Blog Braip

O que é lead e como identificar potenciais clientes?

mulher falando em megafone

Lead é uma das palavras mais utilizadas no marketing e nas vendas digitais. Mas você sabe o que é um lead e qual a sua importância? Se não, dá uma olhada nesse artigo e fique por dentro de tudo!

O QUE É LEAD?

Um lead, quando tratamos sobre assuntos de marketing e vendas, é um potencial cliente ou uma oportunidade de negócios. Ele oferece a sua empresa seus bens mais preciosos que são suas informações de contato como nome, e-mail ou telefone. Mas, para receber essas informações, em troca a sua empresa precisa oferecer algo de valor como um conteúdo, e-book, ferramenta, entre diversas outras opções.

Quando o lead acessa o seu site, ele entra em um funil de vendas que nada mais é do que a representação das etapas pelas quais o seu lead irá passar até concluir (ou não) a sua compra. O funil é divido em três etapas, inciando no topo do funil, passando pelo meio do funil e concluindo sua jornada no fundo do funil.

Com o contato do seu potencial cliente em mãos, a sua equipe de comercial (seja uma equipe ou você mesmo) pode planejar uma estratégia de conteúdo e vendas para entrar em contato com o seu lead no momento certo e oportuno para que ele compre os produtos que você ou sua empresa oferecem.

DICA BRAIP: a Braip trabalha com um tipo específico de funil de vendas, o funil infinito. Ele trabalha da seguinte forma: quando um produto vendido por um Afiliado Braip tem o funil infinito ativo, um vínculo será criado entre o cliente final e o Afiliado. Assim, sempre que esse cliente realizar uma compra de algum produto do mesmo Produtor, o Afiliado responsável pela primeira venda receberá uma comissão. Bacana, né? Chamamos o funil infinito de lucros infinitos, rs. Que tal se tornar um Afiliado pela Braip e aproveitar essa e outras vantagens?

QUAIS SÃO OS TIPOS DE LEADS?

ilustração de pessoas fechando negócios

Dentro das etapas do funil de vendas, os leads podem ser classificados de algumas formas que levam em consideração suas características pessoais e em quais etapas do funil eles se encontram. Dá uma olhada em como é feita essa classificação abaixo.

Leads Qualificados para o Marketing (MQL)

Esse são leads que entraram no funil, pois se interessaram por algum conteúdo gerado pela sua marca e eles devem ser trabalhados pela equipe de marketing. Essa categoria de lead não está preparada para passar para equipe de vendas, pois ainda não se decidiu em relação a sua compra.

Leads Qualificados para Vendas (SQL)

Um lead se torna SQL quando atinge um certo scoring ou cumpre alguns critérios pré-estabelecidos em seu funil de vendas. Eles já foram nutridos o suficiente com conteúdos relevantes gerados pela sua empresa e estão prontos para receber uma abordagem de vendas do seu produto.

Leads Qualificados pelo Produto (PQL)

Esse é o tipo de lead que tem acesso a uma versão gratuita ou de teste do seu produto antes de demonstrar interesse real de compra. Depois de utilizar seu produto ou assinatura por determinado tempo e mostrar intenções de compra, a equipe de vendas entra em contato com ele e fecha negócio.

Leads Qualificados pelo Uso do Produto (SQL)

Essa categoria de lead já é cliente em sua empresa ou loja e mostrou interesse em realizar um upgrade ou upsell. Não sabe do que estamos falando? É muito simples! Esse é o cliente que comprou um produto e volta para comprar mais. Alta possibilidade de venda sem tanto esforço.

PORQUE LEADS SÃO IMPORTANTES?

Como falamos anteriormente, um lead é um potencial cliente. É alguém que se interessou pelo conteúdo ou material gerado pela sua empresa, ou marca. É muito mais fácil fechar uma venda com um lead, que está aberto à sua proposta; do que com alguém que nunca teve acesso a sua marca e não conhece os seus produtos.

É de suma importância que sua marca atualize sempre a lista de leads que possuem, pois, são eles que vão manter o fluxo e possibilidade de vendas ativos.

O QUE É E PORQUE GERAR LEADS

capturando leads com um imã gigante

O QUE É GERAR LEADS?

Gerar leads é o processo em que você trabalha para transformar o visitante de sua página em um potencial cliente. Para isso, você precisa criar estratégias para captar o contato dos seus leads. Costumamos fazer isso com iscas digitais que podem ser um conteúdo exclusivo, uma ferramenta, um e-book, vídeo aulas e etc.

PORQUE GERAR LEADS?

O consumidor passa por várias etapas de compra até concluir sua decisão de adquirir algo. No começo dessa jornada ele não sabe direito o que precisa comprar, como resolver o seu problema ou qual marca ou produto deve escolher. Por esse motivo, é muito importante gerar, nutrir e gerenciar o seu lead, para que ele passe a ter confiança na sua empresa ou produto e passe a entender que você possui a melhor solução para crise que ele está enfrentando.

COMO GERAR LEADS?

