Blog Braip

Lançamento interno: o que é e como fazer

mulher apontando para imagem de foguete

Se você é um leitor assíduo do Blog Braip, com certeza você já leu nosso conteúdo sobre Fórmula de Lançamento e já sabe como é importante planejar um bom lançamento para os seus produtos. Mas, hoje, nós vamos falar sobre uma estratégia específica: o lançamento interno.

Os especialistas em marketing divulgam que essa é uma das estratégias com maior potencial de retorno, já que todo o trabalho é focado na base de leads que você já possui. Bora aprofundar nessa assunto?

Nesse conteúdo você vai aprender:

O que é um Lançamento Interno

A estratégia de Lançamento Interno é uma das técnicas apresentada pela Fórmula de Lançamento, uma metodologia de marketing e vendas, criada por Jeff Walker, baseada em três pilares: relacionamento, lançamento e entrega. Trata-se de um programa que trabalha a publicação de conteúdo (para criar autoridade) e construção de relacionamento com o público para otimizar as vendas do seu produto em um determinado período.

O Lançamento Interno é um dos seis tipos apresentados por Walker em sua metodologia e, como o nome já diz, ele é focado em trabalhar conteúdo e relacionamento para vendas com a base de leads que o Produtor ou empresa já possui. 

Como essa base de leads já conhece o trabalho da empresa, acredita na sua autoridade e já consume produtos, serviços e conteúdos da marca, ela já está mais preparada e receptiva a aceitar um convite de compra.

Com isso, esse tipo de lançamento tem o intuito de atrair sua base de leads para um determinado assunto (que tenha relação ao produto que você deseja lançar), fazendo com que eles manifestem suas dúvidas, necessidades e dores. Com essas informações em mãos, você pode adaptar o seu produto (ou mesmo criar, se for o caso) para que os benefícios dele atendam e resolvam as dores dos seus clientes.

Passo a passo para um Lançamento Interno perfeito

The Simpsons Kiss GIF by FOX International Channels - Find & Share on GIPHY

A proposta do Lançamento Interno parece uma receita de comida gostosa da vovó: simples e não tem erro (se for seguida a risca e com carinho). Eu digo isso, pois essa estratégia já foi testada por centenas de empreendedores digitais e apresenta bons resultados em todos os casos.

Claro que, cada caso, é um caso. E a estratégia precisa ser adaptada para a realidade da sua empresa, produto ou serviço. Mas a base de tudo segue a mesma para todos! Toda a estratégia é baseada em quatro etapas básicas, dá uma olhada!

1. Aquecendo a lista de leads

Para iniciar o seu trabalho de aquecimento de leads, você irá precisar instigar o seu público e mostrar que algo incrível está prestes a acontecer. Para isso, será necessário entregar algum material de valor para o seu lead. Seja o convidando para participar de um evento online, masterclass ou mentoria. Ou, então, você pode oferecer um infoproduto para download como um e-book ou uma planilha, por exemplo.

É válido lembrar que esse infoproduto ou serviço oferecido no seu pré-lançamento deve ter relação com o produto que você deseja lançar. Somente assim você vai conseguir identificar quais leads dentro da sua lista tem interesse pelo assunto que você irá tratar com o seu novo produto.

Além disso, é nessa fase que você começa a apresentar provas sociais e depoimentos de outros clientes que utilizam e aprovam sua marca, empresa ou produto.

2. O pré-lançamento (as CPL’s)

A fase de pré-lançamento é conhecida como CPL (conteúdo pré-lançamento) e é caracterizada pela produção e envio de três vídeos de forma sequencial. Esses vídeos podem conter conteúdo de aulas que abordam o tema do produto ou serviço que será lançado. Dessa forma, as aulas podem ser organizadas da seguinte maneira:

  1. Primeiro CPL: o primeiro vídeo deve ser organizado de uma forma que se conecte com as dores dos seus leads (aquelas dores que foram levantadas durante o aquecimento dos leads). Durante esse vídeo você pode mostrar aos seus clientes que ele tem um novo problema, gerar identificação com o seu lead e contar uma história de como você (ou seus parceiros) já enfrentaram o mesmo tipo de problema ou dor. Assim, você cria uma associação de pertencimento com seus clientes
  2. Segundo CPL: agora que seu público já entendeu que tem um problema, ele está pronto para sentir vontade de resolver essas dores. Nesse segundo vídeo, você deve instigar em seu lead a necessidade de resolver o problema identificado. Nesse vídeo, você pode demonstrar para o seu lead que é possível resolver a sua dor de forma simples, acessível e rápida
  3. Terceiro CPL: chegou a hora de entregar a sua oferta! Nesse vídeo é interessante você criar o gatilho da escassez, informando aos seus leads que as inscrições ou vendas do produto/serviço já estão abertas, mas que as vagas são limitadas. “É melhor correr, são poucas vagas para você que quer mudar totalmente a sua vida!”

3. O lançamento

Esse é o momento mais esperado em seu lançamento interno: a abertura do carrinho de compras! Durante essa fase a sua base de leads receberá anúncios e e-mails explicando a oferta e informando que o produto ou serviço já está à venda.

O período de vendas nesse tipo de lançamento são, normalmente, sete dias. Para cada dia de vendas, um e-mail deve ser encaminhado para o seu banco de leads. Esses e-mails devem quebrar objeções, reforçar os benefícios do produto, indicar que o produto ou serviço possui um critério de escassez e demonstrar depoimento de pessoas que já compraram o produto e estão super satisfeitas com a aquisição.

4. O pós-lançamento

O trabalho pesado não acaba com a venda feita! Chegou a hora de investir no pós-venda, ou seja, relacionamento com seus clientes.  Crie uma equipe (ou seja você mesmo a sua EUquipe) e entre em contato com os clientes que compraram o seu produto ou serviço. Descubra o que eles estão achando. Se já sabem como utilizar o produto, se possuem dúvidas ou reclamações.

Tudo isso vai ser muito importante para fidelizar o seu cliente!

Benefícios oferecidos pela estratégia

The Simpsons Money GIF - Find & Share on GIPHY

Um dos maiores benefícios do Lançamento Interno é a possibilidade de anunciar um novo produto ao público que já faz parte do seu banco de leads. Como essa pessoa já conhece o seu trabalho, produto ou serviço, ele pode estar mais inclinado a fechar uma venda com você.

Podemos citar, também, a possibilidade de conhecer as dores dos seus clientes antes de fechar o lançamento do seu produto ou serviço é uma oportunidade e tanto! Dessa forma, você pode fazer um lançamento muito mais assertivo e que realmente se encaixe perfeitamente na vida do seu cliente.

Além desses dois grandes benefícios do Lançamento Interno, ainda podemos citar:

  • Compreender melhor o mercado e o público-alvo
  • Validar ou testar novas ideias
  • Financiar novos lançamentos
  • Construção de uma lista de leads superaquecidos e preparados para novos lançamentos
  • Criar um relacionamento sólido com seu público

Agora que você já sabe tudo sobre o Lançamento Interno, você já pode começar a desenhar o seu checklist de lançamento. Coloque todo o conteúdo que você deseja construir, todos os e-mails que serão enviados, propostas e benefícios que serão oferecidos. Deixe todo o material de divulgação pronto! Ah, e não se esqueça de criar uma página de vendas que tenha a possibilidade de receber um grande número de pessoas em pouco tempo e sem travar. Isso será muito importante para que você não perca vendas!

Esse post foi útil para você?
0 / 5

Your page rank:

Veja também

Veja também

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!