Blog Braip

Saiba como precificar um produto digital

mulher vendendo infoprodutos

Chegou a hora de precificar o seu produto e você não sabe muito bem o que fazer? Quanto será que vale o seu trabalho? Saiba que essas dúvidas são muito comuns entre Produtores! Mas pode ficar tranquilo(a), hoje eu vou te dar várias dicas incríveis pra você descobrir quanto, realmente, vale o seu produto digital!

Nesse artigo você vai aprender:

  • Qual a importância de precificar o seu produto digital corretamente
  • Primeiros passos para precificar um produto
  • Como calcular o preço de vendas de um produto digital
  • Qual estratégia de precificação utilizar
  • Qual preço colocar em um upsell

Qual a importância de precificar o seu produto digital corretamente

Precificar o seu produto pode não ser uma etapa muito simples de realizar. Isso porque, ao contrário do produto físico que podemos mensurar mais os gastos, o produto digital possui gastos mais subjetivos como tempo e criativo gasto durante a produção.

Mas, apesar de não ser uma etapa simples, ela é muito importante! Você precisa garantir que seu produto tenha um preço sustentável, para atrair clientes, pagar as contas de produção e garantir lucro! A precificação está diretamente ligado a linha de crescimento, resultado e sobrevivência do seu negócio.

Quando você faz um precificação correta do seu produto digital você pode garantir uma boa margem de lucro, manter a competitividade frente aos seus concorrentes, evitar perda de clientes devido ao preço alto e prejuízos com seu produto. Só vantagens, né?

Primeiros passos para precificar um produto

High Heels Feet GIF by FUN WITH FRIDAY - Find & Share on GIPHY

Existem quatro pontos que devem ser observados quando você for precificar o seu produto digital. São eles:

  1. Persona
  2. Custos
  3. Concorrente
  4. Valor agregado

Há essa altura do campeonato acredito que você já saiba quem é o seu público-alvo e já tenha definido a sua persona. Isso é muito importante pois públicos diferentes estão dispostos a investir valores diferentes pelo mesmo produto. Além disso, saber pra quem você está vendendo, ajuda na hora de trabalhar as mensagens, o conteúdo e o relacionamento com a persona.

Apesar dos custos de produção de um infoproduto serem mais subjetivos, existem situações pontuais que devem ser levadas em conta no momento de precificação: valor da hora de trabalho, custos com energia, internet e hospedagem do infoproduto, além dos gastos com divulgação e profissionais parceiros (como designers, gerentes de tráfego, redatores, etc.).

Chegou a hora de pesquisar os valores cobrados pelos concorrentes para venda de produtos similares ao seu. Pesquise na internet, observe o que os infoprodutos dos concorrentes oferecem e em quais pontos o seu pode ser melhor. Avalie qual valor pode ser cobrado tomando base os produtos, mas se o seu for melhor, cobrar mais caro pode ser justificável.

Crie valor agregado ao seu produto, oferecendo conteúdo exclusivo, que realmente resolve as dores da sua persona, tornando o seu produto exclusivo. Assim você terá um produto com alto valor agregado e, consequentemente, poderá cobrar mais caro por ele.

Como calcular o preço de vendas de um produto digital

Figure It Out What GIF by CBC - Find & Share on GIPHY

Chegou a hora de precificar o seu produto digital e eu tenho algumas super dicas para te passar. Seguindo essas dicas (que são quase um passo a passo), você vai encontrar o preço perfeito para o seu produto: aquele que vai cobrir as despesas de criação e oferecer uma margem de lucro em suas vendas!

  1. Calcule os custos de produção do seu produto (energia, tempo, transporte, equipamentos… enfim, tudo que você gastou para produzir o seu infoproduto)
  2. Calcule os gastos do seu negócio (internet, taxas, ferramentas, softwares, contas e etc.)
  3. Planeje sua margem de lucro (e respeite essa margem, você precisa obter lucro para continuar a investir no seu infoproduto)
  4. Tráfego pago também é gasto! (inclua o investimento feito para divulgação do seu produto, seja ela em tráfego pago ou orgânico)
  5. Use a fórmula markup (se você não sabe o que é isso, volte algumas palavras e clica no link pra saber mais!)

Definir o preço de um produto digital é algo muito pessoal. Uma estratégia que funcionou para mim, pode não ser a melhor para você! Isso porque vários fatores e particularidades devem ser analisados antes de definir qual preço do seu infoproduto. Você precisa conhecer seu público e concorrentes, saber se o seu produto possui diferenciais e valor agregado. Tudo isso irá influenciar na precificação final. Então, fique atento(a)!

Qual estratégia de precificação utilizar

É válido lembrar ainda que existem produtos com tickets altos (são produtos com alto valor de comercialização, vendidos por valores mais altos que outros similares a ele) e tickets baixos (produtos com baixo valor de comercialização, são vendidos mais baratos que outros similares a ele). Essa são conhecidas como estratégias de precificação e são muito utilizadas no meio digital e em e-commerces.

Mas qual é o melhor? Tudo vai depender da sua estratégia de vendas! Quer alguns exemplos? Olha só!

  1. Seu produto é exclusivo, inovador e tem valor agregado? Então o ticket pode ser mais alto
  2. Você pretende atingir mais pessoas e fechar mais vendas? Então o ticket baixo pode ser mais vantajoso
  3. Seu produto dá acesso a lugares ou conteúdos especiais? Se sim, que tal cobrar mais por ele?
  4. Você deseja entrar num nicho de mercado super concorrido? Então é melhor apostar num ticket mais baixo para atrair a atenção das pessoas

O que você precisa saber de verdade, é que a precificação de um produto digital não é algo engessado e pode ser revisto e modificado no momento que você desejar. Respeite sempre a margem de lucro do seu produto, as necessidades de compra do seu cliente e o valor de gasto para produzir o seu infoproduto.

Qual preço colocar em um upsell

Get Your Billion Back Make It Rain GIF by Billion Back Records - Find & Share on GIPHY

Primeiro, você precisa entender o que é upsell: numa tradução literal, upsell significa “vender mais”. É uma ferramenta bem simples: trata-se de oferecer ao consumidor um produto semelhante ao que ele está comprando. Porém, com uma oferta melhor e mais completa (normalmente, mais cara).

Você deve estar se perguntando como o upsell pode interferir na precificação do seu produto digital, e a resposta é simples: se um upsell consiste em oferecer um produto mais completo por um preço maior, você deve lembrar que o seu produto base precisa ter um ticket médio menor. Assim, você poderá oferecer um produto completo, com funções exclusivas e por um preço maior, tendo um ticket médio mais alto. Tudo uma questão de estratégia!

O upsell é uma ótima ferramenta, pois deixa ambos os lados de uma negociação felizes: sua empresa vende mais e fideliza o cliente (criando um relacionamento que pode gerar possíveis vendas futuras), enquanto o seu cliente fica feliz pois comprou um produto aprimorado com um desconto incrível (dessa forma ele vai lembrar da sua marca e indicá-la para outras pessoas).

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!