Blog Braip

Oceano Azul: como usar essa estratégia?

A internet é um ambiente em que diversos tipos de negócios são desenvolvidos, certo? Mas, do mesmo jeito que existem boas oportunidades, também podem surgir muitos concorrentes. Nesse contexto, o oceano azul é uma estratégia útil para elevar as chances de sucesso do Creator.

Enquanto muitos lutam pelos mesmos espaços e públicos, a abordagem é capaz de expandir as possibilidades de quem empreende na web. Por essa razão, trata-se de uma alternativa a ser estudada por quem, assim como você, está desenvolvendo ofertas digitais.

Quer ampliar a sua mentalidade de empreendedor com a estratégia do oceano azul? Acompanhe e veja!

O que é o oceano azul?

Waves Ocean GIF - Waves Ocean Water GIFs

A estratégia do oceano azul está ligada a perceber e aproveitar oportunidades inexploradas no mercado. Em vez de competir agressivamente em ambientes saturados, os Creators exploram novos territórios para fugir da concorrência acirrada e obter o sucesso tão desejado.

Na metáfora, o oceano azul simboliza campos não explorados, enquanto o oceano vermelho representa a tradicional competição entre players. A ideia é fugir da estagnação comum a negócios consolidados e encontrar nichos ainda não percebidos pelos concorrentes.

O conceito foi desenvolvido pelos professores sul-coreanos W. Chan Kim e Renée Mauborgne em um livro publicado originalmente em 2004. Desde então, a estratégia do oceano azul colabora para abrir a mente daqueles que desejam fazer bons negócios — inclusive pela internet.

Para que serve a estratégia?

For What Mr Miyagi GIF - For What Mr Miyagi Pat Morita GIFs

Explorar novos mercados é uma atitude corajosa e destemida, não é mesmo? Por isso, ela precisa ter bons motivos que a justifiquem, levando o empreendedor a buscar territórios ainda não aproveitados.

A primeira razão para isso é a possibilidade de se desvencilhar de ambientes em que há fortes disputas. Nesse cenário, é comum empresas adotarem táticas arriscadas, como a redução significativa das margens de lucro, levando a uma briga de preços prejudicial à concorrência. 

Contudo, negócios que exploram o oceano azul são diferentes. A sua estratégia foca na conquista de um território novo, no lugar da competição acirrada. Dessa forma, o Creator foca na ampliação do mercado — e não necessariamente naquilo que a concorrência já faz.

Ao contrário do que se pode imaginar, a abordagem não exige o desenvolvimento de produtos revolucionários ou tecnologias inéditas. A combinação inteligente de soluções diferenciadas, preços justos e funcionalidades atraentes, por exemplo, pode ser suficiente para resultados positivos com o oceano azul.

Portanto, a estratégia serve para oferecer novos horizontes de negócios a quem empreende. Ao aplicá-la, os seus esforços estarão focados em mercados diferentes, ampliando as possibilidades do Creator diante de ambientes muito concorridos.

Quais são os fundamentos da estratégia oceano azul?

Whatever Shrug GIF - Whatever Shrug Idk GIFs

Assim como grandes nomes da história perceberam no passado, a proposta do oceano azul é explorar novas oportunidades “mar afora”. Mas isso não quer dizer que o “marinheiro” deve agir de modo impensado. Longe disso, a estratégia precisa de bases sólidas para dar certo.

Então, confira os fundamentos do oceano azul:

  • utilize dados e pesquisas para embasar a estratégia;
  • alinhe táticas de diferenciação e baixo custo;
  • amplie as fronteiras do mercado, aproveitando as suas brechas;
  • use ferramentas para identificar oportunidades;
  • seja fiel às etapas de desenvolvimento;
  • maximize as oportunidades e minimize os riscos;
  • transforme a execução em estratégia;
  • concretize os resultados de ganha-ganha, beneficiando clientes, investidores e colaboradores.

Como você viu, é preciso ter bom preparo para encarar novos territórios. Por isso, faça pesquisas e análises antes de zarpar em mares não navegados.

Como colocar o oceano azul em prática no mercado digital?

Practice Makes Perfect Emma GIF - Practice Makes Perfect Emma Engvid GIFs

A abordagem é fundamentada em dados e ações concretas, certo? Agora, conheça as maneiras de colocar o oceano azul em prática no seu negócio digital. 

Veja os detalhes a seguir! 

Entenda onde o seu negócio está no mercado

Inicie o processo de implementação da estratégia examinando cuidadosamente a posição atual da sua empresa. A matriz de avaliação de valor é útil nesse sentido. Ela retrata a maneira como uma organização posiciona a sua oferta para os compradores, comparando-a aos concorrentes. 

Elabore um gráfico que revele a competitividade do mercado e o nível de valor que a sua proposta entrega. Esse é o momento de identificar oportunidades para criar uma diferenciação real. Logo, haverá mais clareza sobre o que destaca o seu negócio entre os players.

Portanto, a comparação com os concorrentes será o início da migração para o oceano azul.

Comece a exploração

Você conseguiu perceber como o mercado está e onde o negócio se posiciona. Então, neste ponto, é necessário explorar os caminhos que o levarão do oceano vermelho para as águas inexploradas do oceano azul. 

Para isso, analise as características, vantagens e desvantagens do novo território. Isso proporcionará insights sobre o que é preciso para conduzir a empresa até a área não explorada. Logo, estabeleça para onde você quer ir, sendo claro na definição do objetivo a ser alcançado.

Elabore a estratégia

Com os dados em mãos e um destino em mente, trace o caminho que o levará do seu estado atual para onde deseja chegar. Isto é, crie estratégias, transformando as ideias em um plano executável.

É fundamental destacar o diferencial do produto, meios para redução de custos e abordagens para atingir novos públicos, entre outros pontos. Uma dica é fazer pesquisas de mercado para entender a perspectiva do cliente em relação às suas propostas e, assim, elaborar maneiras para atendê-lo.

Compartilhe o plano com interessados

Agora, finalmente há um planejamento para explorar o oceano azul. Nesta etapa, apresente as ideias, objetivos e estratégias à sua equipe. O compartilhamento das ações e responsabilidades é uma maneira de engajar mais pessoas e levar o negócio ao sucesso.

Outra dica valiosa é comparar a empresa consigo mesma antes da adoção da estratégia. Isso possibilita visualizar pontos frágeis e de melhoria, considerando a abordagem adotada.

Então, como visto, o oceano azul é uma estratégia de exploração de mercados não saturados. A ideia é fugir de ambientes altamente competitivos e aproveitar as oportunidades de negócio com territórios e públicos de interesse.

Você gostou deste conteúdo e quer continuar a sua descoberta sobre o tema? Entenda o que é funil de vendas do marketing digital!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!