Blog Braip

Dia do Profissional de Marketing: afinal, qual a importância dele nas vendas?

dia do profissional de mkt

Grande parte das profissões conta com uma data específica para celebrá-la. Por exemplo, em maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing. Mas você sabe quais são as funções de quem segue essa carreira ou a importância dela para o mercado?

Ter esse conhecimento é relevante para quem deseja começar a atuar nessa área de destaque — principalmente no mundo virtual. Esse é um segmento que pode chamar a atenção de quem tem afinidade com comunicação e se interessa por vendas.

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe a leitura desse post para saber mais sobre o Dia do Profissional de Marketing e a importância dessa atividade para as vendas!

Dia do Profissional de Marketing: quando é comemorada essa data?

The Office Party Hard GIF - Find & Share on GIPHY

Não há uma informação oficial que justifique a escolha dessa data para comemorar a profissão. Especula-se que o Dia do Profissional de Marketing, em 8 de maio, possa estar relacionado à criação da primeira escola de propaganda do país.

Trata-se da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), fundada em São Paulo, em 1951. Entretanto, há quem defenda que a data não está relacionada a nenhum evento específico, sendo meramente simbólica para homenagear o profissional de marketing.

Independentemente do motivo, essa é uma data oportuna para reconhecer e valorizar quem atua nessa área para o sucesso de diferentes empresas e organizações.

Também é um bom momento para incentivar a capacitação e formação de profissionais em marketing e comunicação. Assim, é possível contribuir para o desenvolvimento e expansão do universo do marketing no mercado.

Quais são as funções de um profissional de marketing?

Market Dancing GIF - Find & Share on GIPHY

O fato de terem criado uma data para celebrar o Dia do Profissional de Marketing ajuda a demonstrar a relevância que ele tem no mercado, concorda? Por isso, é interessante entender quais são as funções que ele exerce.

Em um mundo cada vez mais digital, quem segue essa carreira pode atuar em uma série de áreas — seja em empresas, bancos, agências de consultoria, organizações não governamentais (ONGs), entre outras.

Assim, existem inúmeras possibilidades de atuação no marketing, mas você não precisa saber ou exercer todas elas de uma só vez. Na verdade, ter o conhecimento sobre algumas delas e suas estratégias já pode ser o bastante para você aumentar suas vendas e comissões.

Diferentes atuações do profissional de marketing

Para entender mais sobre, confira alguns cargos disponíveis no mercado e suas respectivas funções:

  • marketing operacional: desenvolvimento de campanhas e ações de venda para empresas e profissionais autônomos;
  • marketing estratégico: estudo de mercado para criação de produtos, uso de estratégias para ampliar as vendas;
  • marketing digital: utilização da interatividade online para atrair e estabelecer um relacionamento com o cliente, bem como divulgar campanhas e produtos na internet;
  • marketing de relacionamento: atuação nos canais de comunicação da empresa com seus clientes e fornecedores;
  • marketing esportivo: realização de patrocínio de equipes e esportistas, eventos esportivos, com escolhas estratégicas e de organização;
  • marketing político: trabalho junto ao relacionamento do político ou candidato com seu público, visando fidelizar votos, antes, durante e após o período eleitoral;
  • marketing social: defesa de pautas sociais, conceitos e comportamentos para conscientizar a população;
  • marketing cultural: estratégia de associar empresas, produtos e marcas a projetos culturais, reunindo as duas áreas;
  • endomarketing: atuação em ações internas nas empresas, com objetivo de melhorar a compreensão e o engajamento dos colaboradores;
  • neuromarketing: estudo das reações neurológicas do público-alvo quando tem contato com imagens, vídeos e anúncios de produtos ou serviços;
  • marketing antropológico: análise do comportamento das pessoas ao escolher um produto ou realizar uma compra.

Qual é a importância do marketing para as vendas?

Cash Register Success GIF - Find & Share on GIPHY

As vendas de uma organização costumam depender da eficiência do seu marketing. O profissional de marketing ajuda a companhia a desenvolver estratégias para introduzir os seus produtos ou serviços no mercado, despertar o interesse dos clientes e até fidelizá-los.

Isso porque esse especialista saberá usar adequadamente os recursos para alcançar o público-alvo do negócio, entender as suas necessidades e expectativas. Assim, é possível oferecer produtos e serviços personalizados e específicos para atender ao que o consumidor ou o mercado precisam.

Com isso, a tendência é que mais interessados se aproximem da marca, o que permite converter mais vendas e receber comissões. Desse modo, é comum as empresas buscarem esses profissionais, visando melhorar a sua relação com os clientes e aumentar seus lucros.

Quando uma organização não investe em marketing, o seu setor de vendas pode perder tempo com quem ainda não tem interesse em comprar seus produtos. Por consequência, as chances de a equipe perder oportunidades de conversão são grandes.

Ademais, as estratégias de marketing ajudam as empresas a se destacarem da concorrência, produzirem valor, fortalecerem suas marcas e alcançarem seus objetivos. Ou seja, o profissional de marketing oferece recursos para o negócio ter mais possibilidade de crescer e se consolidar no mercado.

Como utilizar estratégias de marketing para vender mais?

The Office Party Hard GIF - Find & Share on GIPHY

Agora que você conhece a importância de ter um profissional de marketing para apoio às vendas, é preciso entender como utilizar as estratégias de marketing para fechar mais negócios. Existem diversas ações que podem auxiliar uma companhia a vender mais, por exemplo:

  • identificação do público-alvo;
  • criação de conteúdo relevante;
  • utilização das redes sociais;
  • investimento em branding;
  • uso do marketing de influência, entre outros.

No entanto, para colocar essas estratégias em prática, é válido contar com uma parceria que ofereça o ambiente necessário e seguro para as negociações. Nesse contexto, vale conhecer as soluções trazidas pela Braip.

Trata-se de uma plataforma de vendas 100% online, na qual você pode oferecer diferentes tipos de produtos físicos e infoprodutos. Você também pode se tornar um Afiliado e vender produtos criados por outras pessoas, recebendo uma comissão por isso.

Os valores são definidos pelos Produtores e cada item pode gerar um comissionamento diferente, garantindo liberdade para quem produz e para quem vende. Além disso, a Braip dispõe de um espaço completo de ensino para que você possa aprender e se manter atualizado em relação às melhores práticas de venda do mercado.

Neste post, você viu que o Dia do Profissional de Marketing pode ser usado como estímulo para seguir carreira nessa área, adotando diferentes estratégias para ampliar as vendas de um negócio. Outra maneira de fazer isso é se cadastrar na Braip como Afiliado para vender as produções de outras pessoas, recebendo uma renda extra com as comissões.

Gostou dessa ideia? Faça o seu cadastro e comece agora mesmo a empreender na internet!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!