Blog Braip

Reels no Instagram: estratégias para seu vídeo engajar

postar reels e vender mais

Usar as redes sociais para atrair clientes é uma das estratégias que você pode adotar para transformar a sua solução em um sucesso de vendas. Entre as possibilidades e recursos disponíveis, vale a pena aprender como postar reels no Instagram.

Afinal, essa é uma das funcionalidades mais famosas dessa rede e pode gerar muitas oportunidades para você. Ao mesmo tempo, é preciso conhecer as dicas mais relevantes para ter a chance de conseguir visualizações, engajamento e resultados com a estratégia.

Quer descobrir como postar reels no Instagram? Continue a leitura deste artigo e veja dicas para engajar a postagem!

O que é o reels do Instagram?

Eyes What GIF - Find & Share on GIPHY

O reels do Instagram é uma função de vídeo com o objetivo de tornar a experiência dos usuários mais divertida e interessante. Desde sua criação, esse tipo de publicação se tornou um dos mais populares da plataforma.

A proposta da ferramenta é estimular a criação de vídeos criativos e que chamem a atenção das pessoas. Quando foi lançado, em 2020, o limite de publicação do reels era de 15 segundos. Esse tempo foi evoluindo e, até 2022, já era de 90 segundos.

Quais são os benefícios de usar o reels para vender?

Agora que você conhece o reels do Instagram, é preciso entender por que vale a pena utilizar esse recurso. Na prática, a ferramenta pode ser uma grande aliada para quem deseja vender mais devido ao seu forte apelo na rede social.

Como o reels é um conteúdo multimídia, com áudio e vídeo, ele costuma capturar mais a atenção do que uma simples foto. Desse modo, você pode ter mais sucesso em atrair a sua audiência.

Essa ferramenta também permite colocar em prática diversas estratégias. Entre elas, está apresentar o produto ou demonstrar como ele funciona, se for o caso. Isso pode ajudar a esclarecer dúvidas e vencer possíveis objeções por parte do seu público, por exemplo.

Além disso, é importante considerar que, desde o lançamento da função, o Instagram prioriza o alcance de conteúdos desse tipo. Ou seja, é mais provável que seus seguidores e outros usuários vejam um reels publicado por você do que uma foto.

Logo, explorar essa ferramenta do Instagram corretamente pode ajudá-lo a conquistar vendas com mais facilidade — desde o lançamento de um produto até a continuidade em sua jornada.

Quais são as melhores estratégias para fazer seu vídeo engajar no reels?

Sesame Street What GIF by Muppet Wiki - Find & Share on GIPHY

Após entender a importância do reels no Instagram, vale compreender o que fazer para conseguir os melhores resultados com eles. Nesse sentido, o foco é obter o maior engajamento possível, de modo a alcançar o sucesso com a sua estratégia de produção de conteúdo na rede social.

A seguir, confira dicas para criar vídeos que impactam sua audiência da forma certa!

Assista reels de outros perfis

Antes mesmo de começar a produzir seu vídeo, é fundamental entender melhor a linguagem usada nesse tipo de mídia. Por isso, vale a pena assistir aos reels de outros perfis.

Você pode escolher reels de outros produtores ou de marcas que tenham um público semelhante ao seu. Assim, é possível ter inspirações e saber o que está em alta no mercado para ter ideias e definir o que fazer em sua estratégia.

Planeje o seu vídeo

Depois de buscar referências, é hora de elaborar o planejamento do seu reels. Para facilitar o processo de edição, descreva como deve ser o resultado do seu vídeo e, se possível, quais elementos devem estar presentes em cada quadro ou cena.

Defina também o que deve ser escrito ou falado no vídeo, criando um tipo de roteiro. Isso ajuda a fazer a gravação com mais confiança e qualidade.

Cuide da parte técnica

Cat Working GIF by Looney Tunes - Find & Share on GIPHY

Para engajar o seu reels, é essencial que ele tenha uma boa qualidade visual e de áudio. Portanto, é importante cuidar da parte técnica para gravar o vídeo. O ideal é capturar as imagens na posição vertical, pois esse é o modo de exibição principal do reels.

Também é indicado ter uma boa iluminação e um áudio fácil de entender. Felizmente, você não precisa de equipamentos profissionais, pois é possível executar a tarefa com a ajuda do celular, por exemplo.

Faça a edição do seu reels

Após terminar as gravações do reels, você deve partir para a edição do seu vídeo. O processo pode ser feito diretamente no Instagram. O aplicativo oferece diversos recursos, como fundos, efeitos e outros elementos.

Além disso, é possível escolher as músicas que estão em alta no momento. Vale saber que, ao usar essas canções, você pode participar de uma tendência (trend) da rede. Nesse caso, pesquise o que está em alta para definir a melhor estratégia para o vídeo.

Não se esqueça dos detalhes

O engajamento também depende dos detalhes. Por isso, você deve escolher uma capa interessante e chamativa para o reels, despertando a curiosidade das pessoas.

Ainda, é essencial acertar na legenda que acompanhará o vídeo, fazendo um texto chamativo e que desperte a curiosidade do leitor. Assim, você tem a chance de criar uma publicação que realmente atrai o interesse das pessoas.

Solte a criatividade

Para engajar o público e até para ter a chance de fazer seu reels viralizar, seja original e criativo. Afinal, essa é uma combinação que ajudará a chamar a atenção de um número maior de pessoas.

Portanto, vale a pena buscar formas de unir seu produto ou oferta a essa forma de realizar a divulgação. Quanto mais criativo você for, maiores são as chances de ser notado pelos potenciais compradores.

Como postar reels no Instagram?

Clash Of Clans Plan GIF by Clasharama - Find & Share on GIPHY

Até aqui, você descobriu como produzir e ter engajamento com reels no Instagram, evitando que o vídeo fique com poucas visualizações, por exemplo. Porém, existe outra etapa essencial: a postagem desse conteúdo.

O modo mais prático de publicar o arquivo é por meio da tela inicial do Instagram. Você deve selecionar a opção de reels, incluir os vídeos da sua câmera e começar a editar. Se preferir, você pode editar os vídeos em um aplicativo externo e, depois, apenas fazer o upload nessa área da rede social.

Também há como gravar as imagens diretamente pelo Instagram e já fazer a edição por lá. Se for o caso, vale a pena fazer testes para entender como postar reels com mais qualidade. Desse modo, será possível atrair mais o público.

Neste artigo, você descobriu como produzir e postar reels no Instagram de forma que o conteúdo engaje. Com essas dicas, você terá a chance de aproveitar a rede social para obter mais vendas para a sua estratégia como produtor.

Conhece alguém que também pode gostar dessas dicas? Compartilhe esse post nas redes sociais e marque seus amigos!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!