Blog Braip

Métricas de redes sociais: o que é e como funciona a análise?

Para fortalecer a sua estratégia de crescimento nas redes sociais, é fundamental executar a análise de métricas. Pois, elas oferecem insights valiosos sobre o desempenho das atividades de gestão desses meios, ajudando na tomada de decisões eficazes para as ações de marketing e comunicação.

Desse modo, você entende onde estão as oportunidades de obter um desempenho melhor. Além disso, a coleta e interpretação dos dados permite direcionar os seus esforços de maneira mais eficiente, aproveitando ao máximo os resultados que esses canais podem oferecer. 

Quer saber mais sobre as métricas das redes sociais e como utilizá-las para impulsionar o seu empreendimento? Continue a leitura para conferir!

O que são métricas de redes sociais?

Date Everywhere Data GIF - Date Everywhere Data Digital Marketing GIFs

É fundamental entender se as ações que você executa nas redes sociais obtêm um bom desempenho, não é mesmo? Para ter condições de fazer essa avaliação, é necessário contar com parâmetros seguros, que não se limitam a números de seguidores, curtidas ou visualizações.

As métricas para redes sociais são indicadores que podem ser quantificados, com a finalidade de analisar os resultados das estratégias nessas plataformas. Com elas, você consegue verificar o sucesso das ações em espaços como Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e outros. 

Convém saber que existem diferentes métricas que podem ser adotadas e a mais adequada depende do objetivo de cada campanha, publicação ou da presença nas redes sociais. Portanto, a escolha de qual ferramenta utilizar é individual.

Nesse sentido, existem também os Key Performance Indicators (KPIs) — em tradução livre, indicadores chave de desempenho. Eles servem para revelar de modo quantificável o progresso de determinado objetivo de forma específica.

Se, por exemplo, a sua meta é aumentar 30% das vendas nas redes em seis meses, você deve observar dados como a taxa de conversão e o tráfego de referência.

Em um contexto assim, fatores como curtidas, comentários e compartilhamentos representam pouco para essa estratégia, pois eles não levam necessariamente a mais vendas.

Quais são as principais métricas das redes?

Taking Notes GIF - Taking Notes GIFs

Ciente do que são as métricas, você pode conhecer as principais a serem adotadas nas redes sociais. Entre as principais existentes estão:

  • alcance: mostra as impressões e indica como está a distribuição do seu conteúdo. Ela é fundamental para o sucesso das demais estratégias, mas é relevante diferenciar o alcance orgânico e pago;
  • engajamento: mede quanto o público interage com os conteúdos, como número de curtidas, comentários e compartilhamentos. Ele tende a ser importante em campanhas de fortalecimento da marca;
  • crescimento por canal: demonstra quais canais mais atraem a audiência e promovem o seu crescimento. Ela também é oportuna para o fortalecimento de marca;
  • taxa de cliques (CTR): indica quantos visitantes clicaram em um link de interesse. Ela é muito válida quando o objetivo é levar o usuário para algum canal fora da rede social, por exemplo;
  • taxa de conversão: mostra a quantidade de visitantes que realizaram ações específicas na página, como o preenchimento de formulário ou compra;
  • custo por lead (CPL): demonstra o quanto é preciso investir para gerar cada lead, sendo fundamental para direcionar as campanhas;
  • retorno sobre o investimento (ROI): revela a relação entre o retorno que o Creator obtém sobre os investimentos nas campanhas sociais. Essa medida ajuda a direcionar melhor os recursos.

Como analisar os dados gerados por elas?

How Doge GIF - How Doge Howdoge GIFs

Para obter um bom resultado a partir das métricas das redes sociais, é relevante saber analisar os dados gerados por elas. Para isso, você deve primeiramente saber selecionar quais indicadores fazem mais sentido para as suas metas. Logo, os objetivos de cada campanha precisam estar bem claros.

A partir desse ponto, o passo seguinte é mensurar o impacto das ações. As próprias redes sociais contam com ferramentas analíticas que permitem acompanhar a performance. Porém, você pode investir em recursos específicos que forneçam dados sobre o desempenho para esse objetivo.

Para obter êxito nessa estratégia, considere que a análise de métricas não é uma ação pontual. Dessa forma, ela deve ser aplicada em comparação a períodos anteriores.

Voltando ao exemplo anterior de uma campanha para aumentar 30% das vendas dos seus infoprodutos em seis meses, o acompanhamento só será efetivo se você souber quanto a sua marca vendeu nos últimos seis meses. Assim, será possível ter uma base comparativa.

Esse trabalho no longo prazo permitirá identificar padrões, como as campanhas que oferecem melhor desempenho ou os investimentos com retorno insuficiente.

O estudo das métricas também deve considerar certas variações frequentes em redes sociais. Supondo que o objetivo seja acompanhar o alcance da página, convém verificar ocorrências pontuais, como conteúdos virais ou campanhas específicas, que afetam a visão geral.

Similarmente, é primordial entender que as métricas estão interligadas e combiná-las ajuda a obter uma visão mais completa da gestão das suas redes sociais. Cabe ainda destacar que essas plataformas estão em constante mudança, sendo necessário ser flexível e adaptar os planejamentos para usar esse movimento a seu favor.

Como utilizar essa análise para maximizar os resultados? 

Madagascar Penguins GIF - Madagascar Penguins Of GIFs

Da mesma maneira que as campanhas nas redes sociais devem ter um propósito, o uso das métricas precisa de objetivos claros para maximizar os resultados. Pois, os dados coletados por esses parâmetros são poderosos para indicar os melhores caminhos nessas plataformas.

A partir deles, você pode gerar ideias para a criação de conteúdo, aumentando as chances de ter uma repercussão positiva. Consequentemente, as suas ações se tornam mais efetivas e os esforços bem direcionados.

Portanto, aproveite para aprender com os dados, pois eles revelam muito sobre a sua gestão das redes. Faça testes e experimentos sempre monitorados para potencializar as campanhas direcionadas à presença digital. 

Por fim, combine o uso das métricas com outras formas de análise da sua atuação como Creator. Uma visão integral da sua marca é benéfica para garantir o crescimento constante. 

Essa visão inclui observar os concorrentes. Ainda que a ideia não seja tê-los como referência segura de sucesso, conhecer as estratégias de outros Creators do seu nicho ajuda a entender o seu posicionamento e identificar oportunidades que os dados não captam.

Como foi possível aprender, a análise das métricas de redes sociais é uma ferramenta valiosa para direcionar os seus esforços e recursos de forma inteligente. Logo, vale aplicar as dicas que você acabou de conferir para maximizar a sua performance.

Por fim, se você deseja impulsionar o seu trabalho no ambiente digital? Acesse o site da Braip e veja como a plataforma pode ajudar você a crescer na internet!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!