Blog Braip

Nicho de mercado: o que é e quais os 5 nichos mais lucrativos

mulher com tablet na mão sorrindo

Se você é Produtor(a), muito provavelmente você está familiarizado com o termo “nicho de mercado”. Além de conhecer, você já deve ter escolhido o seu e, também, deve estar fazendo as suas vendas tranquilamente para a sua persona. Mas, que tal conhecer os cinco nichos de mercado mais lucrativos do Brasil e pensar se você pode investir em algum deles? É sobre isso que vamos conversar hoje: nichos lucrativos para um bom investimento!

O que você vai aprender nesse artigo:

  • Volte duas casas: o que é nicho de mercado?
  • Porque identificar o nicho do seu negócio?
  • Quais o nichos mais lucrativos do mercado brasileiro
  • Como escolher um nicho lucrativo

Volte duas casas: o que é nicho de mercado?

Nicho de mercado são segmentos ou um conjunto de pessoas (públicos) que possuem necessidades e interesses em comum. Normalmente essas necessidades são pouco exploradas e é aí que surgem as oportunidades de fazer negócios.

Dessa forma, o nicho define com qual público sua marca, produto ou serviço irá se comunicar. Ele pode ser mais amplo (como o nicho de culinária, por exemplo), ou mais específico (como confeitaria para doces de casamento).

Saber identificar e escolher o nicho de mercado que você deseja atuar é de suma importância, pois, assim, você poderá segmentar suas estratégias para atingir, de forma mais assertiva, o seu público.

Tipos de nichos de mercado

Existem, basicamente, quatro tipos de segmentações de nichos de mercado. Dá uma olhada!

  1. Geográfica: muito aplicada em estratégias de geomarketing, esse tipo de segmentação se baseia na localidade do público-alvo. Dessa forma, é necessário realizar um estudo sobre o público e os concorrentes encontrados nesse espaço geográfico delimitado (bairro, cidade, estado…).
  2. Demográfica: nessa segmentação, o nicho deve considerar a idade, gênero, renda, religião ou escolaridade do público-alvo. Com essas informações, é possível determinar o tipo de linguagem que você irá usar nas suas campanhas, além de identificar informações que podem influenciar no poder de compra de cada pessoa.
  3. Psicográfica: essa segmentação é determinada pelo estilo de vida, valores e personalidade do público-alvo. Muito utilizado por campanhas que se baseiam no estilo de vida ou ideologia das pessoas (fitness, vegetarianos, bodybuilder,  etc).
  4. Comportamental: aqui, são observados os hábitos de consumo do seu público-alvo e são avaliados os históricos de compras de um consumidor que, normalmente, leva em conta os benefícios que determinado produto pode oferecer para sua vida.

Porque identificar o nicho do seu negócio?

Side Eye Wtf GIF - Find & Share on GIPHY

É muito comum encontrarmos pessoas que falam que o público do negócio delas é “todo mundo”. Mas aqui vai uma verdade muito sincera: você nunca vai conseguir vender para todo mundo, porque o seu produto irá atender melhor determinado tipo de público e não outro. E, isso, porque todos nós somos diferentes, mas possuímos algumas particularidades. É sobre essas particularidades que tratam os nichos, como vimos anteriormente.

Ao escolher um nicho para o seu negócio, você decide com quem você irá se comunicar e quais as necessidades desse público o seu produto irá atender.

Escolhendo um nicho e entendendo os desejos, medos e particularidades do seu público, você poderá aplicar melhorias na sua comunicação, produto e serviço, a fim de atender melhor aquela persona que você escolheu como ideal para o seu negócio.

Quais os nichos mais lucrativos do mercado brasileiro

Pay Day Money GIF by TRT - Find & Share on GIPHY

O mercado digital tem crescido à todo vapor! Nos últimos dois anos, devido à pandemia do novo coronavírus, os hábitos de compras das pessoas mudaram drasticamente.

Para você ter uma ideia, em 2020 o comércio eletrônico brasileiro ganhou mais de 20 milhões de novos consumidores, movimentando mais de 300 milhões de pedidos e faturamento recorde! Em 2021, as vendas continuaram aumentando, registrando uma alta de 57,5% somente no primeiro trimestre. E 2022 não ficou pra trás: entre janeiro e março, o e-commerce cresceu 12,59%.

Agora você deve estar se perguntando: quais os nichos mais lucrativos para se investir? Pois bem, eu te conto!

1. Mercado financeiro

O mundo tem passado por várias mudanças no setor da economia. E, por esse motivo, muito mais pessoas têm se mostrado interessadas em aprender e, literalmente, investir no assunto. Para você ter uma ideia, de acordo com a matéria publicada pela Exame, um terço dos brasileiros pretendem investir ou guardar dinheiro em 2022.

Já pensou em lançar um ebook ensinando sobre os primeiros passos para investir no mercado financeiro? Ou, talvez, um conteúdo mais nichado como “investimento em criptomoedas para iniciantes”. Além disso, você pode investir em cursos sobre educação financeira, consultorias ou conteúdo especializado. Essa poderia ser uma ótima ideia, hein?

2. Pets

Outro setor que teve um grande crescimento nos últimos dois anos, foi o mercado de pets. Segundo pesquisa, esse segmento apresentou uma taxa de crescimento de 17,18% em nosso país e arrecadou, aproximadamente, R$ 31,8 bilhões!

