Blog Braip

Infoproduto: o que é e como criar o seu do zero!

O marketing digital conta com diversas oportunidades para profissionais explorarem e construírem novas fontes de renda. É por esse motivo que saber o que é um infoproduto pode ser uma maneira de aproveitar essas possibilidades.

Pensados em formatos inteiramente digitais, esses produtos podem ser ferramentas para gerar aprendizado à sua audiência e melhorar sua conexão com ela. Inclusive, existem diferentes soluções para você criar o seu primeiro infoproduto.

Siga a leitura deste conteúdo para entender o que são infoprodutos e como criar os seus do zero!

O que é infoproduto?

Infoproduto é um conceito que se origina da união entre os termos “informação” e “produto” — de maneira digital. Por meio deles, o Creator pode apresentar materiais de qualidade para a sua audiência e monetizar o seu conhecimento.

Por serem soluções virtuais, os infoprodutos são criados e distribuídos digitalmente. Eles podem ser entregues de maneira gratuita ao público, visando criar conexão e gerar leads, ou podem ser vendidos para aumentar o seu faturamento.

Além disso, os infoprodutos costumam ser desenvolvidos para solucionar uma dor da sua audiência — ou apenas para tirar dúvidas simples. Os conteúdos podem se basear na experiência do Creator em seu nicho ou em insights sobre o mercado.

Quais são os principais tipos de infoprodutos?

Agora que você já aprendeu o que é um infoproduto, é hora de entender quais são os seus principais tipos. Desse modo, você terá a chance de visualizar quais podem ser as melhores alternativas para incluir no seu planejamento.

Confira!

Cursos online

Os cursos online, como o nome explica, são criados para educar a audiência sobre determinado assunto. Com eles, é possível transitar entre diversas temáticas e formatos, especialmente videoaulas gravadas — visto que a distribuição será digital.

Eles se destacam como mecanismos para geração de renda passiva. Ao contrário dos cursos ao vivo, em que você precisa estar ativamente com os alunos, com os cursos online você faz a gravação e apresenta o material ao público — que poderá acompanhar as aulas no próprio ritmo.

E-book

Os e-books ou livros digitais compõem outro formato de infoproduto que você pode explorar. Eles são conteúdos majoritariamente escritos e servem para você compartilhar seu conhecimento com sua audiência.

Vale a pena destacar que os e-books também podem servir como mecanismos de atração de leads. Por exemplo, você pode optar por distribuí-los gratuitamente, solicitando apenas um cadastro, com objetivo de aumentar a sua base de contatos.

Webinar

Os webinars são seminários ou palestras virtuais. Normalmente, eles focam em se aprofundar sobre uma temática específica. Os conteúdos podem ser gravados e distribuídos de maneira paga ou gratuita.

Um webinar do tipo masterclass, por exemplo, costuma ser um evento online em que o Creator apresenta conhecimentos relevantes e voltados para a audiência. Nesse caso, ele funciona como um minicurso. Vale a pena pesquisar os diferentes modelos para encontrar aqueles que podem se adequar a sua estratégia.

Como escolher o tipo de infoproduto que mais se encaixa no meu perfil?

Como você viu, existem diversos formatos de infoproduto a serem explorados em seu planejamento. A escolha do melhor deles deve considerar diversos elementos, como a sua preferência pessoal, as necessidades do seu público e o objetivo do produto na sua estratégia.

Por exemplo, se você tiver uma boa desenvoltura em frente às câmeras e se sentir confortável em apresentações, os cursos online e os webinars podem ser boas alternativas. Já se sua preferência for escrever, os e-books costumam ser opções mais interessantes.

Existem respostas que podem ajudar na definição do infoproduto para incluir no seu planejamento, como:

  • qual é a linguagem que você mais tem afinidade: escrita ou falada?
  • a sua temática pode ser exemplificada sem auxílio visual?
  • qual é o canal de distribuição pretendido?

As respostas podem ajudá-lo a criar um mapa para escolher o formato perfeito para a sua personalidade e temática pretendida — bem como alinhá-lo com as demandas do seu público. Também vale a pena analisar as capacidades operacionais para criação do infoproduto, considerando os custos de produção, por exemplo.

Como criar um infoproduto do zero?

Depois de aprender um pouco mais sobre infoprodutos, chegou a hora de colocar todo o conhecimento em prática. Veja como criar o seu primeiro produto desse tipo, começando do zero!

Faça uma pesquisa no seu mercado

Antes de estruturar o infoproduto, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Nela, você deve buscar compreender as necessidades do seu público-alvo, o tamanho da sua audiência e demais características. A forma como seus concorrentes se comunicam também pode gerar insights.

Nessa análise inicial, o Creator deve identificar as principais oportunidades do seu nicho. Ou seja, é preciso investigar quais infoprodutos estão em maior evidência, quais temáticas são mais atuais, quais as dores do público e se há lacunas no mercado.

Estruture o infoproduto

A estruturação inicial é um importante passo para alcançar o sucesso com o seu infoproduto. Então decida qual é a temática central e a sua principal área de expertise. Lembre-se de que o conteúdo deve buscar resolver uma dor da audiência.

É necessário ressaltar que o seu conteúdo precisa ser original. Ele pode ser criado com base em referências existentes, mas você nunca deve plagiar o produto de terceiros. Afinal, a propriedade intelectual é um bem que deve ser respeitado — e ignorá-la pode gerar problemas no futuro.

Desenvolva o conteúdo

A qualidade deve guiar a criação do seu infoproduto — seja na elaboração do texto ou gravação do material. Por exemplo, se você for gravar videoaulas, é necessário ter uma boa captação de imagem e som, além de um ambiente propício para esse momento.

Para os infoprodutos escritos, além da linguagem acessível, é importante que o uso da língua portuguesa esteja correto. Erros na escrita diminuem a percepção de valor do público em relação ao seu material e podem impactar sua reputação no mercado.

Determine a plataforma de hospedagem

Ao criar um produto digital, você deve escolher onde ele estará disponível para o seu público acessar e comprar. Como você aprendeu, diferentes produtos podem estar em diferentes localidades. Por exemplo, infoprodutos em áudio deverão estar em plataformas que acolham o formato.

Você deve estabelecer os principais pontos que cada plataforma deve ter para atender o seu produto. Também verifique avaliações de outros usuários e as taxas cobradas pela hospedagem.

Defina a lógica de distribuição

Chegando aqui, você viu que os infoprodutos podem servir para vendas ou funcionar como iscas digitais. Portanto, é necessário definir se haverá um preço para eles ou se a distribuição será feita de maneira gratuita.

Ao optar pela venda, na precificação você precisa fazer cálculos de custo. Nesse caso, considere todos os pagamentos referentes a criação desse material, inclusive a sua porcentagem sobre a criação e plataforma de distribuição.

Neste artigo, você aprendeu o que é um infoproduto, quais são seus principais tipos e formatos e como criar o seu do zero. Ao colocar as dicas em prática, você poderá começar a distribuição deles em busca dos primeiros resultados.

O que achou deste conteúdo? Aproveite e confira como podemos ajudá-lo com seus infoprodutos!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!