Blog Braip

Social selling: aumente suas vendas nas redes sociais

homem feliz

Você já ouviu falar sobre social selling? Essa é uma estratégia muito interessante que se baseia no relacionamento e vendas através das redes sociais. Ficou interessado e quer saber como melhorar suas vendas com essa metodologia? Então continua com a gente que eu te conto tudinho!

Nesse artigo você vai aprender:

O que é social selling

Se você trabalha com vendas pela internet, é muito provável que você utilize as redes sociais, já que esses são ótimos espaços para divulgar e fortalecer a sua marca; além de oferecer grandes oportunidades para criar um bom relacionamento com seu público-alvo. E, talvez, você já até utilize o social selling sem saber que ele recebe esse nome!

Social selling é uma estratégia muito utilizada no marketing digital para vendas, trata-se de um processo para prospectar leads e se relacionar com eles através das redes sociais. Tudo isso com um objetivo bem simples: gerar mais vendas.

Com um contato one-to-one, onde os vendedores conversam e criam um relacionamento direto e humanizado com cada um dos leads, o social selling procura mostrar que não existe pressa para fechar uma venda. Tudo é feito calmamente, com ajuda de curtidas em publicações do lead, interações e conversas oferecendo conteúdo que agregam significado em seu dia a dia.

Se você está pensando: então é tudo uma questão de se relacionar com os possíveis clientes? A resposta é: sim! O relacionamento e o bom atendimento agregam valor e referência a imagem da marca, criando um sentido de confiança, onde seu lead se sentirá mais aberto a receber uma possível proposta de compra de um produto ou serviço.

Porque social selling é tão importante

Serious Lady Gaga GIF by Apple Music - Find & Share on GIPHY

Algumas pessoas acham que as redes sociais não servem para vendas, mas existem pesquisas que provam o contrário. Quer ver? Segundo pesquisas aplicadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, 40% da população brasileira realiza compras através das redes sociais. Isso significa que, se você não está nas redes sociais ou se você não vende seus produtos ou serviços por ela, você tá perdendo muita grana!

Mas o social selling não trata sobre toda essa grana que você pode ganhar a partir do relacionamento. Ele trata sobre a importância de construir um relacionamento de confiança com o seu possível cliente antes de propor um produto ou serviço. E, isso, é muito importante!

Os consumidores não estão em busca de marcas que querem “surrar” a todo custo um produto sua goela a baixo, como diria a minha vó. Eles querem ser tratados como pessoas enquanto buscam soluções para suas dores.

É nesse momento que entra o social selling: quando vendedores se posicionam como especialistas e oferecem informações relevantes para solucionar os seus problemas, criando um relacionamento com o possível cliente. Isso demonstra um senso de humanização na conversa e o lead passa a confiar na palavra do vendedor.

E tudo isso oferece uma série de benefícios para sua empresa, como:

  • Facilita a criação de um relacionamento com seu lead
  • Aumenta a retenção do cliente (já que ele confia no relacionamento que criou com a marca)
  • Ajuda a encurtar o ciclo de vendas, potencializando os resultados
  • Reduz o custo de aquisição de novos clientes
  • Cria autoridade e confiança para sua marca

Como aplicar essa estratégia no meu negócio

Looking Back Britney Spears GIF - Find & Share on GIPHY

Agora que você já sabe o que, qual a importância e conheceu os benefícios proporcionados pelo social selling, chegou a hora de colocar as mãos na massa!

Pra começar, você vai precisar conhecer quais as redes sociais utilizadas pela sua persona ou cliente ideal. De nada vai adiantar tentar criar toda uma estratégia de social selling em uma rede social que o seu potencial cliente não está presente.

Além disso, será necessário alinhar a comunicação dos seus vendedores com os objetivos da sua marca (isso também serve caso o vendedor seja você). Não são poucos os casos em que os vendedores não utilizam o perfil da marca para entrar em contato com os leads, e é nesse momento que o alinhamento de comunicação verbal e visual devem ser realizados. Cuidados devem ser tomados, como, por exemplo, com os conteúdos compartilhados nas redes pessoais. Ao se tornar um representante de uma marca, toda a sua imagem influencia na venda.

Tudo alinhado! Chegou a hora de criar conteúdo relevante que atenda as necessidades dos seus leads. Essa parte é muito importante, pois será esses conteúdos que darão margem de conversa e relacionamento dos seus vendedores com os seus clientes.

Nutra seus leads com conteúdos que podem solucionar suas dores, crie um relacionamento e tenha conversas humanizadas. Se mostre presente e pronto para ajudar a solucionar suas dúvidas. Ofereça oportunidades de interação com outras pessoas, em uma comunidade, fórum ou aplicativo de conversas como WhatsApp ou Telegram (sabe aqueles grupos onde a marca conversa diretamente com seu público? É sobre isso que estamos falando).

Direcione o seu lead até o fundo do seu funil de vendas, e quando sentir que ele está preparado e receptivo para receber uma proposta de venda, faça-a!

5 dicas para aumentar suas vendas com social selling

Rihanna Nails GIF - Find & Share on GIPHY

Que tal um top 5 de dicas incríveis pra complementar todo o conteúdo que você aprendeu hoje? Anota tudo isso e não se esqueça de colocar em prática!

  1. Foque no relacionamento, não nas vendas!
  2. Faça pesquisas e descubra o que o seu lead realmente quer
  3. Interaja sempre!
  4. Faça interações em outros canais de relacionamento
  5. Acompanhe as novidades que podem ser interessantes para os seus leads

Agora é com você! Tá preparado para começar o seu primeiro relacionamento sério com seus leads? 💜

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!