Se você é Creator e deseja aumentar as vendas online, provavelmente já conhece a importância das redes sociais, certo? Com elas, é possível criar estratégias de marketing digital que geram engajamento e aumentam o relacionamento com o seu público-alvo.
Nesse sentido, o dark post é uma das maneiras de segmentar o seu público na internet. Essa ferramenta é interessante para quem deseja manter as redes sociais organizadas, mas garantindo a divulgação de novas publicações e eventos. Assim, você consegue alcançar novos clientes com efetividade.
Ficou interessado no assunto? Neste conteúdo, você conhecerá algumas dicas de como segmentar o seu público com o dark post.
Acompanhe!
O que é dark post?
O dark post é uma estratégia de marketing digital que envolve a criação de postagens direcionadas para um público segmentado em uma campanha de anúncios no Instagram e Facebook. Apesar de não serem publicadas diretamente no feed da página do anunciante, elas são exibidas na linha do tempo dos usuários que foram selecionados como público-alvo da campanha.
O objetivo principal do dark post é alcançar potenciais clientes e manter o foco, evitando desperdiçar recursos em um público não relevante. Essas postagens segmentadas são projetadas para serem criativas e convincentes, visando atrair clientes.
Quais são as vantagens da segmentação com dark posts?
Agora que você já sabe o que é dark post, chegou o momento de saber quais são as vantagens de fazer a segmentação do seu público com essa ferramenta. Confira abaixo como ela pode trazer benefícios para o marketing do seu negócio!
Segmentação precisa
Os darks posts permitem direcionar as campanhas para um público específico com base em critérios como gênero, idade, região e interesses relacionados aos produtos do negócio. Assim, as mensagens publicitárias conseguem atingir as pessoas mais propícias a engajar com o que está sendo anunciado, aumentando a eficácia.
Mantém a linha do tempo organizada
Para empresas e Creators, manter uma linha do tempo limpa e organizada no Facebook e Instagram é fundamental para transmitir profissionalismo. Nesse sentido, o dark post permite criar um conteúdo diferenciado e fora dos padrões habituais do perfil, chamando a atenção de um público diferente, mas sem poluir o feed.
Possibilidade de teste de abordagens diferentes
Como os darks posts não são visíveis para todos os seus seguidores, eles permitem testar diferentes tipos de conteúdo, como imagens, vídeos, textos, entre outros. Com isso, é possível entender qual formato gera mais interações com o público-alvo, o que é valioso para otimizar futuras campanhas.
Permite mensurar e fazer ajustes constantes
As análises das campanhas de dark posts fornecem dados relevantes com mais facilidade, como o número de visualizações, cliques, compartilhamentos e curtidas. Logo, você pode avaliar o desempenho da campanha ao longo do tempo e fazer ajustes para melhorar os resultados.
Possibilita a segmentação do público
Dark posts permitem segmentar a audiência com alta precisão, sendo ideal para campanhas com orçamentos limitados. Isso ajuda a direcionar a mensagem de forma mais efetiva para um público-alvo específico, maximizando o retorno sobre o investimento.
Como criar e publicar um dark post?
Após entender o conceito de dark post e as suas vantagens, vale a pena aprender como criar esse tipo de publicação. Como exemplo, você entenderá como fazer esse processo no Facebook.
Veja:
- acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook: caso ainda não tenha uma conta na rede social, siga o passo a passo apresentado pela página para criá-la;
- acesse o Gerenciador de Anúncios: é essa ferramenta que permitirá criar as diferentes campanhas para a sua marca;
- inicie a criação de um anúncio: clique na opção “+Criar” para realizar o processo de criação da campanha, conforme a estratégia desejada;
- defina o objetivo da campanha: selecione o objetivo da campanha, conforme a lista de opções disponível. Para um dark post, você pode escolher “Engajamento no Facebook”, por exemplo;
- configure a segmentação: no nível do conjunto de anúncios, defina a segmentação do seu público-alvo. Ela pode incluir critérios demográficos, interesses e outros fatores que se relacionem com os usuários que deseja alcançar;
- faça os ajustes finais: no mesmo nível do conjunto de anúncios, configure onde o anúncio será exibido (posicionamento) e defina o orçamento da campanha;
- crie o anúncio: nessa etapa, é possível incluir a conteúdo visual e de texto atraente para o público-alvo;
- publique o dark post: após finalizar todas as configurações, clique em “Publicar” para lançar a campanha.
Como segmentar o seu público com o dark post?
Segmentar o seu público com precisão é fundamental para o sucesso de um dark post. Isso garante que a sua mensagem será entregue às pessoas com maior probabilidade de responder positivamente ao seu anúncio.
Nesse sentido, é necessário definir os critérios de segmentação de forma estratégica com base nos objetivos da sua campanha. Além disso, você deve definir o seu público-alvo.
Algumas opções são:
- demografia: é possível segmentar com base em idade, estado civil, nível de escolaridade e outros critérios semelhantes;
- localização: escolha a localização geográfica em que deseja que o seu anúncio seja exibido. Pode ser uma cidade, país, região ou um raio em torno de um local específico;
- interesses e comportamentos: essa é uma parte crítica da segmentação. Você pode escolher direcionar o seu anúncio com base em comportamentos e conexões. Por exemplo, quem vende produtos de beleza, pode segmentar pessoas que demonstraram interesse em estética e cuidados pessoais;
- públicos personalizados e semelhantes: você pode usar grupos personalizados, como uma lista de e-mails de clientes, para focar em quem já conhece sua marca. Também vale criar públicos semelhantes, parecidos com os grupos que já interagiram com o seu negócio.
Neste conteúdo, você conferiu as vantagens do dark post para o marketing digital, inclusive para os Creators. Lembre-se de que essa é uma ótima estratégia para segmentar o seu público e atrair pessoas que realmente se interessam pelo produto oferecido, sendo indicado avaliá-la em seu planejamento.
Gostou do post e quer aprofundar o seu conhecimento? Então saiba como ganhar dinheiro com o marketing digital!
Your page rank: