Blog Braip

O que é copywriting: técnicas para ajudar na venda

homem escrevendo sua copy

Muito provavelmente você já escutou essa palavra “copywriting” ou então essa aqui: “copy”. Mas você tem ideia do que isso pode significar? Uma pergunta mais assertiva seria: você sabe fazer uma copy perfeita que vai te ajudar a aumentar as suas conversões e fechar muito mais vendas? Se a resposta para essas perguntas foram um belo “não”, saiba que nem tudo está perdido! Hoje nós vamos te explicar todos os passos para criar uma copy perfeita para sua página de vendas!

Ah, e você vai aprender isso tudo comigo: Stheffani Garcia, uma das melhores copywriters do país segundo a Afiliados Brasil 2022!

Nesse conteúdo você vai aprender:

  • O que é uma copy
  • Primeiro o planejamento: a estratégia de copywriting
  • O que preciso saber para criar a copy perfeita
  • Exemplos de CTA’s que convertem

O que é uma copy

I See You What GIF by Saturday Night Live - Find & Share on GIPHY

Copy (texto) ou copywriting (escrita de texto) é uma estratégia de produção de conteúdo textual com objetivo de convencer o leitor a realizar uma determinada ação, seja ela a compra de um produto, a assinatura de uma newsletter, continuar navegando pelo blog ou acessar um determinado link, por exemplo.

Mas se você acha que essa técnica é nova, saiba que você está errado! O termo surgiu em 1828 e foi criado por Noah Webster. Há época, copy remetia a “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

É claro que desde então o termo passou por alguma mudanças na interpretação e, hoje, é utilizado como um texto de apresentação para convencer alguém a realizar uma determina ação.

Mas a verdade é que a copy é muito mais que um texto de apresentação! Ela é uma técnica de conteúdo rico, interessante e relevante para o público de cada empresa. É por esse motivo que podemos dizer que as técnicas de copywriting andam de mãos dadas com o marketing de conteúdo. Tudo isso porque a ideia é conduzir o consumidor, por meio de conteúdos estratégicos e educativos, através do funil de vendas, até que ele esteja preparado para realizar a conversão.

Primeiro o planejamento: a estratégia de copywriting

Kenan Thompson Popcorn GIF by Saturday Night Live - Find & Share on GIPHY

Uma das melhores dicas para criar uma estratégia de copywriting perfeita é conhecer, profundamente, a persona da sua marca. Somente assim, você poderá criar um conteúdo direcionado a atender e solucionar as dores do seu cliente. Com um conteúdo bem direcionado, fica mais fácil conduzir seu lead através do funil de vendas, captando e prendendo sua atenção até o momento de converter o seu cliente. Seu texto deve inspirar o seu leitor, criar um relacionamento entre ele e a marca e convencê-lo a realizar uma ação.

Mas, antes de começar a sair escrevendo seus textos por aí, existem algumas informações que você precisa saber para que sua copy realmente cumpra o seu dever: vender! Dá uma olhada!

  • Pesquisa e mais pesquisa: antes de começar a produzir o seu conteúdo, pesquise bastante sobre o assunto que você vai escrever. Não somos sempre especialistas nos assuntos, mas podemos nos tornar antes de escrever a copy
  • Objetivo da produção de conteúdo: lembra quando falamos que um dos princípios da copy é conduzir o seu lead através do funil de vendas para que ele cumpra uma ação de conversão? Pois bem, para conduzir o seu lead é necessário que você crie um calendário de publicações, com conteúdos que vão desde os assuntos mais básicos (topo de funil) até os mais complexos (fundo de funil)
  • Conteúdo exclusivo: pesquisar é uma coisa, copiar é outra; então atenção! Produza conteúdos exclusivos, com um tom de comunicação certo e que seja realmente educativo
  • Análise das métricas de conteúdo: é muito importante que você acompanhe as métricas das suas postagens com a ajuda do Google Analytics. Assim, você poderá entender como funciona o comportamento dos leads que acessam o seu blog ou página de vendas, quais conteúdos são mais acessados, em quais horários e etc

O que preciso saber para criar a copy perfeita

Good Burger Reading GIF - Find & Share on GIPHY

Acho que você já pescou algumas dicas durante a leitura até aqui, mas existe muito mais informações que eu posso te passar pra que você consiga criar uma copy realmente perfeita! Se você ainda não pegou seu caderninho de anotações essa é a hora! Anota todas essas dicas ai, hein?!

Conheça a sua persona!

Primeiro precisamos lembrar da dica mais importante de todas: conheça a sua persona! Você vai escrever pra ela, então você precisa saber sobre quais assuntos ela realmente quer ler, senão você não vai converter esse lead!

