Blog Braip

Marketing 360 graus: saiba como utilizar

Explorar as oportunidades digitais e as novas tecnologias deve fazer parte da estratégia de quem pretende divulgar infoprodutos na internet. Nesse sentido, a abordagem de marketing 360 graus pode ser bastante interessante.

A estratégia é eficaz para quem deseja chamar a atenção do público, articulando todos os pontos de contato com a persona. Ao abrir um diálogo com os clientes, é possível criar uma aproximação com eles, potencializando os resultados. Contudo, para aplicá-la da melhor maneira, vale a pena conhecer as suas características.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você entenderá o que é marketing 360 graus e por que utilizar essa estratégia na divulgação de infoprodutos.

Acompanhe!

O que é marketing 360 graus?

หมุน เกม GIF - หมุน เกม ตกใจ GIFs

O marketing 360 graus consiste em uma abordagem utilizada para captar e fidelizar clientes, a qual usa todos os recursos disponíveis para promover uma comunicação mais abrangente. Em uma estratégia desse tipo, o Creator pode optar por recursos como:

  • nutrição de redes sociais;
  • anúncios pagos;
  • envio de e-mail marketing;
  • produção de conteúdos para blog focado em SEO;
  • campanhas impressas.

Assim, a estratégia usa o maior número de recursos possíveis para se comunicar com o cliente ideal, por meio de mensagens claras em diferentes canais. 

Mesmo que a marca esteja presente em canais fora e dentro da internet, é fundamental manter a linguagem padronizada em todos os pontos de interação. Afinal, essa estratégia também serve para que o público se identifique com a marca.

Desse modo, o marketing 360 graus permite que você se destaque em seu mercado e melhore a sua reputação.

Quais são as vantagens do marketing 360?

Thumbs Up Baby GIF - Thumbs Up Baby GIFs

Por ser uma estratégia integrada, uma das vantagens do marketing 360 graus é a definição de um plano completo em que todos os elementos do mix de marketing são trabalhados. Com isso, é possível aumentar as chances de encontrar novos clientes, além de envolvê-los de diferentes maneiras.

Além desse aspecto, confira outros benefícios que essa estratégia oferece!

Melhora o relacionamento com o cliente

As estratégias omnichannel, responsáveis por integrar diversos canais de comunicação e divulgação, se estabeleceram como uma das principais práticas do marketing digital. Elas oferecem uma experiência melhor ao cliente e viabilizam a integração de diferentes canais de atendimento.

Com essa mesma lógica, o marketing 360 graus é uma opção para apresentar a vivência omnichannel para os clientes. Além da experiência, há como melhorar o relacionamento com o público e fidelizá-lo.

Valorização da marca

O valor de uma marca é determinado pelo modo como os consumidores a percebem e quanto essa percepção é reforçada em todas as oportunidades de contato. Por abranger diferentes canais com o cliente, o marketing 360 graus é muito eficaz para fortalecer o seu negócio.

Melhora os resultados

Outra vantagem de adotar o marketing 360 graus é a possibilidade de melhorar os resultados das campanhas de marketing. Com as estratégias corretas, você pode segmentar melhor o público-alvo, otimizando a comunicação para atingi-lo de maneira mais efetiva.

No longo prazo, essa abordagem permite que o Creator atinja a sua meta no campo do marketing utilizando menos recursos. Isso ocorre por conta da sinergia de ações e pelo maior entendimento sobre o público-alvo gerado pela estratégia.

Visão abrangente do mercado

Ao conquistar mais clientes, o marketing 360 graus permite que você tenha um entendimento melhor do mercado. Essa compreensão o ajuda a criar campanhas mais alinhadas com as necessidades da persona nos diferentes canais de comunicação, além de favorecer a obtenção de feedbacks mais precisos.

Possibilidade de se destacar

O marketing 360 graus também ajuda o Creator a se destacar na divulgação de infoprodutos. Como resultado, podem surgir mais oportunidades para se diferenciar dos concorrentes e aumentar o faturamento.

Outro ponto para prestar atenção é que a estratégia permite que você responda de modo mais ágil às mudanças do mercado. Ou seja, fica mais fácil identificar tendências e se antecipar a elas.

Como implementar a estratégia na divulgação de infoprodutos?

How Confused GIF - How Confused But How GIFs

Se você deseja divulgar infoprodutos e conquistar novos clientes, mas está se sentindo perdido, não se preocupe! Com um plano de ação e a definição de estratégias certas, é possível aumentar as vendas online.

Confira algumas dicas práticas de como implementar o marketing 360 graus na divulgação de infoprodutos!

Defina os seus objetivos

Como em qualquer campanha, é muito importante definir os objetivos, que incluem desde conquistar novos clientes até o aumento das vendas. Aqui, é necessário mapear os interesses do público-alvo, se colocando no lugar da persona para estipular as metas e os meios para alcançá-las.

Escolha os meios de comunicação

Por mais ampla que essa estratégia de marketing seja, não é necessário estar em todos os meios de comunicação existentes. A melhor maneira de escolher qual usar é considerando os canais mais usados pela sua persona.

Ao identificar quais são as mídias favoritas do público, aumentam as chances de atingir as pessoas de interesse. Com isso, o Creator não desperdiça dinheiro e tempo com abordagens que não trarão o retorno esperado.

Identifique o seu público-alvo

Após estabelecer os seus objetivos e escolher os melhores meios de comunicação, é essencial definir o seu público-alvo. Isso significa determinar os clientes que você quer alcançar com suas comunicações e contatos.

Para tanto, é necessário estabelecer as personas. Também vale a pena realizar pesquisas com os clientes atuais para traçar esse perfil com mais detalhes, o que ajuda a otimizar a segmentação na abordagem do público por meio de diversas campanhas.

Mantenha o foco na jornada do cliente

Se pautar na jornada do cliente é fundamental para que a estratégia de marketing 360 graus realmente funcione. A ideia é criar anúncios, conteúdos e interações compatíveis com o momento em que o consumidor está.

Desse modo, seus questionamentos e suas dúvidas poderão ser respondidos, impulsionando-o a avançar nesse trajeto rumo à decisão de compra.

Com a leitura do artigo, você aprendeu o que é marketing 360 graus e conheceu as vantagens de implementar essa estratégia no negócio. Agora, vale a pena considerar adotá-la para a divulgação de infoprodutos e aumentar as vendas!

O que achou deste post? Aproveite para continuar se desenvolvendo e aprenda a como vender produtos digitais!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!