Blog Braip

Relatório de vendas: o que é e como fazer o seu!

mulher olhando o celular

Você sabe o que é e para que serve um relatório de vendas? Será que você está analisando os parâmetros certos para medir o desempenho da sua empresa? Tire essas (e muitas outras dúvidas) no post de hoje!

O QUE É UM RELATÓRIO DE VENDAS?

Um relatório de vendas é um documento com informações importantíssimas referente aos resultados das estratégias de vendas aplicadas pela empresa, departamento ou até mesmo por uma pessoa que trabalhe solo.

Ele reúne dados de diversas áreas da empresa ou empreendimento, como os detalhes das vendas, suporte, marketing, desenvolvimento de tecnologias, atendimento… Além de ajudar a visualizar todo o desempenho das estratégias que foram aplicadas durante determinado período que decorreu.

Essa análise auxilia não só a entender o desempenho das estratégicas que deram ou não certo como, também, oferece inspirações e ideias que podem ser aplicadas ou melhorias que podem ser praticadas.

QUAL OBJETIVO DO RELATÓRIO DE VENDAS?

Um relatório de vendas pode atender à diversos objetivos e pode ser criado de acordo com as necessidades apresentadas pela empresa.

Ele contém dados, informações, métricas e gráficos que ajudam no desenvolvimento de cada setor do seu empreendimento (mais uma vez, ele irá ajudar mesmo que você trabalhe sozinho).

Os relatórios podem ser individuais e analisar o desempenhos dos colaboradores de forma individual; ou podem ser coletivos e analisar a performance de toda a equipe.

Eles podem, ainda, analisar o sucesso do cliente, ou tratar sobre relatórios de vendas colaborativas que analisam indicadores como taxa de crescimento, ciclo de vendas, taxa de chargeback e etc.

O relatório de vendas é uma excelente ferramenta para ajudar a alinhar as metas do seu negócio e definir as responsabilidades de cada setor em um trabalho em equipe. Além disso, colabora para surgir insights e gerar novas oportunidades.

COMO CRIAR UM RELATÓRIO DE VENDAS?

Yeah Right Judging You GIF - Find & Share on GIPHY

Como você pôde perceber, um relatório de vendas é um documento personalizado que reflete os resultados de uma ação ou de um período que sua empresa passou. Dessa forma, os dados que serão incluídos nele, devem refletir a realidade do seu negócio. Mas existem dicas interessantes que podem ser seguidas, dá uma olhada!

1. DEFINA O OBJETIVO DO RELATÓRIO

Você já ouviu falar sobre KPI’s? Esses são Indicadores-Chave de Desempenho e ajudam a analisar, através de objetivos quantificáveis, as conquistas e ganhos realizados. Além disso, ele auxilia no acompanhamento e gerenciamento da performance e sucesso das estratégias aplicadas pela empresa.

De forma mais clara, as KPI’s definem os objetivos quantificáveis que a empresa deseja alcançar e podem ser analisados ao final de determinado período.

Ao definir os objetivos que seu relatório de vendas irá analisar, você traça pontos essenciais que precisam ser observado e cria metas que podem ser alcançadas.

É válido lembrar que esses objetivos podem ser criados em níveis diferentes. Podem existir objetivos para toda a empresa e, também, para cada um dos setores.

2. DEFINA AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

Chegou a hora de definir quais informações você irá precisar para criar o seu relatório de vendas. Essas informações irão se apresentar como necessárias no momento em que você tiver todos os seus objetivos claros e anotados.

Dessa forma, você pode precisar de dados como número de membros de uma equipe, canais utilizados para divulgação, arrecadação de determinado período, número de vendas, taxas de abandono e chargeback, produtos mais vendidos ou mais buscados, dias e horas em que sua página apresento maior número de conversão, despesas…

Enfim, em relação as informações que serão necessárias para compor o seu relatório, os dados são personalizados de acordo com cada empresa, setor e, principalmente, de acordo com os objetivos que devem ser atingidos.

3. USE METAS E MÉTRICAS DE VENDAS

Se o seu negócio tem uma meta para alcançar, será mais fácil analisar se ela foi cumprida ou não. Dessa forma, é de suma importância que você defina quais metas e métricas serão analisadas para saber se os objetivos foram alcançados. Dá uma olhada em alguns exemplos que você pode adotar para o seu relatório:

    • Faturamento;
    • Taxa de conversão;
    • Ticket médio;
    • Número de vendas;
    • Taxa de abandono de carrinho;
    • Número de novos clientes.

4. QUAL SERÁ A PERIODICIDADE DO RELATÓRIO?

Um relatório de vendas analisa dados de um determinado momento da empresa. Dessa forma, ele deve ser produzido com periodicidade. Somente assim você terá dados de ciclos semelhantes (mês/mês ou ano/ano) para analisar e descobrir as nuances entre eles.

As análises das métricas apresentadas só podem ser realizadas se houver uma periodicidade na produção dos relatórios de vendas do seu negócio.

5. FIQUE ATENTO AOS DADOS SAZONAIS

Dados sazonais são aqueles que são gerados em épocas muito específicas do ano como, por exemplo, Natal, Dia das Mães, Black Friday, entre outros.

Os dados das vendas obtidas nessas datas só podem ser utilizados em análises das mesmas épocas em outros anos ou períodos. Isso, pois durante essas datas, os consumidores tem comportamentos de compra muito específicos que não são apresentados da mesma forma em outras datas.

RELATÓRIO DE VENDAS BRAIP

Se você é um Produtor ou Afiliado Braip, saiba que a nossa plataforma oferece um relatório de vendas completo e de fácil manuseio em seu painel de acesso, assim que você faz o login em nosso site.

página de relatórios de vendas braip

Em seu painel, você pode pesquisar por vendas específicas através do Código de Venda, Forma de Pagamento, Status, Comprador, CPF/CNPJ do Comprador ou Data do Pedido. Você pode exportar os dados de todas as vendas (ou de determinado período), ou verificá-las na própria plataforma.

Além disso, você pode ter acesso aos relatórios analíticos por período, relatórios de abandono, de e-mails enviados, de assinaturas, métricas dos produtos e estornos. Todos esses dados irão ajudar a melhorar muito a sua análise de vendas.

A Braip trabalha, também, com parceiros que oferecem integrações e serviços de relatórios de vendas automatizados à nossa plataforma e clientes. Esse é o caso da ActiveCampaign e da Mautic.

Agora que você já sabe o que precisa para criar o seu relatório de vendas, que tal começar? 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!