Blog Braip

Impulsionamento: o que é, como funciona, quais vantagens

homem sorrindo

É muito provável que você já tenha escutado alguém dizer: “Vou impulsionar essa publicação”. Mas você sabe, de fato, o que é um impulsionamento, para quê ele serve e como impulsionar alguma peça publicitária na internet? Se você ainda tá meio perdido nesse assunto, não precisa se preocupar! Hoje eu vou te explicar tudinho sobre o assunto!

Nesse conteúdo você vai aprender:

O que é o impulsionamento?

O impulsionamento é uma ferramenta de tráfego pago utilizada nas redes sociais (como o Instagram e o Facebook, por exemplo) para aumentar e melhorar o alcance de uma das suas publicações. Ou seja, impulsionando a sua publicação, ela será entregue a muito mais pessoas e não somente para aquelas que seguem a sua página.

Dessa forma, segmentando o público-alvo como lead a ser atingindo pelo seu impulsionamento, você pode melhorar o engajamento da sua publicação e até mesmo da sua página.

Essa é uma ferramenta muito importante para potencializar o alcance das suas publicações, já que os algorítimos das plataformas sociais estão cada mais difíceis de prever e nem sempre podemos contar apenas com tráfego orgânico.

O funcionamento da impulsão é muito simples: basta você escolher uma publicação, stories ou outro formato que atenda a rede social na qual você deseja trabalhar o impulsionamento, segmentar o seu público e o seu objetivo, definir o investimento e a duração da ação e acompanhar o desempenho da sua publicação impulsionada (não precisa desesperar, porque iremos falar sobre cada um desses pontos logo ali embaixo!).

Qual a diferença do impulsionamento para a campanha?

Which Way Paths GIF by Scratch Garden - Find & Share on GIPHY

Existem algumas diferenças básicas entre impulsionar uma publicação e criar uma campanha de anúncios para sua empresa e essas diferenças devem ser observadas quando você for criar a sua estratégia de comunicação com o tráfego pago. Então dá uma olhadinha nesses pontos:

  • O objetivo de um impulsionamento é potencializar o alcance de uma publicação e gerar mais engajamento (comentários, curtidas, etc.). É uma ótima estratégia para criar autoridade dentro de um nicho do mercado e pode ser uma boa solução para quem está começando no universo do marketing digital. Pois, impulsionando uma publicação, o seu público-alvo irá começar a conhecer você e o seu conteúdo (descobrindo como sua marca pode solucionar os problemas da vida dele);
  • Já o objetivo da campanha de anúncios é específico para cada situação. A sua campanha pode ter como objetivo mais conversões, mais vendas, mais cadastros em uma landing page, mais acessos a uma página. Além disso, a campanha não vai para a linha do tempo (feed) da empresa. Ela será visualizada em outras áreas de anúncio das redes sociais.

Quais as vantagens?

Season 1 Beth GIF by Rick and Morty - Find & Share on GIPHY

 

Pronto! Você já entendeu o que é, como funciona e para quê serve o impulsionamento, chegou a hora de conhecer as vantagens oferecidas por essa ferramenta para descobrir se vale realmente a pena colocar essa ação no seu planejamento de tráfego pago!

  1. Mais engajamento (claro!): impulsionando uma publicação você irá levar ela há muito mais pessoas. Dessa forma, você tem muito mais chances de alcançar mais curtidas, comentário, compartilhamento, publicação salva e, até mesmo, conquistar alguns novos seguidores!
  2. Gerar leads: como a sua publicação irá alcançar novos seguidores que ainda não conhecem sua página, isso pode gerar a oportuidade de conquistar novos leads para o seu banco de dados.
  3. Segmentar o público: nada melhor do que trabalhar com tráfego pago com um público bem segmentado. Isso deixo o seu trabalho muito mais simples e assertivo. Sem contar que você vai economizar dinheiro anunciando somente para o público-alvo da sua marca.
  4. Fortalecimento de marca: lembra quando eu falei que impulsionar publicações ajuda a criar autoridade em um determinado nicho de mercado? Bom, essa autoridade irá ajudar a fortalecer a sua marca!

Como fazer um impulsionamento?

Agora que você já sabe tudo sobre o impulsionamento de publicações nas redes sociais, chegou a hora de colocar esse conhecimento em prática! É válido lembrar que essa ferramenta é programada de diferentes formas dependendo da plataforma social que você escolher usar. Então, o primeiro passo é saber em qual rede social você vai fazer o seu impulsionamento.

Hoje vamos falar sobre essa ferramenta em duas plataformas: o Facebook e o Instagram.

Impulsionamento no Facebook

Esse é o tutorial retirada da página do próprio Facebook que fala sobre a importância do impulsionamento e como usar a ferramenta.

  1. Acesse sua Página do Facebook
  2. Escolha a publicação que você quer impulsionar
  3. Clique em Impulsionar Publicação (botão localizado no canto inferior direito da publicação)
  4. Defina o público, orçamento, duração e forma de pagamento
  5. Selecione Enviar e pronto!

Impulsionamento no Instagram

Na página do Neil Patel você encontra um material incrível sobre impulsionamento de publicações no Instagram e esse é o tutorial apresentado pelo site. Um passo a passo bem simples pra te ajudar a usar a ferramenta!

  1. Acessar seu perfil;
  2. Ir na aba de promoções;
  3. Clicar em criar promoção;
  4. Escolher o post que deseja impulsionar no Instagram;
  5. Definir um Objetivo de Campanha;
  6. Escolher um Público-Alvo;
  7. Escolher seu orçamento e tempo de campanha.

Fez todas as anotações que você precisava? Então agora é colocar em prática tudo que você aprender e impulsionar a sua primeira publicação!

Quer uma super dica? Escolha uma publicação que os seus seguidores tenham gostado muito, que houve um número maior de interação e engajamento. Assim, você terá mais assertividade na sua ação. E, lembre-se: essa é uma ferramenta que pode te ajudar a atrair novos leads e a fortalecer a sua autoridade como marca, que tal começar a criar alguns conteúdos para impulsionar no seu feed? Tenho certeza que vai trazer bons resultados! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!