Na última publicação, conversamos sobre tráfego pago através do Google Ads. Você aprendeu a usar a ferramenta e descobriu como subir suas campanhas como Afiliado. A conversa de hoje é pra todo mundo: Produtores, Afiliados e pessoas interessadas em vender pela Internet. Se você tá a fim de entender como funciona o tráfego pago para Facebook, esse conteúdo é para você! Anota todas as dicas que a gente vai te passar hoje, elas valem ouro!
Nesse conteúdo você vai aprender:
- O que é tráfego pago?
- O que é tráfego pago no Facebook?
- Quanto custa o tráfego pago no Facebook?
- Como funciona tráfego pago no Facebook?
- Como subir campanha com Facebook Ads
- Tipos de anúncio no Facebook
O que é tráfego pago?
Como o nome já diz, nesse tipo de tráfego você paga para atrair visitantes para sua página através de anúncios feitos em páginas de pesquisa como o Google, redes sociais e display em outros sites. Existem várias formas de trabalhar com o tráfego pago, como:
- Rede de display
- Google Ads
- Facebook Ads
- YouTube Ads
- Instagram Ads
No tráfego pago os anúncios são monetizados através de métricas como custo por clique, custo por aquisição, custo por mil impressões e custo por visitas. Se você quer saber mais sobre essas métricas, dá uma olhadinha nesse conteúdo aqui e fique por dentro de todo o assunto!
O que é tráfego pago no Facebook?
O tráfego pago no Facebook trabalha para atrair o seu público e gerar leads mais qualificados através de campanhas de publicidade e anúncios publicados na rede social com ajuda do Facebook Ads.
Dessa forma, você anuncia os seus produtos e serviços através do Facebook, que conta, hoje, com um público de 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo! Ou seja, só nessa rede social já tem gente pra caramba que pode ter acesso ao seu anúncio!
Mas é claro que não são todas as pessoas que irão receber as suas promoções. E, na verdade, nem seria uma boa se todo mundo recebesse. Afinal, você tem o seu público-alvo e o seu cliente ideal. Você sabe para que serve o seu produto e a quem ele pode atender. O Facebook Ads irá permitir que você encontre, entre os milhões de usuários ativos em sua plataforma, aquelas pessoas que mais tem o perfil e as características da sua persona (tudo isso é configurável na ferramenta).
Quanto custa o tráfego pago no Facebook?
Essa é uma parte muito boa: você quem decide quanto irá investir em uma campanha de divulgação e tráfego através do Facebook! É verdade esse “bilete”, não precisa me olhar desse jeito!
Quando você estiver ativando a sua campanha, poderá escolher o valor que irá investir e como será esse investimento: diário (o mesmo valor será utilizado todo dia) ou vitalício (o valor total será dividido entre os dias selecionados). Porém, é válido lembrar que dependendo da duração da sua campanha e do valor do investimento, o Facebook pode te informar que esse dinheirinho aí não é suficiente e dizer qual é o orçamento mínimo para seu anúncio.
Quer saber quais fatores afetam diretamente os custos dos anúncios no Facebook? A gente te conta! Olha só:
- Público-alvo: o público mais jovem ou de alta concorrência, podem custar mais
- Relevância do anúncio: pontuações baixas no ranking de engajamento, classificações de qualidade ou de conversões podem deixar seus anúncios mais caros (então, cuidado!)
- Tempo: O mês, o dia e até a hora podem deixar seu anúncio mais caro
- Posicionamento de anúncio: posicionamentos de maior concorrência podem custar mais
- Estratégia de lance: palavras-chave mais ranqueadas costumam ser mais caras e isso eleva o valor do seu anúncio
Como funciona o tráfego pago no Facebook?
Uma resposta bem simples: o tráfego gerado nas campanhas do Facebook servirá para ser direcionado à sua página de vendas, landing page ou link de Afiliados para que você consiga concretizar suas vendas!
A real pergunta que você deve fazer é: como criar uma campanha de anúncios no Facebook Ads! A sua sorte é que eu tenho uma bolinha de cristal e prevejo o futuro (só que não) e já sabia que você ia precisar desse conteúdo para começar a anunciar no Face e vender muuuuuito! Então, vem cá bebê, que eu te ensino a subir a sua primeira campanha no Facebook!
Como subir campanha com Facebook Ads
- Escolha o objetivo do seu anúncio. Se você não sabe muito bem o que é isso, o próprio Facebook te ajuda a escolher o objetivo de marketing ideal para a sua campanha!
- Selecione o público-alvo ideal para sua campanha. Não se esqueça de segmentar bem essa parte! O Facebook também te ajuda a escolher o público certo para bombar o seu anúncio!
- Na aba de posicionamentos você vai decidir onde você quer veicular o seu anúncio: Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network ou em todos eles.
- Agora você vai decidir o orçamento que deseja investir e selecionar a forma: diária ou vitalícia.
- Escolha o formato ideal do seu anúncio.
Agora é só esperar que o seu anúncio irá participar do leilão para, finalmente, ser distribuído e apresentado para o seu público!
Tipos de anúncio no Facebook
Existem alguns formatos de anúncios que podem ser utilizados no Facebook e, provavelmente, você já viu cada um deles por aí. Essa é uma parte importante, pois cada objetivo pode ser melhor atendido por um ou outro tipo de anúncio. Então dá uma olhada nas suas opções:
- Foto
- Vídeo
- Stories
- Messenger
- Carrossel
- Apresentação Multimídia
- Coleção
- Interativos
Se você quer saber mais sobre cada um dos formatos de anúncios que podem ser utilizados nos Facebook, você pode acessar a página da plataforma que te dá todos os detalhes sobre o assunto! 🚀
Your page rank: