Blog Braip

Melhores horários de engajamento do Instagram

melhor hora pra postar no instagram

Você já ficou meio perdido quando foi fazer uma publicação sobre seu negócio no Instagram e não sabia bem qual o melhor horário para conseguir o máximo de engajamento? Então confere o post de hoje e anota aí essas dicas incríveis!

MAS, PRIMEIRO, O QUE É ENGAJAMENTO?

A palavra engajamento pode até parecer complicada e ter um significado complexo, mas, na verdade, ela é bem simples de ser compreendida. O engajamento nada mais é do que um conceito do marketing que indica a proximidade entre a sua empresa ou negócio e os seus consumidores. Dessa forma, podemos dizer que quanto mais engajado for o seu público, mais interação e proximidade ele tem com a sua marca.

Existem algumas dicas simples que podem ajudar (e muito!) a melhorar o engajamento da sua página. Apesar desse não ser o assunto principal dessa postagem, nós, da Braip, não perdemos uma oportunidade de passar informações incríveis para dar um up nas suas divulgações. Então anota aí e já começa a colocar tudo em prática! 

  • Conheça o seu público: para criar engajamento, você precisa saber quem recebe suas publicações. Só assim você conseguirá fazer um direcionamento de postagem mais assertivo, com assuntos realmente relevantes para o seu público.
  • Esteja presente em mais de uma rede social: dê liberdade para seu cliente de estar em contato com você com a plataforma que ele já está acostumado a utilizar, sem precisar fazer cadastros em novas redes socais. Descubra onde está o seu público e crie perfis no Instagram, Facebook, YouTube, Twiter ou ofereça o contato via WhatsApp.
  • Crie conteúdo relevante: a melhor forma de interagir com seu público, é criar um conteúdo que o auxilie a solucionar um problema ou o ajude a aprender algo novo sobre o assunto.
  • O e-mail marketing não morreu: parece que não, mas é verdade esse “bilete”. Isso acontece porque o e-mail ainda é uma estratégia eficiente quando você quer ter mais proximidade com seu cliente. Com ele você pode mandar mensagens personalizadas, conteúdo relevante direcionado para cada tipo de lead e falar diretamente com seu cliente.

EXISTE UMA MELHOR HORA PARA POSTAR NO INSTAGRAM?

O Instagram é uma das redes mais utilizadas em todo o globo terrestre. Dúvida? A Braip pode provar e, aqui, nós mexemos com dados, bebê!

Segundo o relatório elaborado pela We Are Social e Hootsuite, hoje, o Instagram possui 1,39 bilhão de usuários em todo mundo e está em 4º lugar como a rede social mais acessada (perdendo apenas para Facebook, YouTube e WhatsApp). No Brasil ele sustenta a sua 4ª posição com 110 milhões de usuários (para você ter uma ideia, isso é mais da metade da população brasileira, que ronda em torno de 212 milhões de pessoas registradas no senso de 2020).

Com esse monte de usuários em uma única rede social, não é de se estranhar que seja um ótimo lugar para divulgar os seus produtos e serviços. Mas qual seria o melhor horário para realizar suas postagens para que você tenha o máximo de engajamento possível?

De acordo com Neil Patel, um dos maiores profissionais de marketing da nossa geração e co-fundador da NP Digital, os melhores horários para fazer suas postagens são os seguintes:

  • Domingo: entre 10h e 14h;
  • Segunda: entre 11h e 17h;
  • Terça: entre 9h e 18h;
  • Quarta: 11h;
  • Quinta: 15h;
  • Sexta: entre 9h e 16h;
  • Sábado: 11h.

Já a Resultados Digitais, em uma publicação sobre esse assunto, passa uma informação um pouco diferente. Segundo a página, os melhores horários para postagem seriam:

  • Sábado: 14h;
  • Quarta-feira: 17h;
  • Quinta-feira: 17h;
  • Domingo: 20h (para alguns segmentos como educação e tecnologia).

Mas, o mais importante a se dizer, é que esses horários não padronizados e nem definitivos. Isso acontece, pois, diferentes públicos utilizam as redes sociais em horários diferentes. 

Você deve estar se perguntando: “Se os horários de engajamento são diferentes para cada categoria de público, como vou saber que horas meu cliente acessa mais o meu perfil e interage com minhas publicações?”. Essa é, de fato, a pergunta que você deve se fazer e agora você vai aprender a como descobrir o melhor horário de engajamento na sua página do Instagram!

COMO DESCOBRIR O MELHOR HORÁRIO DE ENGAJAMENTO DA MINHA PÁGINA?

como conseguir mais engajamento

Muito fácil: apresentamos para você o Instagram Insights! Em poucas palavras, o Instagram Insights é uma ferramenta para análise de dados que oferecem informações sobre horários de pico de acesso em sua página, impressões, alcance, cliques, dados dos seus seguidores como sexo, idade, localização geográfica e muitas outras métricas que vão te ajudar muito a planejar melhor suas estratégias de postagens.

Essa ferramenta foi criada pelo próprio Instagram para que você possa analisar suas páginas no aplicativo, e tudo que você precisa fazer para ter acesso a essa belezinha é transformar seu Instagram em uma conta comercial, o Instagram For Business.

Se você não sabe como fazer essa transição, dá uma olhada nesse tutorial que a Central de Ajuda do Instagram criou para te ajudar.

QUAIS DADOS ANALISAR NO INSTAGRAM INSIGHTS?

O Instagram Insights possui quatro abas principais:

  1. Atividades: informações sobre o comportamento dos usuários;
  2. Conteúdo: interações com as postagens da sua página;
  3. Público: dados demográficos e comportamentais dos seus seguidores;
  4. Stories: desempenho do seu conteúdo postado nos Stories.

Todas as informações que você procura para descobrir quais dias e quais horários são melhores para realizar publicações em sua página no Instagram podem ser encontradas na aba “Público”, na subdivisão “Seguidores”. Nela, você pode ver as interações com sua página em “Dias” e “Horas” e descobrir onde ocorre os picos de engajamento com a sua página.

BENEFÍCIOS DE USAR O INSTAGRAM INSIGHTS

Ainda não tem certeza se essa é a melhor ferramenta para analisar o público que interage com você? Bom, nós podemos te dar algumas boas razões para testar o Instagram Insights. Dá uma olhada!

  • Conhecer melhor os seus seguidores;
  • Descobrir o alcance dos seus posts;
  • Entender o engajamento com seus stories;
  • Conhecer o comportamento dos seus seguidores;
  • Analisar e expandir sua audiência;
  • Melhorar a produção de conteúdo;
  • Aumentar o retorno dos seus anúncios;

Agora que você já sabe o que é, como funciona e como utilizar o Instagram Insights para descobrir os melhores horários de engajamento do público com a sua página, que tal descobrir como ganhar mais dinheiro na Internet com o Marketing de Afiliados?

A Braip te mantém sempre um passo a frente no empreendedorismo digital! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!