Blog Braip

Tráfego pago no Facebook

tráfego pago para facebook

Na última publicação, conversamos sobre tráfego pago através do Google Ads. Você aprendeu a usar a ferramenta e descobriu como subir suas campanhas como Afiliado. A conversa de hoje é pra todo mundo: Produtores, Afiliados e pessoas interessadas em vender pela Internet. Se você tá a fim de entender como funciona o tráfego pago para Facebook, esse conteúdo é para você! Anota todas as dicas que a gente vai te passar hoje, elas valem ouro!

Nesse conteúdo você vai aprender:

O que é tráfego pago?

Como o nome já diz, nesse tipo de tráfego você paga para atrair visitantes para sua página através de anúncios feitos em páginas de pesquisa como o Google, redes sociais e display em outros sites. Existem várias formas de trabalhar com o tráfego pago, como:

  • Rede de display
  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • YouTube Ads
  • Instagram Ads

No tráfego pago os anúncios são monetizados através de métricas como custo por clique, custo por aquisição, custo por mil impressões e custo por visitas. Se você quer saber mais sobre essas métricas, dá uma olhadinha nesse conteúdo aqui e fique por dentro de todo o assunto!

O que é tráfego pago no Facebook?

Eyes What GIF - Find & Share on GIPHY

O tráfego pago no Facebook trabalha para atrair o seu público e gerar leads mais qualificados através de campanhas de publicidade e anúncios publicados na rede social com ajuda do Facebook Ads.

Dessa forma, você anuncia os seus produtos e serviços através do Facebook, que conta, hoje, com um público de 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo! Ou seja, só nessa rede social já tem gente pra caramba que pode ter acesso ao seu anúncio!

Mas é claro que não são todas as pessoas que irão receber as suas promoções. E, na verdade, nem seria uma boa se todo mundo recebesse. Afinal, você tem o seu público-alvo e o seu cliente ideal. Você sabe para que serve o seu produto e a quem ele pode atender. O Facebook Ads irá permitir que você encontre, entre os milhões de usuários ativos em sua plataforma, aquelas pessoas que mais tem o perfil e as características da sua persona (tudo isso é configurável na ferramenta).

Quanto custa o tráfego pago no Facebook?

Wide Eyes What GIF - Find & Share on GIPHY

Essa é uma parte muito boa: você quem decide quanto irá investir em uma campanha de divulgação e tráfego através do Facebook! É verdade esse “bilete”, não precisa me olhar desse jeito!

Quando você estiver ativando a sua campanha, poderá escolher o valor que irá investir e como será esse investimento: diário (o mesmo valor será utilizado todo dia) ou vitalício (o valor total será dividido entre os dias selecionados). Porém, é válido lembrar que dependendo da duração da sua campanha e do valor do investimento, o Facebook pode te informar que esse dinheirinho aí não é suficiente e dizer qual é o orçamento mínimo para seu anúncio.

Quer saber quais fatores afetam diretamente os custos dos anúncios no Facebook? A gente te conta! Olha só:

  • Público-alvo: o público mais jovem ou de alta concorrência, podem custar mais
  • Relevância do anúncio: pontuações baixas no ranking de engajamento, classificações de qualidade ou de conversões podem deixar seus anúncios mais caros (então, cuidado!)
  • Tempo: O mês, o dia e até a hora podem deixar seu anúncio mais caro
  • Posicionamento de anúncio: posicionamentos de maior concorrência podem custar mais
  • Estratégia de lance: palavras-chave mais ranqueadas costumam ser mais caras e isso eleva o valor do seu anúncio

Como funciona o tráfego pago no Facebook?

Uma resposta bem simples: o tráfego gerado nas campanhas do Facebook servirá para ser direcionado à sua página de vendas, landing page ou link de Afiliados para que você consiga concretizar suas vendas!

A real pergunta que você deve fazer é: como criar uma campanha de anúncios no Facebook Ads! A sua sorte é que eu tenho uma bolinha de cristal e prevejo o futuro (só que não) e já sabia que você ia precisar desse conteúdo para começar a anunciar no Face e vender muuuuuito! Então, vem cá bebê, que eu te ensino a subir a sua primeira campanha no Facebook!

Como subir campanha com Facebook Ads

  1. Escolha o objetivo do seu anúncio. Se você não sabe muito bem o que é isso, o próprio Facebook te ajuda a escolher o objetivo de marketing ideal para a sua campanha!
  2. Selecione o público-alvo ideal para sua campanha. Não se esqueça de segmentar bem essa parte! O Facebook também te ajuda a escolher o público certo para bombar o seu anúncio!
  3. Na aba de posicionamentos você vai decidir onde você quer veicular o seu anúncio: Facebook, Instagram, Messenger,  Audience Network ou em todos eles.
  4. Agora você vai decidir o orçamento que deseja investir e selecionar a forma: diária ou vitalícia.
  5. Escolha o formato ideal do seu anúncio.

Agora é só esperar que o seu anúncio irá participar do leilão para, finalmente, ser distribuído e apresentado para o seu público!

Tipos de anúncio no Facebook

Jim Carrey Money GIF - Find & Share on GIPHY

Existem alguns formatos de anúncios que podem ser utilizados no Facebook e, provavelmente, você já viu cada um deles por aí. Essa é uma parte importante, pois cada objetivo pode ser melhor atendido por um ou outro tipo de anúncio. Então dá uma olhada nas suas opções:

  1. Foto
  2. Vídeo
  3. Stories
  4. Messenger
  5. Carrossel
  6. Apresentação Multimídia
  7. Coleção
  8. Interativos

Se você quer saber mais sobre cada um dos formatos de anúncios que podem ser utilizados nos Facebook, você pode acessar a página da plataforma que te dá todos os detalhes sobre o assunto! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!