Blog Braip

Pós-vendas: entenda o que é e como realizar!

Como um Creator de sucesso, você sabe que captar clientes é uma parte fundamental do seu trabalho. Contudo, você não deve encerrar o contato com os consumidores após fechar uma venda. Pelo contrário, é preciso que o processo tenha continuidade.

Aqui, é interessante recorrer ao pós-vendas — você sabe o que é isso e como realizá-lo de forma efetiva? Ele permite proporcionar uma experiência positiva para quem compra seu produto ou infoproduto, conseguir clientes fiéis e promotores da sua marca.

Neste artigo, você entenderá o que é pós-vendas e como aplicá-lo de maneira adequada e eficaz. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é pós-vendas

Fazer uma venda, muitas vezes, pode ser uma tarefa difícil. Afinal, é necessário lidar com objeções, pensar em estratégias, investir em argumentos convincentes e persuasivos, entre outras medidas. Portanto, quando você consegue fechar um negócio, é fundamental pensar em formas de aproveitar mais benefícios com a venda.

Nesse contexto, está a importância de fazer um trabalho bem-feito em termos de pós-vendas. Esse processo consiste no contato que você faz com clientes alguns dias depois de eles terem comprado um produto ou serviço de você.

Trata-se de uma forma de entender as impressões deles com relação à experiência de compra e ao produto ou serviço que adquiriram. Além disso, é uma estratégia bastante utilizada para que o cliente não se sinta abandonado após a aquisição.

Saiba qual é a importância do pós-vendas na estratégia comercial

Após conferir o conceito de pós-vendas, vale a pena entender por que essa estratégia é tão relevante para quem tem um negócio. O primeiro ponto que você deve saber é que o pós-venda é uma forma de valorizar o cliente e demonstrar interesse na satisfação dele.

Ao entrar em contato com um comprador após ele ter feito a aquisição, você passa uma imagem de que se importa com o sucesso dele e quer saber se tudo correu bem. Dessa forma, você gera valor e torna a experiência do cliente mais positiva, mesmo que tenha acontecido algum contratempo no meio do processo.

Outro ponto interessante referente à etapa de pós-vendas é que se você realizá-la de forma efetiva, poderá aumentar o nível de satisfação dos clientes. Assim, eles tendem a comprar mais vezes de você e a indicar os seus produtos para mais pessoas.

Consequentemente, o seu negócio poderá atrair mais interessados, construir uma base sólida de consumidores fidelizados e obter bons resultados no longo prazo.

Por fim, mais um motivo para investir no pós-venda como estratégia comercial refere-se ao impulsionamento das vendas do seu negócio. Se você agrada os clientes, ouve o que eles têm a dizer e os valoriza, é natural que eles se sintam satisfeitos com o negócio.

Logo, as chances de vocês continuarem se relacionando e da sua empresa aumentar as receitas são maiores. Inclusive, por conta dessa situação, a tendência é que a saúde financeira do seu negócio seja beneficiada — o que ajuda a evitar dívidas, entre outros problemas relacionados ao dinheiro.

Confira como realizar o pós-venda de forma efetiva

Agora que você já sabe o que é pós-vendas e qual a sua importância para um Creator, veja a seguir como realizá-lo de forma efetiva!

Ofereça um atendimento humanizado e personalizado

Como você viu até aqui, entrar em contato com clientes após eles terem concretizado uma compra de um produto ou serviço é essencial para a jornada do consumidor. Porém, você não deve fazer isso de qualquer forma: é preciso se planejar e adotar boas práticas.

Por exemplo, você deve oferecer um atendimento humanizado e personalizado. Afinal, cada pessoa tem experiências, dúvidas, necessidades e desejos diferentes.

Portanto, ao interagir com os clientes, adeque a sua comunicação e linguagem. Considere as características e particularidades de cada indivíduo na hora de abordá-los.

Ademais, não esqueça de chamá-los pelo nome e de tratá-los com educação, respeito, empatia e cordialidade. Essas são orientações básicas, mas de grande relevância para um atendimento de qualidade.

Seja proativo no pós-venda

Em torno do assunto pós-venda, existem dois conceitos que vale a pena conhecer: o pós-venda receptivo e o pós-venda ativo.

O primeiro ocorre quando o próprio cliente entra em contato para tirar dúvidas, fazer solicitações ou reclamações, por exemplo. Já o segundo acontece quando o próprio vendedor ou sua equipe entra em contato com o comprador para coletar feedbacks, se colocar à disposição etc.

Ambos funcionam como um mecanismo de pós-vendas. No entanto, se você quer realizar esse processo de forma efetiva, vale ser proativo e focar no pós-venda ativo. Isso significa não esperar que um cliente chegue até você com uma dúvida ou reclamação, mas buscar o contato para perguntar sobre a experiência com a compra e oferecer o suporte necessário.

Valorize seus clientes

Ao ser um Creator, você sabe que sem clientes o seu negócio não existiria. Por isso, sempre que entrar em contato com eles antes, durante e após uma venda, não deixe de demonstrar que eles são valorizados.

Além de personalizar a conversa, vale a pena mantê-los sempre bem-informados. Então busque avisá-los sobre novidades, ofereça cupons e descontos de modo estratégico, entre outras possibilidades.

Esteja disponível no canal preferido de seus clientes

Por fim, vale estar disponível nos canais mais utilizados pelos seus clientes. Pode ser o WhatsApp, telefone, e-mail, direct do Instagram ou outro.

A questão é oferecer suporte nos canais em que os seus clientes mais utilizam e se sentem confortáveis para conversar. Se você utiliza opções inadequadas de atendimento aos clientes (ou sequer disponibiliza isso), a frustração e a insatisfação tendem a aumentar.

Para entender melhor, imagine que o seu público seja composto, principalmente, por jovens com idades entre 18 e 26 anos. Como o WhatsApp e o Instagram são canais que costumam fazer parte do dia a dia dessas pessoas, pode fazer mais sentido utilizá-los no pós-venda.

Agora, imagine disponibilizar apenas um número de telefone para atendimento. Provavelmente, essa opção não será muito agradável para a sua audiência. Portanto, não deixe de considerar os canais adequados para atender os seus clientes.

Ao longo deste artigo, você conferiu o que é pós-vendas e entendeu a sua importância em uma estratégia comercial. Ademais, aprendeu algumas dicas essenciais para realizar esse atendimento de forma efetiva para melhorar a sua atuação como Creator.

Gostou do conteúdo? Acredita que ele possa ser útil para mais pessoas? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!