Agora que você já sabe o que é e porque gerar leads para sua empresa, você vai aprender como gerar os seus próprios (e preciosos) leads.

Para começar a gerar os seus leads você pode usar uma série de ferramentas como o blog, e-mail marketing, tráfego pago, entre outras. Mas, primeiro, vamos falar sobre os elementos que você precisa possuir em sua página de captura para conseguir gerar o seu lead.

  • Landing Page: essa é uma página que deve ser focada em converter o seu lead. É aqui que seu potencial cliente irá cair quando clicar em um link de divulgação;
  • Formulário: a sua landing page deve conter uma ferramenta de captura onde o seu lead irá deixar os contatos pessoais (nome, telefone, e-mail);
  • CTAchamado de “call to action” ou “chamada para ação”, esse é um botão clicável que indica ao usuário que ele deve realizar uma ação pré-determinada (“Faça seu cadastro”, por exemplo);.
  • Oferta: é algo que você oferece ao seu lead para que ele preencha o seu formulário (e-book, conteúdo, ferramenta…).

Agora vamos falar sobre os canais usados para gerar e capturar seu leads e como fazer isso.

BLOG

O blog é uma ferramenta muito interessante (e a mais importante nas estratégias de Marketing de Conteúdo) quando tratamos sobre capturar leads. Isso porque, são nos blogs que todo o conteúdo informativo sobre sua marca e nicho são postados e, consequentemente, indexados no Google para atrair mais visitantes para sua página.

Mas é válido lembrar que de nada adianta produzir um ótimo conteúdo se as pessoas que frequentam seu blog são apenas visitantes. Você precisa capturar os dados para um possível contato com essa pessoa e, assim, aprofundar o relacionamento entre ela e sua marca.

Uma boa forma de fazer isso é inserir banners de captura em seu blog. Você já viu que aqui, no Blog Braip, nós usamos essa ferramenta? Dá uma olhada na imagem abaixo e tenta lembrar aí onde essa captura está inserida em nossa página (:

homem sentado em rede mexendo no computador

E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing também é uma excelente ferarmenta para gerar leads. Com ele você pode segmentar e aprofundar o seu contato com o seu público e fazer uma comunicação mais personalizada. Mas cuidado para não gastar a paciência das pessoas enviando muitos e-mails e informações que elas não querem receber.

Use essa ferramenta de forma dosada, segmente o seu público, personalize a abordagem e não continue a enviar e-mails para pessoas que você percebeu que não estão abrindo as mensagens (existem ferramentas que podem te dar essas informações).

Abaixo você pode ver um e-mail marketing da newsletter do Blog Braip que é enviado a todas as pessoas que assinaram nossa página de captura para receber, semanalmente, as últimas postagens que foram realizadas em nosso blog. Aliás, você ainda não assinou nossa newsletter? Então assina logo, você tá perdendo conteúdo que vai te ajudar a vender muito mais!

página com as últimas postagens do blog braip

TRÁFEGO PAGO

O tráfego pago é aquele que você conquista seus leads através de campanhas patrocinadas oferecidas por redes sociais ou publishers. São links patrocinados, midia display, sociais ads, entre outros, que aparecem como anúncios nas páginas frequentadas pelos seus potenciais clientes. As principais plataformas para trabalhar com tráfego pago são o Google Ads e o Facebook Ads

Com essa estratégia você pode segmentar ainda mais o público que deseja alcançar e, assim, atingir resultados bastante significativos.

COMO CONVERTER LEADS EM VENDAS?

Para que seu lead seja convertido em cliente para que possa realizar compras em seu site ou da sua marca, primeiro ele precisa estar pronto para isso. E esse trabalho de preparar o lead para compra é feito através do marketing digital e da nutrição de leads.

Nutrir um lead é entregar para ele conteúdo interessante, que busca resolver o problema em que ele se encontra. Dessa forma, sua marca passa a ser relevante para o lead e a sua autoridade aumenta. Tudo isso é importante porque esse é o trabalho de conversão do lead. Fazendo isso você irá orientar e conduzir o seu lead através do funil de vendas até a conclusão da compra.

Com o lead nutrido e cheio de informações sobre o que ele quer comprar, chegou a hora de entrar em ação com sua equipe e estratégias de vendas. Mas lembre-se: você precisa ir com calma e continuar passando o máximo de informações possíveis ao seu potencial cliente. Durante essa etapa o trabalho passa do marketing para equipe de vendas.

O processo de conversão de leads não acaba com a venda do seu produto. O pós-venda é muito importante e vai fidelizar o seu cliente. Com um cliente fidelizado você garante mais vendas, pois, ele irá voltar a comprar com a sua marca ou empresa e, ainda, vai indicar o seu produto para todos que passem pela mesma situação/problema que ele passou e foi atendido pela sua marca.

E aí, aprendeu bastante sobre como gerar mais leads para o seu produto? Então bora começar a colocar tudo em prática? Corre, corre e mãos à obra! 🚀🚀🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!