Blog Braip

SEO: o que é e como utilizar para impulsionar a venda de produtos?

seo

O tráfego orgânico é um dos elementos mais relevantes para quem deseja vender mais como afiliado e escalar seus resultados. Ele é obtido sem que seja preciso impulsionar ou patrocinar publicações online e parte do interesse do público. Para aumentar os seus resultados nesse sentido, vale saber o que é SEO.

Afinal, a partir dessa estratégia, é possível destacar sua página de vendas e aumentar seu potencial de resultados. Logo, essa pode ser uma alternativa interessante para atingir seus objetivos como afiliado.

Quer entender o que é SEO e como utilizá-lo para conquistar mais vendas? Continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é SEO?

Confused Wait What GIF - Find & Share on GIPHY

O SEO é a sigla para search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca. Ele corresponde a um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um endereço online (URL) em uma página de resultados do mecanismo de busca (SERP).

O mecanismo mais utilizado é o Google, que tem um market share superior a 90%. Logo, adotar o SEO serve para aumentar as chances de um determinado endereço online ser mostrado em uma posição mais elevada, a partir da pesquisa orgânica dos usuários.

Para isso acontecer, ocorrem as seguintes etapas principais:

Crawling

O crawling consiste no rastreamento de endereços e páginas. Ele é executado pelos robôs dos mecanismos de busca, que visam identificar as páginas e seus conteúdos.

Indexação

A partir do momento que o crawler encontra as páginas, elas passam a ser indexadas. É como se elas começassem a fazer parte de uma lista do mecanismo de busca, composta pelos sites publicados na internet.

Ranqueamento

Depois que as páginas são encontradas e indexadas, elas são ranqueadas. O Google, por exemplo, utiliza critérios próprios para definir a posição de cada uma. Em geral, o objetivo é entregar o conteúdo com mais qualidade e mais alinhado com a expectativa de busca do usuário.

Quais são as principais boas práticas dessa estratégia?

Studying Hasan Minhaj GIF by Patriot Act - Find & Share on GIPHY

Agora que você sabe o que é SEO, é importante entender quais são as boas práticas relacionadas a essa estratégia. O Google, por exemplo, utiliza mais de 200 fatores para ranquear seus conteúdos, sendo que cada um tem um peso diferente.

Porém, existem algumas estratégias mais conhecidas e consideradas mais efetivas para o bom posicionamento na ferramenta. A seguir, veja quais são as principais abordagens!

Escolha de uma boa palavra-chave

A palavra-chave (ou keyword) é o termo que os usuários utilizam quando fazem uma pesquisa na internet. Se o seu site for considerado relevante para aquela expressão, ele poderá ser apresentado em uma posição melhor.

Por esse motivo, é fundamental escolher uma palavra-chave adequada ao conteúdo. Ela deve estar relacionada ao seu site e à sua área de atuação e deve ser pesquisada pelo seu público de interesse. Assim, é possível atrair tráfego orgânico ao usá-la corretamente.

Otimização dos textos

Outra boa prática de SEO envolve a otimização dos textos utilizados na página. É interessante pensar, por exemplo, em escrever conteúdos escaneáveis, com frases mais curtas e fáceis de ler.

Também vale a pena utilizar uma hierarquia de informações, como ao criar títulos e subtítulos. Isso ajuda os leitores a entenderem do que trata o artigo mesmo sem lê-lo por completo.

Ainda, é preciso considerar outras estratégias, como:

  • uso de conteúdo multimídia, como imagens, gráficos e vídeos;
  • otimização de imagens;
  • uso da palavra-chave em locais estratégicos do conteúdo;
  • entrega de informação original e relevante;
  • uso de links internos para complementar as informações;
  • entre outros pontos.

Backlinks

Ainda, é possível definir como boa prática de SEO o uso de backlinks. Esses são links de entrada, criados em outros sites e que direcionam para o seu endereço.

Essa é uma das estratégias mais relevantes, já que receber a indicação de outra página bem posicionada pode indicar para o mecanismo de busca que sua página é relevante. Assim, links de veículos confiáveis e bons parceiros podem favorecer seu ranqueamento.

Qual é a diferença entre SEO on page e off page?

Star Trek Data GIF by HULU - Find & Share on GIPHY

Além das estratégias que você conheceu, é preciso saber que o SEO se divide em dois tipos: o on page e o off page. O SEO on page contempla todas as práticas que você pode adotar no próprio site. Além de otimizar o conteúdo e usar a palavra-chave adequada, existem questões como:

  • usar um layout intuitivo e que favoreça a permanência na página;
  • tornar o carregamento da página mais rápido;
  • incentivar a experiência do visitante;
  • entre outros pontos.

Já o SEO off page compreende as práticas executadas fora da sua página. A conquista de backlinks é a principal delas, mas também é possível pensar em:

Qual delas utilizar?

Como as duas estratégias são bem diferentes, não é preciso escolher uma em detrimento da outra para aumentar suas vendas como afiliado. Na verdade, o mais indicado é integrar as duas abordagens, de modo a favorecer a conquista de melhores resultados de ranqueamento.

Como usar o SEO para impulsionar a venda de produtos?

Work Working GIF - Find & Share on GIPHY

Como você viu, saber o que é SEO e como adotá-lo é essencial para conseguir melhores posições nos mecanismos de busca. Ao atuar como afiliado, a estratégia pode ajudá-lo a conseguir mais vendas.

Afinal, um posicionamento melhor atrai mais visitas. Com isso, você tem mais oportunidades de gerar conversão e fechar vendas.

Para tanto, é importante usar as boas práticas já mencionadas e focar em estimular a tomada de decisão dos usuários. Ao criar uma página de vendas que leva diretamente ao checkout para comprar o produto, por exemplo, você aumenta as chances de realizar os negócios desejados.

Também vale a pena contar com a ajuda de uma estrutura online completa. Com a Braip, você tem a chance de criar sua página personalizada de produtos e oferecer aos clientes diversas formas seguras de pagamento. Assim, é possível explorar o SEO a favor dos seus resultados.

Neste artigo, você aprendeu o que é SEO e como ele pode ser usado para aumentar a venda de produtos como afiliado. Por isso, vale a pena implementar as boas práticas na sua rotina, de modo a atingir seus objetivos profissionais.

Quer conhecer melhor a solução que oferecemos para você vender mais como afiliado? Fale conosco da Braip!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!