concorda?

3) Teste suas possibilidades! Teste as imagens ou vídeos do seu anúncio, sua copy, os títulos, o público e até mesmo o posicionamento e objetivos da sua campanha. Somente assim você saberá o que funciona melhor para você e para o seu produto.

4) Descubra o valor certo para investir em publicidade paga. O valor de investimento não pode ultrapassar o valor que você irá receber de comissão, se não você terá prejuízos.

5) Defina o objetivo do seu anúncio: divulgar sua marca e ganhar visibilidade, conseguir mais seguidores, levar mais visitas para sua página de vendas, gerar leads ou vender uma oferta.

6) Defina o formato do seu anúncio (vídeo, imagem, texto…) e crie um bom CTA.

Agora que você já sabe o que fazer, defina os seus objetivos e comece os seus testes! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!