Aqui também existem várias opções de investimento que vão desde produtos digitais como cursos e mentorias dando dicas de como cuidar melhor dos bichinhos, até serviços de banho e tosa, adestramento, acessórios, cuidados com a saúde e alimentação.

3. Carreira

O setor de carreira engloba trabalha com todos conhecimentos, competências e habilidades que você pode aprender durante sua vida profissional. Planejamento, crescimento e organização também são assuntos tratados dentro desse setor. 

Você consegue perceber a gama de possibilidades e conteúdos que podem ser criados para um nicho de carreiras? Vou te dar algumas dicas: cursos, mentorias e workshops sobre organização profissional, gestão de tempo ou planejamento. Ou então, que tal criar planilhas ou planos de crescimento que podem interessar alguns leads?

4. Saúde

Não há como negar que a pandemia que enfrentamos mudou diversos hábitos relacionados (são só) à nossa saúde. E, também, não há como negar o boom das academias virtuais, da consciência sobre a necessidade de uma alimentação mais saudável, da maior procura por cuidado psicológico e de hábitos totalmente novos.

Junto a essa mudança de panorama, novas necessidades surgiram e novos mercados foram explorados: autocuidado, culinária saudável, execícios físicos em casa e mais uma infinidade de coisas. O que não falta é ideia e opção para você começar a investir!

5. Educação

Como já dizia minha vó: “educação nunca é de mais”! Acumular conhecimento sem sair de casa então, não tem preço!

Inep que o diga! Segundo a análise publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (o Inep), pela primeira vez na história, graduações à distância têm mais novos alunos do que as presenciais.

Mas nem só de EAD sobrevive a educação! Algumas boas opções pra investir nesse nicho podem ser cursos, mentorias, workshops, clubes de ensino, etc. Agora, sobre ideas com produtos físicos, podemos indicar tudo relacionado a papelaria, livros sobre todos os assuntos, materiais como planilhas, etc.

Como escolher um nicho lucrativo

The Simpsons Dreaming GIF - Find & Share on GIPHY

Pode parecer uma escolha difícil e, olha, não vamos mentir: essa é uma das decisões mais importantes que você vai tomar ao lançar o seu produto no mercado (seja ele um produto físico ou digital).

Dizemos isso, pois, ao escolher o nicho de mercado que você irá atuar, é como se você casasse com ele (risos). É algo de extrema importância, pois ele irá refletir o propósito do seu produto, com quem e como você deseja se comunicar e para quem você deseja vender o seu produto.

Por se tratar de um assunto tão importante, decidimos dar algumas dicas e informações valiosas para que você possa escolher o seu nicho de mercado de forma correta e sem arrependimentos!

Anota aí essas preciosidades!

  • Liste os temas e assuntos que você domina e, depois, selecione as opções que você tem mais conhecimento e preferência (mas lembre-se: não basta preferir, tem que saber sobre o assunto).
  • Pesquise sobre os temas (palavras-chaves) que você escolheu, verifique as informações que você acha em abundância e quais informações você tem mais dificuldade de encontrar. Focar em um assunto ou particularidade que você não encontra muita informação na Internet, pode ser seu diferencial! Mas lembre-se: você precisa dominar esse assunto ou ramo particular!
  • Procure por tendências específicas de um nicho: qual tendência de pesquisa tem uma grande procura, mas baixa oferta? Aí está uma boa opção de investimento! Se você está se perguntando como vai saber quais são as tendências, ou o que tem sido mais procurado nos sites de pesquisas, simples: utilize ferramentas como o Ubersuggest, Keywords Everywhere ou Google Trends.
  • Não se esqueça de avaliar as ofertas e procuras para o nicho que você deseja escolher. Isso também é bem simples: basta utilizar ferramentas como SEMRush ou Google Keyword Planner que farão uma análise da quantidade de buscas mensais (locais ou globais) para as palavras-chave pesquisadas.
  • Faça uma análise profunda na concorrência do nicho que você deseja participar e verifique se ainda existe espaço e soluções que podem ser apresentadas e comercializadas.
  • Conheça, profundamente, o público-alvo do nicho que você deseja ingressar. Quem são, onde estão, quais redes sociais utilizam, quais suas preferências e necessidades, quais dores precisam ser sanadas… Enfim, recolha toda informação que você julgar necessária.
  • Você precisa testar o nicho antes de investir 100%! Lance um teste gratuito do seu serviço ou produto, disponibilize trechos do seu e-book ou algum módulo do seu curso gratuitamente e peça, como resposta, a opinião das pessoas que utilizaram o seu serviço. Assim, você terá uma prévia se esse é um bom nicho para investir ou não!

Ao escolher um nicho de mercado você pode conhecer melhor aquele público, descobrir quais ramos ainda não estão plenamente explorados, selecionar, mais assertivamente, o produto que deseja comercializar para essas pessoas, descobrir quais dores elas possuem, qual linguagem de vendas utilizar, entre várias outras questões que vão fazer com que você tenha sucesso no nicho que escolheu! 🚀

Você gostou desse conteúdo? Envie pra um amigo ou compartilhe em suas redes sociais!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!