Blog Braip

Retargeting: o que é e como aplicar?

Certas práticas de marketing digital colaboram de modo significativo para a conversão de potenciais clientes. O retargeting é uma delas — e pode ter efeito considerável sobre as vendas e o orçamento com publicidade.

Um dos motivos para o seu destaque é a capacidade de direcionamento para um público bem específico. Assim, serão impactadas pessoas que já tiveram contato com os produtos e serviços comercializados, ou com ofertas parecidas. 

Que tal você conhecer detalhes sobre o retargeting? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é retargeting? 

Target Moving Target GIF - Target Moving Target Inaccurate GIFs

O retargeting é uma estratégia que visa atingir indivíduos com potencial de compra e que já interagiram com determinado item ou conteúdo online. Para isso, são exibidos anúncios (ads) para pessoas com esse perfil e que ainda não efetuaram a compra — como acontece no abandono de carrinho, por exemplo. 

O processo baseia-se na utilização de cookies, uma tecnologia que rastreia o comportamento do usuário na web. Então os dados dos visitantes são coletados durante a sua visita ao site e, caso ele acesse uma oferta, mas não realize a compra, são exibidos ads visando a sua conversão.

A campanha será vista pelo potencial cliente em páginas de busca, como o Google, em redes sociais e em e-mail marketing, entre outros canais. 

Qual é a diferença entre retargeting e remarketing?

Você conferiu que a prática direciona propaganda específica a pessoas com base em suas interações online, certo? Nesse contexto, o remarketing é um termo semelhante que pode gerar confusão. Mas fique tranquilo porque as diferenças são de simples entendimento.

Enquanto o retargeting foca em anúncios, o remarketing é formado por uma ampla gama de estratégias — incluindo ads de conversão. Assim, a última prática é mais diversificada e consegue abranger outras táticas online e offline.

Quais são os tipos de retargeting? 

Hmm Thinking GIF - Hmm Thinking GIFs

A estratégia online de exibição de propaganda é apenas uma das ações adotadas para converter potenciais clientes. Retornando exclusivamente aos anúncios digitais do retargeting, é possível falar em três tipos centrais de aplicação:

  • site;
  • search;
  • social.

Como o nome sugere, o site retargeting tem o objetivo de impactar pessoas que visitaram o website. Os anúncios exibem nas páginas online os produtos complementares ou aqueles visualizados, mas não comprados.

Em relação ao search retargeting, a tática é focada em utilizar dados de navegação para exibição de publicidade com base nos hábitos de pesquisa na internet. Dessa forma, os leads serão impactados pela sua oferta ao buscarem itens semelhantes.

Por fim, o social retargeting direciona ads a usuários de redes sociais e que apresentam potencial de compra. A prática usa demonstrações de interesses em plataformas como Instagram e TikTok, a fim de segmentar campanhas, aumentando a assertividade do investimento.

Qual é a relevância dessa estratégia para o marketing digital? 

O retargeting pode ser aplicado visando interações no site, em buscadores e nas redes sociais. Logo, a tática mostra-se importante para a comercialização de diferentes produtos e serviços na internet. Confira motivos que tornam a ação tão relevante!

Maximização de conversões

A abordagem personalizada reforça a lembrança do produto, superando possíveis objeções e incentivando a aquisição. Além disso, a promoção de itens complementares (cross-selling) ou ofertas especiais aumenta as chances de comercialização.

Construção de conexões duradouras

O retargeting vai além da simples recuperação de visitantes perdidos, pois ele contribui para a construção de elos fortes com a audiência. A exibição de anúncios customizados em diferentes estágios do funil de vendas cria uma narrativa que acompanha o usuário em sua jornada de compra. 

Desse modo, a proposta é consolidada na mente do consumidor, estabelecendo conexão emocional e construindo confiança. Assim, a repetição controlada de mensagens colabora com o reconhecimento da marca, tornando-a uma escolha confiável para o público.

Quando o potencial comprador estiver no fundo do funil de vendas e pronto para a conversão, ele se sentirá mais confiante para fazer a aquisição. Isso se dá porque pode haver afinidade com a oferta pelos contatos que aconteceram com ela ao longo do tempo.

Otimização do orçamento 

Ao direcionar ads para usuários que já demonstraram interesse, o retargeting otimiza significativamente o orçamento publicitário. Logo, evitam-se desperdícios em audiências que ainda não interagiram com a marca, concentrando os esforços nas pessoas propensas à ação.

A segmentação refinada permite ajustes da mensagem de acordo com o comportamento do lead, fazendo com que cada anúncio seja altamente relevante. A abordagem não apenas melhora a eficácia das campanhas, mas também proporciona uma alocação mais estratégica dos recursos.

Como aplicar o retargeting?

How Gif Dave Bautista GIF - How Gif Dave Bautista Wtf Gif GIFs

Como você viu, algumas características que mostram o peso do retargeting são as maiores chances de conversão de prospects, desenvolvimento de relacionamentos fortes e orçamento otimizado. Agora, descubra as etapas para implementar a estratégia!

Integre um pixel de remarketing 

Comece integrando um pixel de remarketing à sua loja virtual. Essa pequena linha de código é fornecida pelas plataformas de publicidade digital, como Google Ads e Facebook Ads. Ela permitirá o rastreamento das interações dos visitantes, possibilitando a criação de audiências para campanhas.

Defina objetivos claros 

Estabeleça metas específicas para suas ações de retargeting. São exemplos: aumentar as conversões, promover determinados produtos ou engajar usuários que não finalizaram uma compra. A clareza sobre os objetivos colabora à orientação de suas estratégias.

Faça uma segmentação inteligente 

Divida os seus visitantes em grupos com base em comportamentos específicos, permitindo a personalização dos anúncios de acordo com interesses e ações anteriores. Desse modo, a efetividade da propaganda poderá ser maior.

Crie ads relevantes 

Desenvolva propagada relevante e envolvente, com base nas informações coletadas. Certifique-se de que cada campanha ressoe com a jornada do cliente, seja relembrando ofertas visualizadas ou oferecendo descontos exclusivos, por exemplo.

Acompanhe os resultados 

Por fim, verifique o progresso das ações. As plataformas de publicidade digital geralmente oferecem indicadores de desempenho. Portanto, fique atento aos resultados alcançados para realizar ajustes, visando a otimização da estratégia, combinado?

Agora você sabe que o retargeting é uma prática digital que visa o resgate de potenciais compradores. Ela pode ser usada em sites, mecanismos de busca ou redes sociais e tem capacidade para dar precisão às campanhas, além de eficiência ao orçamento de marketing.

Você gostou deste conteúdo? Então continue a sua descoberta sobre o tema e veja como o remarketing pode alavancar as suas vendas!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!