Blog Braip

Como criar um curso online? Confira o passo a passo!

O conhecimento pode ser uma boa fonte de renda, de conquista de reputação e de fortalecimento para a sua marca, sabia? Por isso, entender como criar um curso online pode ser exatamente o que você precisa para otimizar a sua receita e captar novos clientes.

O motivo é que os cursos online representam uma oportunidade de monetizar a sua expertise e de fazer com que a sua marca chegue a mais clientes. Mas como montar um curso online do zero?

Se você tem essa dúvida, confira um passo a passo completo para criar um curso online. Continue a leitura e aprenda a vender o seu conhecimento às pessoas que precisam dele!

O que compõe um curso online?

Que Como Assim GIF - Que Como Assim Confusa GIFs

Antes de conhecer o passo a passo para criar um curso online do zero, é importante saber quais são os componentes desse tipo de recurso educacional. Desse modo, você terá base para fazer um planejamento eficiente.

Veja como os cursos costumam ser divididos:

  • conteúdo didático: aulas — sejam elas gravadas ou ao vivo — e materiais escritos — slides, PDFs e documentos em geral;
  • avaliações: podem estar presentes ao término de cada módulo ou ao final do curso;
  • suporte técnico e pedagógico: com canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas técnicas ou relacionadas ao conteúdo ministrado;
  • certificação: para atestar que o aluno concluiu o curso online e cumpriu todos os requisitos dele.

Além disso, garanta que a plataforma seja não só estável, mas também intuitiva e segura. Dessa forma, a experiência do usuário será mais positiva e o seu curso tem a chance de ser recomendado para outras pessoas.

Como criar um curso online do zero?

Eu Vou Te Ensinar A Fazer Ibere Thenorio GIF - Eu Vou Te Ensinar A Fazer Ibere Thenorio Manual Do Mundo GIFs

Agora você já entendeu quais são os componentes de um curso online e percebeu que investir neles é uma boa oportunidade para otimizar ganhos a partir do seu conhecimento, certo? Então chegou o momento de conhecer o passo a passo para criar um curso online do zero.

Confira os principais pontos que devem ser atendidos!

Escolha o assunto

Ao criar um curso online do zero, o primeiro passo é escolher um assunto que você domine e que seja relevante para o público-alvo. Para tanto, vale refletir sobre o que você tem a oferecer aos seus futuros estudantes. 

Ao identificar as suas habilidades e paixões, você terá mais oportunidades de fazer uma transmissão entusiasmada de conhecimento e de garantir a qualidade do conteúdo criado. Dessa maneira, é mais fácil cativar o seu público e garantir que o curso seja bem aceito e aproveitado.

Conheça o seu público

Ainda falando sobre o público-alvo, é fundamental conhecê-lo detalhadamente, a fim de adaptar o curso às expectativas desse grupo. Algumas formas de fazer isso acontecer são:

  • realizar pesquisas de campo;
  • enviar formulários;
  • analisar dados de seguidores nas redes sociais ou cliques de anúncios;
  • fazer enquetes de maneira mais direta nas redes sociais.

Essa compreensão ajuda no ajuste do conteúdo ofertado e na elaboração de estratégias que dialoguem com o público, gerando mais engajamento e interesse. Portanto, o conhecimento é imprescindível para o sucesso das suas vendas. 

Planeje o conteúdo

Com as primeiras informações em mãos, é chegado o momento de planejar o conteúdo. Aproveite os dados coletados para criar o esboço de um índice. Ele guiará você ao longo da construção do curso.

Uma dica é estruturá-lo em módulos ou aulas, definindo objetivos de conhecimento para os alunos a cada um deles. Nesse momento, é importante incluir elementos interativos para assegurar que a atenção da turma não se perca.

Selecione uma plataforma

Escolher a plataforma certa também é crucial para o sucesso do seu curso online. Certifique-se de que ela seja intuitiva, simples de ser usada, segura e estável, gerando uma boa experiência aos seus alunos.

Entre os recursos que você deve considerar na escolha para a hospedagem do seu curso online, estão:

  • segurança;
  • layout intuitivo;
  • ausência de complicação na navegação;
  • bot exclusivo para o Telegram;
  • relatório de progresso;
  • acesso imediato aos alunos e mais.

Grave e edite o conteúdo

Após a escolha da plataforma, é hora de gravar os conteúdos do seu curso online. Aqui, priorize sempre uma comunicação direta. Para isso, pode ser interessante redigir um roteiro prévio, focando na objetividade e qualidade das informações. 

Outro ponto de atenção é que a edição deve eliminar possíveis distrações e trazer elementos que favoreçam a coesão do conteúdo. Então não deixe de inserir gráficos, imagens e outros recursos para melhorar a interatividade e atrair o interesse da turma.

Prepare um material de apoio

Além dos vídeos, é fundamental focar no desenvolvimento de bons materiais de apoio. Eles são úteis para que os alunos acompanhem as aulas e tenham recursos para revisar o conteúdo quando quiserem.

Portanto, desenvolva materiais complementares, como apostilas e apresentações, deixando-os disponíveis na plataforma. Mais uma dica é investir em uma curadoria de links úteis para enriquecer o conhecimento e incentivar a pesquisa dos alunos.

Promova o curso

Com o material pronto, você precisará fazer a divulgação do curso online. Nessa etapa, é válido utilizar estratégias de marketing para fazer com que o conteúdo chegue ao público-alvo.

Para esse objetivo, é possível utilizar as redes sociais ou anúncios pagos, que podem ser segmentados, a fim de atingir apenas certo grupo demográfico, com características predefinidas. Vale criar boas imagens e um copy cativante, que destaque os benefícios e diferenciais do seu curso.

Ofereça suporte

Cat Customer Service GIF - Cat Customer Service Call GIFs

Para encerrar, um detalhe que muitas vezes é negligenciado: ofereça suporte aos seus alunos. É importante que eles saibam que podem contar com você, ou sua equipe, em momentos de dúvidas ou problemas.

Esteja acessível por meio de e-mails ou chats online. Ainda, é possível fazer uso de bots para otimizar o contato e filtrar as dúvidas dos clientes. Na plataforma da Braip, por exemplo, há uma versão disponível para o Telegram.

Neste post, você conheceu, passo a passo, como criar um curso online. Agora, é hora de investir nessa oportunidade para aumentar os seus ganhos e ajudar outras pessoas com o compartilhamento do seu conhecimento e expertise. 

Você quer montar o seu curso online e disponibilizá-lo aos clientes oferecendo a melhor experiência a eles para vender mais? Então aproveite para conhecer a plataforma Braip Members!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!