Blog Braip

Tráfego orgânico para Afiliados: como vender mais

mulher pensando

O tráfego orgânico é uma maneira de trazer visitas ao seu site ou página de vendas de maneira gratuita, diferente do tráfego pago que exige certo valor de investimento. Apesar de demandar um pouco de paciência, o tráfego orgânico é totalmente assertivo e, de quebra, te ajuda a criar autoridade no nicho que você escolheu trabalhar!

Ficou curioso(a) e deseja descobrir como vender mais com ajuda do tráfego orgânico? Chegaí que hoje eu te conto tudo sobre o assunto!

Nesse conteúdo você vai aprender:

  • O que é tráfego orgânico
  • Qual a diferença entre tráfego orgânico e pago
  • Por que investir em tráfego orgânico
  • Melhores estratégias de tráfego orgânico para Afiliados

O que é tráfego orgânico

Esse tipo de tráfego é conhecido por ser gratuito. Os visitantes que chegam em sua página, o fazem de forma espontânea. Ou seja, através de buscas realizadas no Google, links amigos em outros sites (backlinks), divulgações em grupos de WhatsApp, Telegram e etc.

A forma mais comum para gerar tráfego orgânico é o marketing de conteúdo (quando você cria materiais ricos e uteis para os seus leads). É exatamente isso que fazemos aqui, no Blog Braip: produzir conteúdo relevante que ajude outras pessoas a resolverem seus problemas.

Trabalhar com o marketing de conteúdo como parte integrante da sua estratégia de tráfego orgânico é muito importante, pois ao mesmo tempo que você atrai novos leads com seu conteúdo, você cria autoridade no assunto e passa a ser uma referência para os seus clientes. Tudo isso gera mais confiança para o lead e o ajuda a fechar uma compra com você!

O marketing de conteúdo, somado a técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento da página nas plataformas de pesquisa, contribui para gerar tráfego orgânico para suas páginas de divulgação e vendas. Além de ajudar a fidelizar seu cliente, promovendo conhecimento e soluções para seus problemas.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e pago

Jeff Goldblum What GIF by The Late Late Show with James Corden - Find & Share on GIPHY

Essa é uma pegunta com resposta bastante simples: no tráfego orgânico, você usa técnicas de produção de conteúdo para atrair visitantes para a sua página de forma gratuita. Ou seja, você não paga para aquele lead estar ali na sua página de vendas. Além disso, os resultados do tráfego orgânico são entregues enquanto existir a publicação.

Outra vantagem é que o tráfego orgânico permite que sua página apareça para qualquer pessoa que pesquise por uma palavra-chave que esteja no seu conteúdo. Quer um exemplo? Se você pesquisar no Google por tráfego orgânico, é muito provável que você encontre essa página do Blog Braip (independente do sexo, idade ou local onde vive).

Já no tráfego pago, além de pagar um valor para que sua página ou publicação apareça para o seu lead, esse público precisa ser pré-determinado. Ou seja, quando você estiver preparando seu anúncio, o Ads que você estiver utilizando vai te perguntar para qual público você quer aparecer (definindo sexo, idade, região e etc). Isso exclui uma série de leads que não receberão esse anúncio.

Por que investir em tráfego orgânico

Acho que já dei alguns bons motivos pra você começar a investir em tráfego orgânico, mas vamos falar sobre esse assunto de uma forma mais organizada.

Uma das maiores vantagens em trabalhar com tráfego orgânico é o custo-benefício, já que você não vai precisar investir muito dinheiro em anúncios pagos. Além disso, publicações pagas não são escaláveis, ou seja, assim que o valor pago pelo anúncio for gasto, sua publicação não será mais entregue ao mesmo número de pessoas. Enquanto no tráfego orgânico você constrói sua rede de autoridade e consegue mantê-la entregando conteúdo de forma contínua.

Outro ponto importante é a relevância. Você já reparou que anúncios pagos no Google apresentam a tag “Anúncio” antes do título dá página? Pois é. E você já reparou que durante as suas pesquisas você não costuma clicar nestes links com a tag “Anúncio”? Pois é! Isso acontece porque já esperamos que nestes links tentem nos vender alguma coisa.