Conte histórias e escreva como você fala

Para pescar a atenção do seu lead e fazer com que ele acompanhe (de verdade!) os conteúdos que você publica, você precisa contar histórias. Sabe esse jeito descontraído que eu tenho utilizado desde o começo do texto, que facilita a compreensão do conteúdo que eu estou te passando? Então, isso é contar uma história, muito conhecido como storytelling.

Além disso, é muito interessante que você escreva da forma que você fala. Isso cria uma proximidade com o seu lead, um relacionamento mais humano durante a captura da atenção do cliente. Mas lembre-se: não exagere e não escreva errado (pelo amor de Deus!)! É pra criar uma proximidade e fugir da escrita formal engessada, mas tudo tem limite! Descubra o seu conhecendo, profundamente, a sua persona!

Um bom título é tudo

O título é outro fator bem importante na sua copy, isso porque ele é o primeiro contato do lead com o seu texto. Além disso, esse é um dos elementos mais importantes para os buscadores (Google, Yahoo, etc). Ou seja, o seu título precisa conter as palavras-chave mais buscadas pela sua persona. Além disso, é importante que ele seja bem claro sobre o assunto que ele aborda e não ultrapasse 55 caracteres.

Use pesquisas comprovadas e números

Que tal validar os dados da sua copy apresentando pesquisas reais, de órgãos e sites com autoridade e comprovadas? Isso vai dar mais credibilidade as informações que você inclui no seu texto. Pois nesse caso, você direciona a autoridade de outras pessoas ou empresas para uma informação sobre o seu produto ou serviço. E lembre-se: você precisa sempre linkar o endereço de onde você tirou a informação!

Objeções sobre o produto? Antecipe e quebre todas!

Sabe aquelas dúvidas que podem surgir quando você está querendo comprar um produto pela internet? Pois bem, liste todas as dúvidas que podem surgir e antecipe das respostas para essas objeções.

É bom lembrar que você não vai estar presente no momento da compra ou visita que o lead faz ao seu site. Então, para não perder suas vendas, antecipe todas as objeções e dê respostas completas e relevantes ao seu público. Você pode usar uma sessão de dúvidas frequentes para isso!

Provas sociais são tudo de bom!

Prova social nada mais é do que depoimentos de clientes que já utilizam o seu produto. E porque elas são tão importante, Stheffani? Simples: pessoas tendem a confiar em outras pessoas que já utilizaram e aprovam determinado produto, serviço ou situação. Por esse motivo, comece a recolher todos os depoimentos que puder de pessoas que compraram o seu produto. Assim, você vai poder escolher os melhores para colocar na copy da sua página de vendas!

Não venda características, venda experiência

Muito mais importante do que ficar falando sobre as características do seu produto, é essencial que você conte sobre todos os benefícios e qual experiência o seu produto vai entregar ao seu cliente. Faça uma lista de tudo que o seu produto pode entregar ao seu cliente mas foque na experiência e cri uma conexão emocional com seu lead de forma natural, nada forçado, hein?

Exemplos de CTA que convertem

Kenan Thompson Snl GIF by Saturday Night Live - Find & Share on GIPHY

Primeiro e muito importante é te explicar o que é um CTA: essa é uma sigla inglesa para ”call to action”. Traduzindo, seria como ”uma chamada para ação”. Assim, os CTA’s chamam o seu potencial cliente para realizar uma ação, como um cadastro, comprar um produto ou assinar sua newsletter. Deu pra perceber como a função do CTA complementa a copy, né?

Os CTA’s criam um sentido de urgência, de que se o lead não realizar aquela ação naquele momento, ele vai perder uma grande oportunidade que traz inúmeros benefícios pra saúde ou bem-estar dele. Além disso, seus CTA’s precisam ser bem específicos: nada de colocar um “compre agora” quando na verdade você precisa que o lead acesse um link.

Agora eu vou te passar uma lista de CTA’s que convertem muito mas, lembre-se: utilize os CTA’s que convertem com o objetivo do seu texto!

  • Quero fazer parte!
  • Assine agora!
  • Compre agora!
  • Clique aqui!
  • Inscreva-se!
  • Quero saber mais!
  • Assine grátis para testar!
  • Comente agora!
  • Veja as novidades!
  • Clique e confira!
  • Assine um mês grátis!
  • Navegue agora!
  • Assine e receba!

Existem vários outros tipos de CTA e uma rápida pesquisa pela internet pode te comprovar isso! Esses são os CTA’s que eu mais uso e que tem mostrado grandes resultados.

Coloque seus CTA’s em pontos estratégicos, logo após informações interessantes sobre o seu produto ou serviço. E lembre-se: o CTA serve para que uma ação seja feita rapidamente. Quando o cliente clicar em seu CTA, é a hora de conversão! Então não perca tempo! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!