Blog Braip

Método AIDA: como criar conteúdo que converte?

No mundo acelerado do marketing digital, no qual os consumidores são bombardeados com informações, como se destacar e converter visitantes em clientes fiéis? A resposta pode estar em um modelo com mais de um século de existência: o método AIDA.

Ao focar no comportamento do consumidor, essa metodologia pode ser a chave para potencializar suas vendas. Mas afinal, como ela funciona? Saber a resposta pode ser o diferencial para impulsionar o seu negócio. 

Continue a leitura e descubra como utilizar o método AIDA com eficácia para desenvolver conteúdos de alto impacto!

O que é o método AIDA?

Impressive Technique Nik Popovic GIF - Impressive Technique Nik Popovic Nik Nocturnal GIFs

O acrônimo AIDA é formado pelas palavras atenção, interesse, desejo e ação. O método foi desenvolvido em 1899 por Elmo Lewis, um pioneiro da publicidade nos Estados Unidos. Mas o modelo AIDA não é apenas uma ferramenta — trata-se de uma jornada de compra.

O método segue as etapas percorridas pelo consumidor, do primeiro contato com um produto ou serviço até a decisão de compra, sendo representadas pelas letras que formam a sigla. Ao usar a metodologia AIDA, o Afiliado pode fazer a diferença entre um simples visitante e um cliente satisfeito.

Quais as etapas dessa metodologia?

Onestep Onesmallstep GIF - Onestep Onesmallstep GIFs

Entendida a ideia geral do modelo AIDA, é importante estudar suas etapas. Cada fase tem papel crucial na jornada de compra e na estratégia de marketing digital. O objetivo é tanto atrair quanto converter e aumentar as vendas com o método. 

Confira!

Atenção

Essa etapa é o seu primeiro ponto de contato com o público-alvo. Então é essencial se destacar. Nessa fase, você deve captar a atenção dos possíveis clientes com títulos intrigantes, imagens cativantes e conteúdo atual.

Trata-se de interromper o fluxo normal do consumidor e fazê-lo prestar atenção ao que você tem a dizer. Um bom uso de SEO e palavras-chave também é fundamental para o conteúdo ser descoberto e bem ranqueado.

Interesse

Após captar a atenção, o próximo desafio é sustentar o interesse do leitor. Portanto, nessa etapa, você começa a estabelecer uma relação com ele. Por isso, forneça informações que respondam às perguntas do consumidor e resolvam suas dores.

Aqui, a qualidade e a relevância do conteúdo são vitais. Utilize dados, estatísticas e até depoimentos. Dessa forma, você conseguirá tornar o material mais atraente e confiável.

Desejo

Essa é uma etapa crítica na qual você transforma um leitor interessado em um lead quente. É na fase do desejo que você destaca os benefícios exclusivos do produto ou serviço. Assim, o consumidor consegue ver como você pode resolver problemas específicos ou melhorar a vida dele.

Apresente casos de sucesso, testemunhos ou comparações que mostrem as vantagens do que está sendo oferecido. Além disso, criar uma narrativa convincente e emocional pode ser a chave para acender esse desejo.

Ação

Após levar o leitor em uma jornada de descoberta e engajamento, é hora de incentivar a ação. Essa etapa envolve uma call to action (CTA) clara e convincente. Algumas opções são solicitar que o potencial cliente compre um produto, assine uma newsletter ou apenas entre em contato.

Garanta que o processo seja simples e intuitivo, e que o leitor saiba o que se espera dele. Ao compreender e aplicar cada uma das etapas do método AIDA, Afiliados podem guiar o consumidor com mais eficácia através do funil de vendas.

Como criar conteúdos que convertem com o método AIDA?

Pure Quality Cody Harris GIF - Pure Quality Cody Harris The Cowboy Way GIFs

Depois de conhecer as etapas, é hora de aplicar a metodologia AIDA para criar conteúdos que convertem. Ao redigir uma copy, por exemplo, é importante estruturá-la seguindo o modelo para o leitor ser bem conduzido do primeiro contato à decisão de compra. 

Veja como fazer!

Conheça o seu público

Antes de tudo, é imprescindível entender para quem você está escrevendo. Quais são as dores, desejos e necessidades do seu público-alvo? Utilize ferramentas de análise de dados, pesquisas e feedbacks diretos para coletar essas informações.

Quanto mais específico você for ao identificar seu público, mais eficaz será a mensagem criada para ele. Lembre-se de que é necessário ter informações claras e diretas. Logo, dedicar tempo para compreender seus clientes é investir na criação de um conteúdo que faça a diferença para eles.

Chame a atenção

Você já percebeu que a atenção é uma moeda valiosa nesse mundo digital saturado, certo? Então investigue as tendências e as palavras-chave mais pesquisadas em sua área. Ainda, utilize títulos impactantes, imagens de qualidade e, se relevante, infográficos ou vídeos.

Não importa o formato do material que você está produzindo, os primeiros segundos de visualização são cruciais. Logo, garanta que seu material capte a atenção de imediato. A primeira impressão pode ser a diferença entre o engajamento e um clique perdido.

Desenvolva o interesse

Após chamar a atenção, é hora de manter o leitor engajado. Conteúdos ricos e informativos, que solucionam problemas ou respondem dúvidas, são essenciais para essa tarefa. Afinal, o consumidor está em busca de valor e de insights que possam auxiliá-lo em sua jornada. 

Na prática, seja objetivo, mas também abrangente. Use estatísticas, estudos de caso e exemplos práticos para ilustrar seus pontos e fortalecer sua mensagem ao usar o método AIDA. Assim, você constrói confiança e se posiciona como uma referência no assunto.

Segmente e personalize a comunicação

Com a abundância de informações disponíveis, a personalização é a chave para se destacar. Segmentar seu público e ajustar sua mensagem para atender a grupos específicos pode aumentar as taxas de conversão.

Vale destacar que adaptar sua comunicação à jornada individual do consumidor amplifica a relevância do seu conteúdo. Ao reconhecer e abordar necessidades específicas, você cria uma conexão mais profunda com o potencial cliente. 

Estimule a ação

Seu material deve guiar o leitor a uma ação clara — seja ela se inscrever em uma lista, comprar um produto ou apenas seguir para o próximo conteúdo. Por esse motivo, use CTAs fortes e visíveis, e garanta que o processo subsequente seja intuitivo. Ainda, dê ao lead razões claras para agir e facilite esse passo.

Use a automação ao seu favor

A automação é uma aliada do marketing digital. Portanto, use ferramentas automatizadas para segmentar seu público. Assim, fica mais fácil enviar material personalizado e, até mesmo, acompanhar o progresso de um lead pelo funil de vendas.

Além disso, a automação ajuda a otimizar seu tempo e recursos, abrindo a possibilidade de se concentrar em estratégias mais criativas e em decisões baseadas em dados. Ela também permite alcançar seu público no momento certo com a mensagem adequada, maximizando as chances de conversão.

O método AIDA tem resistido ao teste do tempo por uma razão: ele funciona. Quando bem implementado, o modelo guia o consumidor por uma jornada bem definida, aumentando a conversão. Por isso, um bom entendimento dele pode ser o diferencial entre sucesso e estagnação.

Você achou este artigo útil? Compartilhe nas suas redes sociais e garanta que mais pessoas acessem o conteúdo!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!