Blog Braip

Aprenda como divulgar um produto na Internet

mulher surpresa

Quer planejar o lançamento do seu produto no mercado, mas não sabe qual seria a melhor estratégia de marketing para aproveitar a chance e ter um bom índice de vendas? Fica tranquilo! Hoje vamos te passar dicas incríveis para bombar no lançamento do seu produto!

Porque trabalhar com o lançamento de produtos?

O mercado vive em constante atualização, os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscando pelo novo. Além disso, os meios digitais de vendas se modificaram muito, principalmente com o novo cenário que nos vimos incluídos devido à pandemia causada pela Covid-19.

O número de vendas em ambiente on-line cresceu absurdamente em 2021! Segundo a Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde no último ano: foram arrecadados R$ 161 bilhões, com um crescimento de 26,9% em relação a 2020. O número de pedidos no ambiente digital cresceu 16,9%, foram realizadas 353 milhões de entregas e o ticket médio teve um aumento de 8,6%, atingindo a marca de R$455, em média, por compra.

Dessa forma, trabalhar com o lançamento de novos produtos se tornou algo de suma importância para uma marca que deseja estar presente nesse novo cotidiano, afirmando sua participação nessa nova realidade de vida dos consumidores. Acompanhando, inovando e se atualizando para atender as tendências e demandas do mercado.

Se o consumidor possui novas exigência que devem ser atendidas, há a necessidade de uma constante atualização dos produtos de uma marca e, com isso, encontra-se a necessidade de trabalhar, constantemente, com o lançamento de produtos. Mas, como realizar um lançamento que impacte de forma positiva nas vendas da sua empresa? Pois não basta lançar um novo produto no mercado, é necessário criar maneiras para que o seu público conheça o seu novo produto e tenha vontade de comprá-lo.

Dicas para lançar um produto com sucesso 🚀

Space Cowboy GIF - Find & Share on GIPHY

O trabalho de divulgação de um produto é essencial para inseri-lo no mercado e torná-lo conhecido pelo seu público e potenciais clientes. Porém, o processo de divulgação exige planejamento para que tudo saia como esperado. Pensando nisso, separamos alguma dicas incríveis (e infalíveis) para que você possa ter um norte no momento em que for criar o planejamento de divulgação do seu produto, dá uma olhada!

1. Conheça o seu público-alvo

É de suma importância que você conheça o seu público-alvo, ou seja, o seu consumidor ideal (também conhecido como persona). Dessa forma, você poderá delimitar o seu campo de atuação, conhecer os desejos e as dores do seu potencial cliente, adequar melhor a linguagem usada na divulgação do seu produto; além de decidir quais canais utilizar, escolher de forma mais assertiva os componentes visuais da sua campanha, entre outros aspectos.

Com a ajuda de ferramentas de pesquisa e observação, você poderá criar todo o perfil do seu “cliente perfeito” e, assim, suas campanhas de marketing, divulgação e lançamento irão atingir os objetivos que você espera.

2. Analise a sua concorrência

Estude sua concorrência para entender como eles trabalham com o marketing digital direcionado para lançamento e venda de um produto. Procure saber quais são as tendências, o que tem agradado o seu público e o que não tem dado certo. Procure saber em quais pontos você poderia inovar e trazer algo diferenciado para o processo de lançamento.

3. Comece a divulgação antes do lançamento

Você já ouviu falar sobre ações de pré-lançamento? São ações que visam divulgar e apresentar o seu produto antes mesmo que ele seja lançado. Essas ações são ótimas para criar interesse e aumentar a expectativa por parte do seu público em relação ao seu produto.

É durante o momento de pré-lançamento que você pode estreitar suas relações com seu público, oferecer conteúdo relevante e enriquecedor sobre o seu produto, qualificar os seus leads e, até mesmo, capturar os dados dos seus possíveis clientes através de uma landing page, oferecendo, em troca, vantagens exclusivas de primeiros compradores, descontos ou frete grátis.

4. Conte com o Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados funciona como um clube de vendas. Com ele, pessoas podem se afiliar aos seus produtos, divulgá-los e vendê-los pela Internet e, em troca, irão receber comissões pelas vendas.

Dessa forma todo mundo sai ganhando: você terá uma equipe de vendas trabalhando para divulgar seus produtos para um número maior de pessoas e, consecutivamente, terá seus lucros potencializados. Em contrapartida, seus afiliados receberão uma boa grana vendendo a sua ideia.

5. Feche parcerias com influenciadores

Arrasta Pra Cima GIF by Maria Cereja Acessórios - Find & Share on GIPHY

Com toda certeza você já deve ter se deparado com uma publicação de “colab” que nada mais é do que a colaboração entre o influenciador e uma determinada marca para a divulgação de um ou mais produtos.

Para escolher o influenciador certo para sua campanha de lançamento é necessário verificar o público que o acompanha, qual nicho ele atende, se ele é uma autoridade e qual a quantidade de seguidores ele possui para que você possa avaliar se essa colab irá oferecer bons retornos financeiros para sua campanha.

6. Crie uma página de vendas para o seu produto

Seja o seu produto físico ou digital, ter uma página de vendas para ajudar no seu lançamento será muito bem-vinda. Isso porque, com a página de vendas você pode dar todas as informações sobre o seu produto, tirar dúvidas frequentes, apresentar provas sociais e depoimentos de pessoas que já utilizaram ou compraram, oferecer diversas formas de pagamento em um único canal, entender seu público e etc.

Para criar uma boa página de vendas, invista em uma copy com bastante conteúdo, informe os benefícios e qualidades do seu produto, use imagens ilustrativas, preze por informações verdadeiras, claras e concisas, use CTA’s e deixa claro a sua política de vendas, trocas e entregas do produto.

7. Use redes sociais

Podemos dizer que grande parte da população mundial está presente em uma ou mais redes sociais, seja ela o Instagram, Facebook, YouTube, Twitter ou Pinterest, por exemplo. Então, levando isso em consideração, é de suma importância criar campanhas direcionadas para cada um desses canais.

É claro que não adianta ir soltando anúncio em todas as redes sociais, primeiro você deve saber onde está o seu público, quais redes ele acessa mais e quais tipos de anúncios eles estão mais propícios a receber bem.

8. E-mail marketing é uma boa opção

Parece antiquado, mas o e-mail marketing entrega excelentes resultados quando utilizado da forma correta. Com uma boa estratégia na utilização dos e-mails, você pode utilizar ferramentas de automação que irão enviar todo o seu conteúdo para listas de contatos de negócio pré-estabelecidas.

Além disso, essas ferramentas apresentam relatórios com dados importantes como taxa de abertura de e-mail, taxa de clique e taxa de cancelamento.

Com essas dicas já dá pra começar a planejar um lançamento de sucesso para o seu produto! Que tal começar a criar sua estratégia de divulgação? Bora, chega de deixar para depois a grana que você pode ganhar hoje! 🚀

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!