Com o tráfego orgânico e o SEO sua página pode se tornar bem ranqueada nos buscadores e, assim, atrair mais visitantes graças a sua autoridade.

Por fim, mas não menos importante, o tráfego orgânico te ajuda a construir um relacionamento com seus leads. Ele contribui para que você possa nutri-los com conteúdo de qualidade, fazendo com que ele confie na sua palavra.

Melhores estratégias de tráfego orgânico para Afiliados

Pay Day Money GIF by MOST EXPENSIVEST - Find & Share on GIPHY

Agora o assunto que você estava esperando: como gerar tráfego orgânico trabalhando como Afiliado. Primeiro, a regra dos 3 C’s: pega cafécanetacaderno pra anotar todas essas dicas.

1. Marketing de conteúdo

Sim, ele de novo! O marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Com ele você pode criar conteúdo de qualidade e supri o interesse da sua persona. É necessário que seu conteúdo ajude o seu público a resolver os problemas que ele enfrenta. E, quando eu falo de problemas, eu estou falando das dores que o seu produto pretende resolver.

Um exemplo simples: você vende um curso de corte e costura. Que tal criar um blog falando tudo sobre o assunto: como começar, quais as melhores máquinas e ferramentas de costura, o que não pode faltar em um ateliê, primeiros passos, quais melhores tecidos para iniciantes… enfim, assunto não vai faltar!

2. Escolha as palavras-chave corretas

Palavras-chave são termos de busca. Sabe quando você quer procurar uma receita de bolo de cenoura e você digita no Google: bolo de cenoura rápido? Essa é a palavra-chave que aciona os sites para a sua busca. Dessa forma, todas as páginas que tenham registrado essa palavra-chave como principal irão aparecer para essa busca.

Você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave para o seu nicho, assim você irá entender quais palavras acionam mais buscas. Daí, é só criar um bom conteúdo relacionado a essa palavra e esperar as visitas. Para pesquisa de palavras-chave você pode usar ferramentas como a Ubersggest, Keyword Tool ou SEMrush.

3. E-mail marketing

Além de produzir conteúdo de qualidade, você precisa criar um relacionamento com o seu lead e nutri-lo com materiais ricos de forma constante. A melhor forma de criar esse tipo de relacionamento é o e-mail marketing. Com ele você pode cultivar o interesse do seu público-alvo e direciona-lo para a sua página de vendas na hora certa!

4. Tente fechar parcerias de backlinks

Backlinks ocorrem quando outras páginas citam o seu blog ou página de vendas. Isso ajuda o Google entender que a sua página possui conteúdo relevante.

E porque isso é importante? Porque quanto mais relevância você apresentar ao Google, mais bem colocado você vai estar na página de busca e, consequentemente, mais visitantes você vai receber. Mais visitantes, por sua vez, são mais possibilidades de vendas.

5. Tenha um blog

Blogging Meryl Streep GIF - Find & Share on GIPHY

Como deu pra perceber, é muito importante que você tenha um blog para trabalhar com o marketing de conteúdo e tráfego orgânico. É claro que essa não é a única forma para gerar tráfego orgânico para Afiliados. Você pode trabalhar com o marketing de conteúdo em suas redes sociais, por exemplo.

Mas, ter um blog vai te ajudar a aplicar as técnicas de SEO para um bom ranqueamento no Google. Irá facilitar o seu relacionamento com seus clientes e a entrega de conteúdo através do e-mail marketing.

Além disso, o blog permite que você produza conteúdos mais extensos e mais explicativos. E, vai por mim, tem muita gente aí que realmente quer ler o seu conteúdo. Então, crie o seu blog e tenha periodicidade nas suas publicações.

Você pode começar a criar conteúdo aos poucos, realizar pesquisas com seus leads sobre os assuntos que eles possuem interesse, fazer suas pesquisas de palavra-chave e estudar mais um pouco sobre SEO. Mas uma coisa é importante: não espere saber tudo sobre tudo para começar. Crie sua autoridade agora! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!