Blog Braip

Mínimo produto viável (MPV): o que é e como fazer?

Em muitas situações, uma ideia de produto pode ser complexa para realizar e lançar no mercado em pouco tempo, de modo completo. Para solucionar esse problema, você pode aplicar o conceito de mínimo produto viável.

Ele consiste em uma estratégia para desenvolver um produto que possa atender às necessidades básicas dos consumidores. Dessa maneira, é possível evitar o desperdício de tempo em projetos que não trazem os resultados esperados.

Ficou interessado no assunto? Neste conteúdo, você entenderá o que é mínimo produto viável e qual é a sua importância. Acompanhe!

O que é mínimo produto viável?

Kermit Say What GIF - Kermit Say What What GIFs

Mínimo produto viável (MPV — ou MVP, na sigla em inglês) é uma abordagem estratégica fundamental, principalmente para Creators em estágios iniciais ou que buscam inovação. O conceito, popularizado por Eric Ries, é aplicado para diminuir riscos e otimizar recursos no desenvolvimento de produtos ou serviços.

Assim, o MPV consiste na implementação do produto com o menor conjunto de recursos essenciais para atender às necessidades básicas dos usuários. O principal propósito é permitir que as pessoas experimentem o item e forneçam um feedback construtivo. 

Isso ajuda a validar a viabilidade da ideia de negócio antes de investir significativamente em sua construção. Além de confirmar a aceitação no mercado, o MPV possibilita a coleta de dados relevantes sobre a percepção do produto. 

Logo, eles são imprescindíveis para identificar pontos de melhoria que podem ser trabalhados nas versões subsequentes. Assim, o MVP se torna uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento iterativo e eficiente do produto.

Como essa estratégia funciona?

Hmmm Thinking GIF - Hmmm Thinking Batman GIFs

Agora que você já sabe o que é mínimo produto viável, vale a pena entender como funciona a abordagem. O processo se inicia com a criação de uma versão inicial do produto, contendo apenas os recursos essenciais. 

Essa versão é, então, disponibilizada para um grupo restrito de consumidores. O feedback fornecido por eles é crucial para o desenvolvimento subsequente do produto. 

Com base nas avaliações e sugestões recebidas, você pode trabalhar em versões mais elaboradas e completas. O ciclo de feedback e aprimoramento é repetido, permitindo que o Creator ajuste o item conforme as expectativas do mercado. 

A razão por trás da abordagem está no entendimento de que nem todo produto idealizado será automaticamente aceito pelo mercado. Nesse sentido, diversos fatores podem influenciar a sua receptividade. 

A estratégia do MPV se concentra em validar a ideia por meio de um protótipo. O objetivo é evitar grandes riscos associados ao investimento de tempo, dinheiro e recursos humanos em um projeto que pode não ter sucesso.

Desse modo, é possível economizar recursos e direcionar o investimento para aspectos do desenvolvimento do produto que trarão resultados tangíveis. Além disso, a abordagem permite uma adaptação mais ágil às demandas do mercado, maximizando as chances de sucesso do produto.

Qual é a importância de considerar o MPV?

Its Very Important Raashi Khanna GIF - Its Very Important Raashi Khanna Pinkvilla GIFs

Como você viu, a estratégia do mínimo produto viável visa testar uma ideia de negócio de forma eficiente, poupando recursos e minimizando riscos. Assim, ela é vital para quem deseja criar um produto e lançá-lo no mercado de maneira mais rápida.

Confira, abaixo, as vantagens de considerar o MPV!

Possibilidade de testar ideias

O MPV desempenha um papel relevante como uma forma inteligente de testar o sucesso de uma ideia antes de investir recursos financeiros e tempo. Ao lançar uma versão inicial do produto com os recursos essenciais, você pode avaliar a aceitação no mercado de maneira eficiente. 

Obtenção de feedbacks

Criar um protótipo e testar a aceitação no mercado permite receber feedbacks valiosos. Essas informações são necessárias para entender como o público percebe o produto, identificar áreas de melhoria e ajustar o desenvolvimento conforme as expectativas reais dos consumidores. 

Possibilidade de formular o melhor produto

O uso da estratégia do MPV também é adequado para formular o melhor produto possível. O projeto final pode evoluir a partir do feedback recebido, ajustando características e funcionalidades com base nas respostas do mercado. 

Dessa forma, a abordagem contribui para o desenvolvimento de soluções mais alinhadas com as necessidades dos usuários. Afinal, a adaptação contínua às demandas do cliente garante que o produto permaneça relevante e competitivo.

Manutenção da proposta de valor

Mesmo com um MPV, é preciso que o produto mantenha a sua proposta de valor central. Isso significa preservar a sua identidade, compreendendo por que ele é valioso e necessário para os consumidores. 

Logo, os valores fundamentais, os problemas resolvidos e os diferenciais de mercado devem ser mantidos para que o teste seja eficiente. A evolução do produto deve ser alinhada com essas qualidades intrínsecas para que não se desvirtue sua essência original.

Como implementar o MPV em sua atuação?

Durant Mvp GIF - Durant Mvp Most Valuable Player GIFs

Após compreender a importância do mínimo produto viável, chegou o momento de descobrir como você pode implementá-lo em seu segmento de atuação. 

Confira as dicas a seguir!

Faça uma proposta de valor

A primeira etapa para implementar o MPV é identificar o problema que o produto pretende resolver. Para tanto, é necessário entender as necessidades do público-alvo e encontrar uma solução eficaz para elas. 

Nessa fase, vale responder algumas perguntas para definir uma proposta de valor, como:

  • Como as pessoas usarão esse produto?
  • Quais são as soluções que ele oferece?
  • Por que o público precisa do produto?

As respostas contribuem para que a construção do MVP seja mais direcionada. Logo, ao compreender as necessidades do público-alvo e as soluções oferecidas pelo produto, a proposta de valor é fortalecida.

Escolha o público certo

Depois, você deve definir a persona de teste. Ela deve refletir as mesmas características do público-alvo do negócio. Isso garante que os resultados obtidos durante o teste sejam representativos das reações esperadas no mercado real. 

Estabeleça o tempo de teste

Estabelecer o tempo de teste no contexto do MVP é uma tarefa que demanda equilíbrio e estratégia. Destinar um período muito curto pode resultar em respostas insuficientes, comprometendo a qualidade da avaliação do produto. 

Por outro lado, estender o tempo além do necessário pode atrasar o lançamento no mercado. Como resultado, a competitividade pode ser afetada, além de haver um aumento dos custos associados. 

Nesse sentido, considere os objetivos específicos, a natureza do produto e as dinâmicas do mercado para estabelecer o melhor tempo. Assim, é possível realizar um lançamento eficiente. 

A partir das informações deste post, você entendeu o que é mínimo produto viável, como a estratégia funciona e como implementá-la em sua atuação. Lembre-se de que ela é imprescindível para obter feedbacks construtivos dos consumidores, possibilitando a criação de um produto melhor. 

Gostou do conteúdo e quer acompanhar as novidades? Então siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!